Contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na construção de competências interprofissionais

  • Carlos Alberto de Melo Filho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Amanda Namibia Pereira Pasklan Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ariane Cristina Ferreira Bernardes Neves Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Sara Fiterman Lima Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Educação Interprofissional, Educação Baseada em Competências, Extensão Universitária

Resumo

Este estudo analisou a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), edição Interprofissionalidade, na construção de competências interprofissionais por alunos e professores de cursos de graduação e profissionais da rede de saúde municipal. Para isso, realizou-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, que teve como participantes 112 dos 156 integrantes (docentes, discentes e profissionais da rede de saúde municipal) do projeto PET Saúde-Interprofissionalidade de Pinheiro-MA. Os resultados mostram que, para alunos e docentes, o maior avanço foram na capacidade para definir e descrever a Educação Interprofissional (EIP) e sua relação com a atenção colaborativa no trabalho em equipe (98,6% e 100%, respectivamente) e na capacidade para pontuar questões atuais que justificam a necessidade de investimentos na EIP (98,6% e 100% respectivamente). Para os profissionais da rede de saúde municipal, 100% concordaram que o principal avanço foi na compreensão da importância da relação de apoio à participação da pessoa/usuário/paciente, família e comunidade. Conclui-se que o projeto desempenhou um papel fundamental no avanço das competências interprofissionais. Assim, o trabalho da EIP deve permanecer nos cursos de graduação e nos ambientes dos serviços de saúde para melhorar a assistência aos usuários.

Palavras-chave: Educação Interprofissional; Educação Baseada em Competências; Extensão Universitária

Contribution of the Education through Work for Health Program (PET Health) to interprofessional competence building

Abstract: This study analyzed the contribution of the Health Work Education Program (PET-Saúde), Interprofessionality edition, in constructing interprofessional competencies by students and professors of undergraduate courses and professionals from the municipal health network. To this end, a descriptive study with a quantitative approach was carried out, involving 112 of the 156 members (teachers, students, and professionals from the municipal health network) of the PET Health-Interprofessionality project in Pinheiro, MA. The results show that, for students and teachers, the most significant advances were in the ability to define and describe Interprofessional Education (IPE) and its relationship with collaborative care in teamwork (98.6% and 100%, respectively) and in the ability to point out current issues that justify the need for investments in IPE (98.6% and 100%, respectively). Professionals in the municipal health network unanimously agreed on the importance of the relationship of support for the participation of the person/user/patient, family, and community in producing health care. It can be concluded that the project played a fundamental role in advancing interprofessional skills. Therefore, the work of interprofessional education should continue in undergraduate courses and health service environments in order to improve care for users.

Keywords: Interprofessional Education; Competency-Based Education; University Extension

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Melo Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Amanda Namibia Pereira Pasklan, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Docente Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão UFMA, Pinheiro-MA, Brasil.

Ariane Cristina Ferreira Bernardes Neves, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pinheiro-MA, Brasil.

Sara Fiterman Lima, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pinheiro-MA, Brasil

Referências

Agreli, H. F., Peduzzi, M. & Silva, M. C. (2016). Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface: Communication, Health, Education, 20(59), 905– 916. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0511

Alves, W. L. da C. (2021). Educação Contemporânea: Novas metodologias e desafios. Belo Horizonte: Synapse Editora.

Barbosa, V.M.O. (2022). Educação Permanente nas Residência em Saúde: Percepção de residentes. Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31059

Barr, H. (1998). Competent to collaborate: Towards a competency-based model for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care, 12(2),181–187. https://doi.org/10.3109/13561829809014104

Barros, N. F. de, Spadacio, C. & Costa, M. V. da (2018). Trabalho interprofissional e as Práticas Integrativas e Complementares no contexto da Atenção Primária à Saúde: Potenciais e desafios. Saúde em Debate, 42(spe1), 163–173. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S111

Brinco, R., França, T., Magnago, C. (2023). PET-Saúde/Interprofissionalidade e o desenvolvimento de mudanças curriculares e práticas colaborativas. Saúde em Debate, 46, 55-69. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E606

