POPNEURO: RELATO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO QUE BUSCA DIVULGAR E POPULARIZAR A NEUROCIÊNCIA JUNTO A ESCOLARES

  • Geórgia Filipin Universidade Federal do Pampa
  • Francielle Dorneles Casarotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruno Machado Maroneze Universidade Federal do Pampa
  • Pâmela B Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Extensão Universitária, Divulgação Científica, Escola, Sistema Nervoso

Resumo

A grande expansão de estudos relacionados à divulgação e popularização da neurociência vem ganhando um cenário mais visível recentemente, principalmente na área da educação. Contribuindo para esse crescimento foi criado um programa de extensão, denominado POPNEURO, que objetiva popularizar a neurociência, levando informações desta área de forma lúdica e dinâmica a escolares da rede pública de ensino do município de Uruguaiana-RS e à população em geral. As principais ações do programa foram realizadas em quatro escolas, com alunos entre 10 e 13 anos de idade. As atividades incluíram: (i) atividades práticas realizadas em semanas temáticas; (ii) Neuroblitzes semanais compostas por uma pequena explanação teórica de temas relacionados à neurociência, seguida de atividades práticas para a fixação do conteúdo trabalhado; (iii) criação e manutenção de uma página em rede social sobre neurociência e educação; e, (iv) cursos de formação para professores. As ações, principalmente as práticas, tiveram grande aceitação por parte dos alunos e professores participantes, atingindo o objetivo de promover a popularização da neurociência em âmbito escolar.

Palavras-chave: Extensão Universitária, Divulgação Científica, Escola, Sistema Nervoso.

 

POPNEURO: a Report of an extension Program that seeks to disseminate and popularize neuroscience at school

Abstract: The great expansion of studies related to the dissemination and popularization of neuroscience has become more visible recently, particularly in education settings. In order to contribute to the development of this initiative, an extension program called POPNEURO was created with the objective of popularizing neuroscience by providing information related to this area in a fun and dynamic way to students from public schools and to thegeneral public in the city of Uruguaiana-RS. The  actions were carried out in four schools, with students ranging from 10 to 13 years- old. The activities included: (i) practical activities that took place during thematic weeks; (ii) weekly Neuroblitzes that offered small lecture on topics related to neuroscience, followed by hands-on activities to reinforce the contents presented; (iii) the creation and maintenance of a  social network webpage on the topic of neuroscience and education; (iv) training courses for teachers. The actions related to the project, especially the practical ones, had great acceptance by students and teachers, which contributed to achieve the goal of promoting neuroscience in schools.

Key-words: University Extension, Scientific Dissemination, School, Nervous System.

 

Relato de un Programa de Extensión que busca divulgar y popularizar la neurociencia junto a las escuelas

 

Resumen: En la actualidad los proyectos relacionados a la difusión y popularización de la neurociencia han tenido un crecimiento significativo, principalmente en el área de educación. Contribuyendo a este desarrollo se ha creado un programa de extensión llamado POPNEURO, cuyo objetivo es popularizar la neurociencia y fomentar el suministro de información en este ámbito de una forma lúdica y dinámica a los estudiantes de escuelas públicas de la ciudad de Uruguaiana-RS y a la población en general. Este programa se llevó a cabo en cuatro escuelas, con alumnos de 10 a 13 años de edad. Las actividades que se implementaron en el programa incluyeron: (i) actividades prácticas en semanas temáticas; (ii) neuroblitzes semanales compuestos por una pequeña explicación teórica de temas relacionados con la neurociencia, que se siguieron de actividades prácticas para el establecimiento de los contenidos de trabajo; (iii) creación y manutención de una página en redes sociales sobre la neurociencia y la educación; y (iv) los cursos de formación para docentes. Las acciones, especialmente las prácticas, tuvieron gran aceptación por parte de los alumnos y profesores participantes, alcanzando el objetivo de promover la popularización de la neurociencia en las escuelas participantes.

Palabras-clave: Extensión universitaria; Comunicación de la ciencia; Escuela; Sistema nervioso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA G.; FRANCO A. S. (Orgs.). Caminhos da neuroeducação. 2. edição. Rio de Janeiro: Ciências & Cognição, 2012.

BARRETO NETA, L. Formação de professor: de aprendente a ensinante. Construção psicopedagógica, v. 17, n. 15, p. 37-55, 2009.

CARVALHO, F. A. H. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, n. 3, p. 537-550, 2010.

DAMASIO H.; GRABOWSKI T. R. F.; GALABURDA A. M.; DAMASIO A. R. The return of Phineas Gage: clues about the brain from the skull of a famous patient. Science, v. 264, n. 5162, p. 1102 -1105, 1994.

FILIPIN, G.; NUNES, T. T.; SANTOS, A. M.; SOSA, P.; MELLO-CARPES, P.B. Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola. Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 3, p. 69-76, 2014.

MARANDINO, M. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 12 (supl.), p. 161-81, 2005.

MARTINS, A. S; MELLO-CARPES, P. B. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 2, p. 108-117, 2014.

MORA, F. (Org.). Como funciona o cérebro? Porto Alegre: ARTMED, 2004.

POSSIK, P. A. et al. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Brasil. História, ciência e saúde – Manguinhos, v. 20, p. 1353-1362, 2013.

SOSA, P.; SANTOS, A.M.; NUNES, T.T.; FILIPIN, G.E. O que é Neurociência e por que para ensinar melhor é preciso saber como o cérebro funciona? In: MELLO-CARPES, P. B. (Org.) A fisiologia presente em nosso dia a dia: Guia prático do profissional da educação básica. São Paulo: Livrobits, 2014, p. 43-52.

VARGAS, L. S.; MENEZES, J.; ALVES, N.; SOSA, P.; MELLO-CARPES, P.B. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências e Cognição, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2014a.

VARGAS L. S.; LARA, M.V.S.; GONÇALVES, R.; NEVES, B.S.; MELLO-CARPES, P.B. The use of Facebook as a tool to increase the interest of undergraduate students in physiology in an interdisciplinary way. Advances in Physiology Education v. 38, n.3, p.273–276, 2014b.

ZAMBONI, L. M. S. (Org.). Cientistas, jornalistas e a Divulgação Científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da Divulgação Científica. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2001.

Publicado
30-12-2015
Como Citar
FILIPIN, G.; CASAROTTO, F.; MARONEZE, B.; MELLO-CARPES, P. POPNEURO: RELATO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO QUE BUSCA DIVULGAR E POPULARIZAR A NEUROCIÊNCIA JUNTO A ESCOLARES. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 87-95, 30 dez. 2015.
Seção
Artigos