ODONTOLOGIA ITINERANTE NA EXTENSÃO: FURB MÓVEL – PROMOVENDO SAÚDE BUCAL E CIDADANIA
Resumo
Resumo: O FURBMóvel é um Programa de Extensão do curso de Odontologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi elaborado a partir da necessidade de aproximar o acadêmico e a comunidade, visando uma formação mais crítica e humanitária. A proposta deste trabalho é descrever este Programa, destacar suas ações e discutir sobre a prática. O FURBMóvel se articula em cinco projetos tendo como público-alvo os alunos de Escolas do campo (antes denominadas Multisseriadas), alunos das Escolas Municipais que participam do Programa Mais Educação, pacientes que são atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II e CAPS AD) e idosos institucionalizados na Casa São Simeão. O atendimento odontológico é realizado dentro de um veículo equipado com um consultório odontológico. Ações preventivas e educativas também são realizadas por meio de atividades lúdico-educativas. As atividades extramuros possibilitam que o acadêmico construa novos conhecimentos, adquirindo uma visão mais ampliada do mundo..
Palavras-chave: Extensão, Odontologia, Saúde bucal, Educação em saúde.
Itinerant dentistry practice in university extension: FURBMobile - promoting oral health and citizenship
Abstract: The FURBMobile is an Extension Program of The Dentistry Course at the Universidade Regional de Blumenau. From the need to narrow the gap between dentistry students and their community, this project aims at fostering the development of critical and humanitarian formation. The purpose of this paper is to describe this program, by highlighting their actions and to discuss the related practices. The FURBMobile is divided into five projects that target students of rural schools (formerly called ‘escolas multiseriadas’), students of Municipal Schools participating in the program “Mais Educação”, patients who are treated at Psychosocial Care Centers (CAPS II and CAPS AD) and elderly care center ‘Casa San Simeon’. The dental care is performed in a vehicle equipped with a dental clinic. Preventive activities are also conducted by means of recreational and educational activities. Furthermore, the outreach activities make it possible for the students involved to build new knowledge and to develop a broader view of the world.
.
Key-words: Extension, Dentistry, Oral health, Health education.
Odontología itinerante en la extensión universitaria: FURBMóvel - La promoción de la salud bucal y la ciudadanía
Resumen: El FURBMóvel es un Programa de Extensión del Curso de Odontología de la Universidad Regional de Blumenau (FURB, Brasil). Fue desarrollado a partir de la necesidad de aproximar los académicos y la comunidad, con el objetivo de ofrecer una formación más crítica y humanitaria. El propósito de este artículo es describir este programa, destacando sus acciones y su práctica. El FURBMóvel se divide en cinco proyectos destinados a los estudiantes de las escuelas rurales (anteriormente llamados Escuelas Multiseriadas), a los estudiantes de las escuelas municipales que participan en el Programa de Pacientes "Mais Educação", a las personas asistidas en los Centros de Atención Psicosocial (CAPS II y CAPS AD) y los ancianos de la 'Casa San Simeon'. El cuidado dental se lleva a cabo por medio de un vehículo equipado con una clínica odontológica. Las actividades preventivas y educativas son también llevadas a cabo a través de actividades recreativas y educativas. Las actividades de extensión hacen posible a los académicos construir nuevos conocimientos y adquirir una visión más amplia del mundo.
Palabras-clave: Extensión, Odontología, Salud Oral, Educación para la salud.
Downloads
Referências
CAMPOSTRINI, V. L.; DE CARVALHO, R. B.; DAROZ, C. B. S.; DAROZ, L. G. D.; SARCINELLI, A.; BATITUCCI, R. Formação profissional em odontologia: contribuição do programa atendimento à saúde bucal para a população de baixa renda – Vitória-ES. Revista Guará, n. 3, p. 39-49, 2015.
CAPOTE, V. S. Relatório descritivo realizado no ano de 1997. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 1997.
CASTILHO, L. S.; ANKOMAA KASSIN, H.; PACHECO, A. R.; RESENDE, V. L. S. O trabalho voluntário e a educação do cirurgião-dentista: a experiência de um projeto de extensão odontológico. Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 162-170, 2014.
