Contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na construção de competências interprofissionais
Resumo
Este estudo analisou a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), edição Interprofissionalidade, na construção de competências interprofissionais por alunos e professores de cursos de graduação e profissionais da rede de saúde municipal. Para isso, realizou-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, que teve como participantes 112 dos 156 integrantes (docentes, discentes e profissionais da rede de saúde municipal) do projeto PET Saúde-Interprofissionalidade de Pinheiro-MA. Os resultados mostram que, para alunos e docentes, o maior avanço foram na capacidade para definir e descrever a Educação Interprofissional (EIP) e sua relação com a atenção colaborativa no trabalho em equipe (98,6% e 100%, respectivamente) e na capacidade para pontuar questões atuais que justificam a necessidade de investimentos na EIP (98,6% e 100% respectivamente). Para os profissionais da rede de saúde municipal, 100% concordaram que o principal avanço foi na compreensão da importância da relação de apoio à participação da pessoa/usuário/paciente, família e comunidade. Conclui-se que o projeto desempenhou um papel fundamental no avanço das competências interprofissionais. Assim, o trabalho da EIP deve permanecer nos cursos de graduação e nos ambientes dos serviços de saúde para melhorar a assistência aos usuários.
Palavras-chave: Educação Interprofissional; Educação Baseada em Competências; Extensão Universitária
Contribution of the Education through Work for Health Program (PET Health) to interprofessional competence building
Abstract: This study analyzed the contribution of the Health Work Education Program (PET-Saúde), Interprofessionality edition, in constructing interprofessional competencies by students and professors of undergraduate courses and professionals from the municipal health network. To this end, a descriptive study with a quantitative approach was carried out, involving 112 of the 156 members (teachers, students, and professionals from the municipal health network) of the PET Health-Interprofessionality project in Pinheiro, MA. The results show that, for students and teachers, the most significant advances were in the ability to define and describe Interprofessional Education (IPE) and its relationship with collaborative care in teamwork (98.6% and 100%, respectively) and in the ability to point out current issues that justify the need for investments in IPE (98.6% and 100%, respectively). Professionals in the municipal health network unanimously agreed on the importance of the relationship of support for the participation of the person/user/patient, family, and community in producing health care. It can be concluded that the project played a fundamental role in advancing interprofessional skills. Therefore, the work of interprofessional education should continue in undergraduate courses and health service environments in order to improve care for users.
Keywords: Interprofessional Education; Competency-Based Education; University Extension
Downloads
Referências
Agreli, H. F., Peduzzi, M. & Silva, M. C. (2016). Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface: Communication, Health, Education, 20(59), 905– 916. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0511
Alves, W. L. da C. (2021). Educação Contemporânea: Novas metodologias e desafios. Belo Horizonte: Synapse Editora.
Barbosa, V.M.O. (2022). Educação Permanente nas Residência em Saúde: Percepção de residentes. Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31059
Barr, H. (1998). Competent to collaborate: Towards a competency-based model for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care, 12(2),181–187. https://doi.org/10.3109/13561829809014104
Barros, N. F. de, Spadacio, C. & Costa, M. V. da (2018). Trabalho interprofissional e as Práticas Integrativas e Complementares no contexto da Atenção Primária à Saúde: Potenciais e desafios. Saúde em Debate, 42(spe1), 163–173. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S111
Brinco, R., França, T., Magnago, C. (2023). PET-Saúde/Interprofissionalidade e o desenvolvimento de mudanças curriculares e práticas colaborativas. Saúde em Debate, 46, 55-69. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E606
Ceccim, R. B. (2018). Connections and boundaries of interprofessionality: Form and formation. Interface: Communication, Health, Education, 22, 1739–1749. https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477
Chriguer RS, Aveiro MC, Batista SHS da S, & Garbus RB de SC. (2021). O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: Perspectivas docentes. Interface (Botucatu), 25, e210153. https://doi.org/10.1590/interface.210153
CIHC - Canadian Interprofessional Health Collaborative (2010). A National interprofessional competence framework. Vancouver: CIHC. https://www.corhealthontario.ca/02-CIHC-IPCompetencies-Feb12101.pdf
Fava, T. H., Nunes, L. C. ., Pinto, T. R. ., & Cyrino, E. G. (2023). Problematização na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia Covid-19: percepção de acadêmicos de medicina. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8 (Especial), e02308005. https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005esp
