Experiências de acadêmicos de enfermagem no Programa Saúde na Escola

Autores

  • Pedro Lucas Alves Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Maria Thomazia de Carvalho Magalhaes Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Patrícia Silva Pereira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.29327/2303474.16.2-5

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Estudantes, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre as experiências dos acadêmicos de enfermagem no programa saúde na escola (PSE), com ênfase na formação acadêmica e na melhoria da implementação do programa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou atividades realizadas por alunos do 8º semestre de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em junho e julho de 2024, em duas escolas de Sobral-CE. As intervenções, bem recebidas, proporcionaram um ambiente acolhedor e livre de julgamentos para o esclarecimento de dúvidas. Este estudo destaca a necessidade de expandir e dar continuidade às ações do Programa Saúde na Escola, abrangendo diferentes faixas etárias e ajustando as estratégias às especificidades de cada grupo. Além disso, reforça a relevância dessas iniciativas para fortalecer os serviços de saúde no ambiente escolar, ressaltando sua importância no desenvolvimento dos discentes. Por fim, sugere que futuras investigações explorem o impacto dessas experiências a longo prazo.

Palavras-chave: Promoção da Saúde; Estudantes; Atenção Primária à Saúde

Experiences of nursing students in the School Health Program

Abstract: This study aimed to describe and reflect on the experiences of nursing students participating in the School Health Program, with a focus on academic training and improving program implementation. This qualitative research analyzed activities conducted by 8th-semester Nursing students from Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA in June and July 2024 at two schools in Sobral, Ceará, Brazil. The interventions were well-received, creating a welcoming, judgment-free environment for clarifying doubts. This study highlights the need to expand and continue the actions of the School Health Program, encompassing different age groups and tailoring strategies to their specific needs. Furthermore, it emphasizes the relevance of these initiatives in strengthening health services within the school environment and underlines their importance in the development of students. Therefore, it suggests that future research should explore the long-term impact of these experiences.  

Keywords: Health Promotion; Students; Primary Health Care

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Anjos, J. S. M. dos., Gonçalves, E. da S., Borges, F. M. V., Santos, H. J. G. dos., Silva, J. A. da., Oliveira, L. C. G. de., ... & Barbosa, M. H. (2022). A importância do enfermeiro na promoção da saúde de adolescentes no âmbito escolar: Relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e10491. https://doi.org/10.25248/reas.e10491.2022

Bueno, D.R., Köptcke, L.S. (2022). A participação juvenil no Programa Saúde na Escola (PSE): Uma reflexão sobre o papel da gestão federal. Saúde em Debate, 46(3), 29-44. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E302

Buss, P. M., Hartz, Z. M. A., Pinto, L. F., Rocha, C. M. F. (2020). Promoção da saúde e qualidade de vida: uma perspectiva histórica ao longo dos últimos 40 anos (1980-2020). Ciência & Saúde Coletiva, 25(12), 4723–4735. https://doi.org/10.1590/1413-812320202512.15902020

Lee, S. M., Szucs, L. E., Young, E., & Fahrenbruch, M. (2023). Usando a educação em saúde para abordar a atividade física e a nutrição dos alunos: evidências e implicações para a prática avançada. The Journal of School Health, 93(9), 788–798. https://doi.org/10.1111/josh.13372

Lourenço, A. E. P., Machado, A. L. N., Monteiro, L. S., Pontes, P. V., & Sperandio, N. (2021). Diagnóstico para planejar ações de promoção da alimentação saudável na escola. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, 20(esp.), 177–192. https://doi.org/10.12957/cdf.2021.61414

Mattos, S. F. C., Saturnino, A. S. G., & Amâncio, N. de F. G. (2023). Relação entre o excesso de exposição às telas e o aumento no número de casos de Miopia. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, 6(1), 1882–1892. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n1-148

Medeiros, E. R., Soares, M. F. S., Rebouças, D. G. C., Matos Neta, M. N. C. M., Silva, S. Y. B., & Pinto, E. S. G. (2021). Ações realizadas no Programa Saúde na Escola e seus fatores associados. Avances en Enfermería, 39(2), 167-177. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v39n2.86271

Ministério da Saúde. (2024). Programa Saúde na Escola (PSE). Recuperado de https://sisaps.saude.gov.br/pse/

Rodrigues, C. A. L., Sá-Silva, J. R., & Gomes Da Rocha, A. H. da S. (2020). Conhecimentos e práticas em saúde bucal na escola: Relato de experiências. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8(1), 403–416. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9688

Rumor, P. C. F., Heidemann, I. T. S. B., Souza, J. B. de., Manfrini, G. C., Souza, J. M. de. (2022). Programa Saúde na Escola: Potencialidades e limites da articulação intersetorial para promoção da saúde infantil. Saúde em Debate, 46(3),116-128. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E308

Schneider, S. A., Magalhães, C. R., Almeida, A. N. (2022). Percepções de educadores e profissionais de saúde sobre interdisciplinaridade no contexto do Programa Saúde na Escola. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 26, e210191. https://doi.org/10.1590/interface.210191

Schultz, L., & Ruel-Bergeron, J. (2021). Considerations for monitoring school health and nutrition programs. Frontiers in Public Health, 9, 645711. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.645711

Silva, A. de A., Gubert, F. do A., Barbosa Filho, V. C., Freitas, R. W. J. F. de, Vieira-Meyer, A. P. G. F., Pinheiro, M. T. M., & Rebouças, L. N. (2021). Health promotion actions in the School Health Program in Ceará: Nursing contributions. Revista Brasileira de Enfermagem, 74(1), e20190769. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0769

Silva, I. N. da, Silva, G. dos S., Nascimento, V. M. do., Silva, J. P. T. da., Araujo, A. dos S., & Lopes, R. F. (2021). A extensão acadêmica como ferramenta da prática educativa no processo de formação de enfermeiros. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 10 (7), e57310716915. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16915

Viana, J. A., Silva, R. B. da, Araújo, A. M. V., Cresciulo, C. M. S., Euclides, I. N., Weiler, R. M. E., ... & Vitalle, M. S. de S. (2022). Adolescentes escolares e o programa saúde na escola: Uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11(5), e11511528086. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28086

Downloads

Publicado

13-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALVES, Pedro Lucas; DE CARVALHO MAGALHAES, Maria Thomazia; PEREIRA, Patrícia Silva; OLIVEIRA, Eliany Nazaré. Experiências de acadêmicos de enfermagem no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 2, p. 167–174, 2025. DOI: 10.29327/2303474.16.2-5. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/14694. Acesso em: 7 dez. 2025.