DIAS, A. M. L. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v.1, n.1, p.37-52, 2009.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Extensão Universitária: organização e sistematização. Organização: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. - Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
GALASSI, M. A. S.; BARBIN, E. L.; SPANÓ, J. C. E.; MELO, J. A. J.; TORTAMANO, N.; CARVALHO, A. C. Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino – aprendizagem. Revista da ABENO, v. 6, n. 1, p. 66-69, 2006.
MADEIRA, M. C. Ensino, pesquisa e extensão. In: CARVALHO, A.C.P.; KRIGER L. Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2006, p. 97-103.
MARTINS, E. F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, v. 13, n.2, p. 201-209, 2008.
MENDES, R. F.; MOURA, M. S.; PRADO JÚNIOR, R. R. Contribuição do estágio supervisionado da UFPI para a formação humanística, social e integrada. Revista da ABENO, v. 6, n. 1, p. 61-65, 2006.
MOIMAZ, S. A. S.; DE PAULA GOMES, A. M.; BORDIN, D.; GARBIN, C. A. S.; SALIBA, N. A. Extensão universitária como ferramenta geradora de ensino-aprendizagem e produtora de pesquisa. Revista Conexão da UEPG, vol. 11, n. 2, p. 140-149, 2015.
MOYSES, S. T.; RODRIGUES, C. S. Ambientes saudáveis: uma estratégia de promoção de saúde bucal de crianças. In:
BONECKER, M.; SHEIHAM, A. (Orgs.) Promovendo saúde bucal na infância e adolescência: conhecimentos e práticas. São Paulo: Santos, 2004, p. 81-96.
NARVAI, P. C. Saúde bucal e incapacidade bucal. Jornal do Site Odonto, ano 3, n. 45, 2001. Disponível em: < http://www.jornaldosite.com.br/arquivo/anteriores/capel/artcapel10.htm >. Acesso em: 15 jun. 2015.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
NUNES, L. S. R.; GOMES, G. M.; DA SILVA JUNIOR, L. G.; SANTOS, M. D. C. S.; MIRANDA, R. S.; EVANGELISTA, L. M. Teia de aranha: uma visão criativa em saúde bucal. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6 (supl. 1), p. 793-799, 2015.
PEREIRA, S. M.; MIALHE, F. L.; PEREIRA, L. J.; SOARES, M. D. F.;
TAGLIAFERRO, E. P. D. S.; MENEGHIM, M. D. C.; PEREIRA, A. C. Extensão universitária e trabalho voluntário na formação do acadêmico em Odontologia. Arquivos em Odontologia, v. 47, n. 2, p. 95-103, 2011.
PEREIRA, A. C. Odontologia em Saúde Coletiva: Planejando Ações e Promovendo Saúde. Porto Alegre: ARTMed, 2003.
PERES, S. H. D. C. S.; CARVALHO, F. S. D.; CARVALHO, C. P. D.; BASTOS, J. R. D. M.; & LAURIS, J. R. P. Polarization of dental caries in teen-agers in the Southwest of the state of São Paulo, Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 2155-2162, 2008.
PINTO, V. G. Saúde Bucal: Odontologia Social e Preventiva. 3. ed. São Paulo: Santos, 1992.
PINTO, V. G. Saúde bucal coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000.
RESES, S. L. N.; CAMPOS, M. L. Condições de saúde bucal em idosos institucionalizados e necessidades de educação em práticas de saúde bucal para cuidadores de idosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão dos Serviços de Saúde) Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, 2008.
SABÓIA, V. D. P. A.; RODRIGUES, N. S.; GOMES FONTENELE, G. Y.; SILVA, A. P. V.; NOGUEIRA, C. S.; CABRAL FILHO, R. E. Programa odontológico preventivo para gestantes adolescentes - projeto sorridente: relato de experiência. Extensão em Ação, v. 2, n. 7, p. 140-152, 2014.
SANTOS, K. T.; FERREIRA, L.; BATISTA, R. J. Percepção discente sobre a influência de estágio extramuros na formação acadêmica odontológica. Revista de Odontologia da UNESP, v. 42, n. 6, p. 420-425, 2013.
SOUSA SANTOS, B.; ALMEIDA FILHO, N. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).