PROJETO DE EXTENSÃO “GRUPO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIA”: DIVULGANDO NEUROCIÊNCIA E DESPERTANDO VOCAÇÕES
Resumo
A neurociência é um tema altamente divulgado pela mídia, mas raramente é abordada na grade curricular dos cursos de graduação. Com o intento de mudar este panorama, o Grupo de Estudos em Neurociência (GEN) é um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, cujo objetivo é realizar discussões de artigos selecionados pela coordenadora do grupo (ensino), incentivando os participantes a desenvolver projetos de iniciação científica (pesquisa) e promover ações de divulgação da neurociência (extensão), principalmente através da organização da “Semana do Cérebro”, campanha global que promove palestras visando divulgar os conhecimentos da neurociência para a comunidade em geral. Deste modo, o objetivo deste artigo é relatar as experiências do GEN, de modo a incentivar iniciativas semelhantes em outras instituições. Para isso, descrevemos detalhadamente o andamento e as ações do mesmo desde sua criação em 2012 até o presente momento. Como resultado, verificamos que as reuniões semanais do GEN estimulam de modo contínuo a formação de um senso crítico sobre o tema, discutindo questões que são abordadas superficialmente pela mídia. Já as ações extensionistas demonstraram ser relevantes não somente para a divulgação da neurociência, mas também do GEN. As pesquisas vinculadas ao GEN necessitam de mais ações, mas as discussões já despertaram vocações na área de neurociências e uma das comprovações deste fato é a aprovação de alunos em cursos e realização de estágios em centros de excelência na área.
Palavras-chave: Extensão Universitária, Cérebro, Divulgação Científica.
Extension Project "Study Group on Neuroscience": spreading neuroscience and inspiring vocations
Abstract: Neuroscience is a highly publicized issue throughout the media but rarely addressed in the curriculum of undergraduate courses. In order to change this reality, the Study Group on Neuroscience (GEN) is an extension project developed at the Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, has as its main goals the task of promoting discussions of articles previously selected by the group’s coordinator (teaching), to encourage the participants to develop scientific projects (research) and to deliver lectures on themes related to neuroscience (extension). These activities are concentrated mainly in the organization of the "Brain Awareness Week", a global campaign which promotes talks with the objective of disseminating knowledge on neuroscience to the general public. Thus, the aim of this paper is to report the experiences of the GEN, in order to encourage similar initiatives in other institutions. For this, we described in detail the progress since its inception in 2012 to date. As a direct result of the activities developed, this paper aims to report the experiences of the GEN as a means to encourage similar activities in other institutions. For this, we described in details the progress from the beginning of our project in 2012 until the present moment. From these actions we perceived that the weekly meetings of the GEN continuously promoted critical thinking on the participants from the discussion on topics that were addressed superficially by the popular media. The extension actions demonstrated not only relevance for the dissemination of neuroscience studies, but also to bring the GEN to attention. Although the pieces of research linked to GEN need further attention, the discussions carried out have helped students finding their vocation in neuroscience which was evidenced by the approval of students in courses and internships in centers of excellence in this field.
Keywords: University Extension, Brain, Science Communication.
Proyecto de Extensión "Grupo de Estudio sobre Neurociencia": la difusión de la neurociencia y despertar vocaciones
Resumen: Como la neurociencia es un tema bastante publicitado por los medios de comunicación, sin embargo, raramente es abordada en el plan de estudios de los cursos de graduación. Para intentar cambiar ese panorama, el Grupo de Estudio sobre Neurociencia (GEN) es un proyecto de extensión desarrollado en la Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, cuyo objetivo es discutir y debatir sobre los artículos seleccionados por la coordinadora del grupo (enseñanza), motivar a los participantes para que desarrollen proyectos científicos (investigación) y promover acciones de divulgación de Neurociencia (extensión), como la organización de la "Semana del Cerebro ", que es una campaña que promueve conferencias con el objetivo de difundir los conocimientos de la neurociencia para la comunidad en general. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es socializar las experiencias del GEN, con el fin de fomentar iniciativas similares en otras instituciones. Para esto, se describe en detalles las acciones del grupo desde su creación en 2012 hasta la fecha actual. Como resultados, se constató que las reuniones semanales del GEN estimulan continuamente la formación de un sentido crítico sobre el tema, discutiendo temas que son abordados superficialmente por los medios de comunicación. Las acciones de extensión se demostraron no solo ser relevantes para la difusión de la neurociencia, pero también del GEN. Las investigaciones vinculadas al GEN necesitan más acciones, pero las discusiones han despertado vocaciones en la neurociencia y la prueba de esto es la aprobación de estudiantes en cursos y prácticas en centros de excelencia en el área.
Palabras clave: Extensión Universitaria, Cerebro, Comunicación de la Ciencia.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).