Experiências de acadêmicos de enfermagem no Programa Saúde na Escola
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.16.2-5Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Estudantes, Atenção Primária à SaúdeResumo
Este estudo teve como objetivo descrever e refletir sobre as experiências dos acadêmicos de enfermagem no programa saúde na escola (PSE), com ênfase na formação acadêmica e na melhoria da implementação do programa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou atividades realizadas por alunos do 8º semestre de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em junho e julho de 2024, em duas escolas de Sobral-CE. As intervenções, bem recebidas, proporcionaram um ambiente acolhedor e livre de julgamentos para o esclarecimento de dúvidas. Este estudo destaca a necessidade de expandir e dar continuidade às ações do Programa Saúde na Escola, abrangendo diferentes faixas etárias e ajustando as estratégias às especificidades de cada grupo. Além disso, reforça a relevância dessas iniciativas para fortalecer os serviços de saúde no ambiente escolar, ressaltando sua importância no desenvolvimento dos discentes. Por fim, sugere que futuras investigações explorem o impacto dessas experiências a longo prazo.
Palavras-chave: Promoção da Saúde; Estudantes; Atenção Primária à Saúde
Experiences of nursing students in the School Health Program
Abstract: This study aimed to describe and reflect on the experiences of nursing students participating in the School Health Program, with a focus on academic training and improving program implementation. This qualitative research analyzed activities conducted by 8th-semester Nursing students from Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA in June and July 2024 at two schools in Sobral, Ceará, Brazil. The interventions were well-received, creating a welcoming, judgment-free environment for clarifying doubts. This study highlights the need to expand and continue the actions of the School Health Program, encompassing different age groups and tailoring strategies to their specific needs. Furthermore, it emphasizes the relevance of these initiatives in strengthening health services within the school environment and underlines their importance in the development of students. Therefore, it suggests that future research should explore the long-term impact of these experiences.
Keywords: Health Promotion; Students; Primary Health Care
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