EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta o escopo e resultados da pesquisa “Formação no ensino superior: concepções e relevância da extensão universitária integrada ao ensino e a pesquisa”. Teve por objetivo apresentar a relação entre extensão universitária e a formação acadêmica e profissional bem como compreender as concepções, do ponto de vista de alunos extensionistas, sobre a extensão e sua prática no universo acadêmico. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semidirigidas com alunos de graduação em atividades de extensão e análise de projetos de extensão. Os resultados apontam para a compreensão da extensão como parte importante no processo de formação indicando um crescimento acadêmico, profissional e pessoal ao possibilitar o estímulo à reflexão entre teoria e prática e o conhecimento e interação com o social.
Palavras-chave: Extensão Universitária, Formação Acadêmica e Profissional, Relações Instituição/ Comunidade, Aluno Extensionista.
University Extension and Formation in Higher Education
Abstract: This article presents the scope and results of the investigation project “Formation in higher education: concepts and relevance of university extension integrated into teaching and research”. This project had the objective of verifying the relationship between university extension, the academic and professional formation, as well as understanding the concepts of extension and its practice in academia according to the students engaged in such activities. The empirical data were produced from the results of semi-structured interviews with undergraduates in extension activities and the analysis of extension projects. The results indicated that the understanding of extension is an important part of formation in higher education. Furthermore, the results led to the interpretation that academic, professional and personal growth allows for the perception that theory, practice, knowledge and social interaction are interrelated.
Key-words: University Extension, Academic and Professional formation, Institutional/Community Relations, Extension Students.
Extensión Universitaria y Formación en la Educación Superior
Resumen: Este trabajo presenta el objetivo y resultados de la investigación “Formación en la educación superior: conceptos y pertinencia de la extensión universitaria integrada a la enseñanza y a la investigación”. Su objetivo fue verificar la relación entre la extensión universitaria y la formación académica y profesional, así como comprender los conceptos, desde el punto de vista de los estudiantes extensionistas sobre la extensión y su práctica en el ámbito académico. Los datos empíricos fueron producidos a través de entrevistas semi-dirigidas a estudiantes de grado en actividades de extensión y análisis de proyectos de extensión. Los resultados apuntan a la comprensión de la extensión como una parte importante en el proceso de formación que indica crecimiento académico, profesional y personal, permitiendo estimular la reflexión entre la teoría y la práctica y el conocimiento y la interacción social.
Palabras-clave: Extensión Universitaria, Formación Académica y Profesional, Relaciones Institución/Comunidad, Estudiante Extensionista.
Downloads
Referências
ARAGÃO, R. M. R.; SANTOS NETO, E.; SILVA, P.B. Tratando da indissociabilidade: ensino, pesquisa, extensão. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002.
ARROYO, D.M.P.; ROCHA, M.S.P.M.L. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Avaliação, v.15, n.2, p.131-157, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOTOMÉ, S.P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCar, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL – Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC, Edição Atualizada, 2000/2001.
BRASIL – Ministério da Educação. Indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Porto Alegre: UFRGS. Brasília, 2006.
CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27, 2004, Caxambu. Textos... Caxambu: ANPED, 2004. p. 1-16.
DIAS, A. M. I. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v.1, n.1, p.37-52, 2009.
FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, v.14, n.28, p.139-152, 2004.
GONDIM, S.M.G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, v.7, n.2, p.299-309, 2002.
JEZINE, E. A extensão universitária como uma prática social. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 7, 2006, Quito. Anais... Quito: Associação Latino-Americana de Sociologia Rural (ALASRU), 2006, p. 1-16.
RODRIGUES, A. L. L.; DO AMARAL COSTA; C. L. N.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT, v.1, n.16, p.141-148, 2013.
SARAIVA, J. L. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília Médica, v.44, n.3, p.220-5, 2007.
VANNUCCHI, A. A Universidade comunitária: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).