Freitas, C. C. de, Mussatto, F., Vieira, J. de S., Bugança, J. B., Steffens, V. A., Baêta Filho, H, ... & Figueiredo, D. de R. (2022). Domínios de competências essenciais nas práticas colaborativas em equipe interprofissional: Revisão integrativa da literatura. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 26, 1–18. https://doi.org/10.1590/interface.210573
Gonçalves, A. C. A. M. C., Ferreira, E. de S., & Cotta, R. M. M. (2023). PET-Saúde: Contribuições para implementação da EIP e o desenvolvimento de competências colaborativas. Revista Brasileira de Educação Médica, 47(4), e116. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0031
Graça, E. P. S. da, Oliveira, P. B. de, & Spiri, W. C. (2024). Comportamento empoderador do enfermeiro-líder na perspectiva de técnicos e auxiliares de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 37, eAPE01121. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2024AO0000121
Januário, T. G. F. M., Varela, L. D., Oliveira, K. N. de S., Faustino, R. dos S., & Pinto, A. G. A. (2023). Escuta e valorização dos usuários: Concepções e práticas na gestão do cuidado na Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, 28(8), 2283–2290. https://doi.org/10.1590/1413-81232023288.05952023
Lima, A. S. de ., & Freitas Júnior, R. A. de O. (2024). Competências comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual. Revista Brasileira De Educação Médica, 48(1), e004. https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2022-0354
Lima, A. W. S. de , Alves, F. A. P., Linhares, F. M. P., Costa, M. V. da ., Coriolano-Marinus, M. W. de L., & Lima, L. S. de (2020). Perception and manifestation of collaborative competencies among undergraduate health students. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28, e3240. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3227.3240
Lourenço, A. E. P., Cordeiro, A. A., Capelli, J. C. S, Oliveira, R. B. A., Pontes, P. V., Almeida, M. F. L., & Barros, L. B. (2017). Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) e a Formação do Nutricionista num Campus de interiorização. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 41–58.
Mangueira, S. de O., Macedo, É. M. C. de, Albuquerque, V. L. R. de, Pereira, M. C., Nascimento, E. C. L., Freitas , M. A. & Santos, C. S. dos (2021). Collaborative practice in health education: Experience report of PET health Interprofessionality. Research, Society and Development, 10(5), e9110514565. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14565
Ministério da Saúde. (2021). As contribuições do PET-Saúde/Interprofissionalidade para a reorientação da formação e do trabalho em saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/contribuicoes_pet_saude_interprofissionalidade.pdf
Mira, Q. L. M., Barreto, R. M. A., & Vasconcelos, M. I. O. (2017). Impacto do Pet-Saúde Na Formação Profissional: Uma revisão integrativa. Revista Baiana de Saúde Pública, 40(2), 514–531. https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n2.a1682
Nascimento, J. W. do, Silva, L. R. da, Arruda, L. E. S. de, Freitas, M. V. de A., Nascimento, M. L. V. do, Silva, M. G. G., Santos, E. M. dos, Silva, L. C. da, & Leite, R. T. V. (2021). Relato de experiência sobre a importância da intersetorialidade e interprofissionalidade para a promoção da saúde em um projeto de extensão, Pet-saúde interprofissionalidade. Brazilian Journal of Health Review, 4(1), 560–578. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-049
Nuto, S. de A. S., Lima, F. C. M., Camara, A. M. C. S., & Gonçalves, C. B. C. (2017). Avaliação da disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional de estudantes de Ciências da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 41(1), 50–57. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20160018
Oliveira, L. M., Oliveira, S. R. dos S. M., & Fonseca, M. da C. V. (2021). Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(1), e004. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200057
Peduzzi, M., Norman, I. J., Germani, A. C. C. G., Silva, J. A. M. da, & Souza, G. C. de. (2013). Educação interprofissional: Formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem Da USP, 47(4), 977–983. https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029
Reeves, S (2016). Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface, 20(56), 185-196. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092
Ribeiro, A.A., Giviziez, C.R., Coimbra, E.A.R., Santos, J.D.D. dos, Pontes, J.E.M. de, ... & Luz, N.F. (2022). Interprofissionalidade na atenção primária: intencionalidades das equipes versus realidade do processo de trabalho. Escola Anna Nery, 26, e20210141. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0141
Santos, G. M., & Batista, S. H. S. da S. (2015). Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, 40(3), 203–207. https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.796
Santos, M. M. dos, Nétto, O. B. de S., Pedrosa, J. I. dos S., & Vilarinho, L. da S. (2015). PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19, 893–901. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1345
World Health Organization (WHO). (2010). Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Genebra: World Health Organization. https://www.who.int/publications/i/item/framework-for-action-on-interprofessional-education-collaborative-practice
Copyright (c) 2024 Carlos Alberto de Melo Filho, Amanda Namibia Pereira Pasklan, Ariane Cristina Ferreira Bernardes Neves, Sara Fiterman Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).