POPULARIZAÇÃO DE CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE ITABIRA – MG
Resumo
Resumo: As fontes renováveis de energia têm ganhado cada vez mais destaque no cenário mundial atual, sendo os pilares da busca pelo desenvolvimento sustentável. A transferência de conhecimento do ensino superior para o ensino médio, com relação aos conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, é uma ação importante e de responsabilidade social, principalmente quando se diz respeito de universidades com cursos de engenharia que tratam de tecnologias limpas. Nesse sentido, o presente trabalho expõe uma metodologia para transferência de conhecimento do ensino superior sobre conceitos e tecnologias de geração de energia com fontes renováveis, por parte da Universidade Federal de Itajubá-MG, a alunos das escolas de ensino médio do município de Itabira – MG. A metodologia proposta obteve aceitação prática, e bons níveis de satisfação e assimilação do conteúdo, reforçando a importância da difusão do conhecimento na temática abordada.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Alternativas Energéticas; Conversões; Disseminação do conhecimento; Sustentabilidade.
Popularization of concepts and technologies of power generation with renewable sources in high schools in the city of Itabira, Minas Gerais State, Brazil
Abstract: Renewable energy sources have gained more prominence in the current world scenario, being a cornerstone of the theme of sustainable development. The transfer of knowledge from higher education to high school with respect to the concepts and power generation technologies with renewable sources is an important and socially responsible action, especially when it concerns universities with engineering programs dealing with clean technology. In this sense, this article sets out a methodology for higher education knowledge transfer of concepts and power generation technologies with renewable sources from the Federal University of Itajubá - MG to the students of secondary schools in the city of Itabira – MG. The proposed methodology achieved practical acceptance and good levels of satisfaction and assimilation of the contents, reinforcing the importance of the dissemination of knowledge on the theme.
Key-words: University Extension; Alternative Energy; Conversion; Dissemination of Knowledge; Sustainability.
Popularización de conceptos y tecnologías de generación de energia de fuentesrenovables em las escuelas secundarias del município de Itabira, Minas Gerais, Brasil
Resumen: Las fuentes de energía renovables han ganado más protagonismo en el escenario mundial actual, siendo uno de los pilares de búsqueda por el desarrollo sostenible. La transferencia de conocimientos de la educación superior a la secundaria con respecto a los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables es una acción importante y socialmente responsable, sobre todo cuando se trata de universidades con programas de ingeniería relacionadas con la tecnología limpia. En este sentido, este artículo se propone a detallar una metodología que visa la transferencia de conocimientos de la universidad a la escuela secundaria sobre los conceptos y las tecnologías de generación de energía con fuentes renovables. La universidad responsable es la Universidad Federal de Itajubá-MG. La metodología propuesta logró aceptación práctica y un buen nivel de satisfacción y la asimilación de los contenidos, lo que refuerza la importancia de la difusión de los conocimientos sobre el tema.
Palabras-clave: extensión universitaria; alternativas de energía; conversión; difusión del conocimiento; sustentabilidad.
Downloads
Referências
BERMANN, C. Crise ambiental e as energias renováveis. Ciência e Cultura, v.60, n.3, p. 20-29, 2008.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Balanço Energético Nacional (BEN) - ano referência 2014. Brasília: MME, 2015.
GELLER, H. S. Revolução energética: políticas para um futuro sustentável. 1º edição, Tradução: Maria Vidal Barbosa, Rio de Janeiro: Editora Relume Dumará/ USAid, 2003.
PAIVA, V. Extensão universitária no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 67, n.155, p. 131-151, 1986.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
TOLMASQUIM, M.T. Fontes Renováveis de Energia. 1. Ed., Rio de Janeiro: Interciência, 2003.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).