Ceccim, R. B. (2018). Connections and boundaries of interprofessionality: Form and formation. Interface: Communication, Health, Education, 22, 1739–1749. https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0477

Chriguer RS, Aveiro MC, Batista SHS da S, & Garbus RB de SC. (2021). O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: Perspectivas docentes. Interface (Botucatu), 25, e210153. https://doi.org/10.1590/interface.210153

CIHC - Canadian Interprofessional Health Collaborative (2010). A National interprofessional competence framework. Vancouver: CIHC. https://www.corhealthontario.ca/02-CIHC-IPCompetencies-Feb12101.pdf

Fava, T. H., Nunes, L. C. ., Pinto, T. R. ., & Cyrino, E. G. (2023). Problematização na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia Covid-19: percepção de acadêmicos de medicina. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8 (Especial), e02308005. https://doi.org/10.28998/rpss.e02308005esp

Freitas, C. C. de, Mussatto, F., Vieira, J. de S., Bugança, J. B., Steffens, V. A., Baêta Filho, H, ... & Figueiredo, D. de R. (2022). Domínios de competências essenciais nas práticas colaborativas em equipe interprofissional: Revisão integrativa da literatura. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 26, 1–18. https://doi.org/10.1590/interface.210573

Gonçalves, A. C. A. M. C., Ferreira, E. de S., & Cotta, R. M. M. (2023). PET-Saúde: Contribuições para implementação da EIP e o desenvolvimento de competências colaborativas. Revista Brasileira de Educação Médica, 47(4), e116. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0031

Graça, E. P. S. da, Oliveira, P. B. de, & Spiri, W. C. (2024). Comportamento empoderador do enfermeiro-líder na perspectiva de técnicos e auxiliares de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 37, eAPE01121. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2024AO0000121

Januário, T. G. F. M., Varela, L. D., Oliveira, K. N. de S., Faustino, R. dos S., & Pinto, A. G. A. (2023). Escuta e valorização dos usuários: Concepções e práticas na gestão do cuidado na Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, 28(8), 2283–2290. https://doi.org/10.1590/1413-81232023288.05952023

Lima, A. S. de ., & Freitas Júnior, R. A. de O. (2024). Competências comuns para a prática interprofissional no cuidado às pessoas em situação de violência sexual. Revista Brasileira De Educação Médica, 48(1), e004. https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2022-0354

Lima, A. W. S. de , Alves, F. A. P., Linhares, F. M. P., Costa, M. V. da ., Coriolano-Marinus, M. W. de L., & Lima, L. S. de (2020). Perception and manifestation of collaborative competencies among undergraduate health students. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 28, e3240. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3227.3240

Lourenço, A. E. P., Cordeiro, A. A., Capelli, J. C. S, Oliveira, R. B. A., Pontes, P. V., Almeida, M. F. L., & Barros, L. B. (2017). Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) e a Formação do Nutricionista num Campus de interiorização. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 12(1), 41–58.

Mangueira, S. de O., Macedo, É. M. C. de, Albuquerque, V. L. R. de, Pereira, M. C., Nascimento, E. C. L., Freitas , M. A. & Santos, C. S. dos (2021). Collaborative practice in health education: Experience report of PET health Interprofessionality. Research, Society and Development, 10(5), e9110514565. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14565

Ministério da Saúde. (2021). As contribuições do PET-Saúde/Interprofissionalidade para a reorientação da formação e do trabalho em saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/contribuicoes_pet_saude_interprofissionalidade.pdf

Mira, Q. L. M., Barreto, R. M. A., & Vasconcelos, M. I. O. (2017). Impacto do Pet-Saúde Na Formação Profissional: Uma revisão integrativa. Revista Baiana de Saúde Pública, 40(2), 514–531. https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n2.a1682

Nascimento, J. W. do, Silva, L. R. da, Arruda, L. E. S. de, Freitas, M. V. de A., Nascimento, M. L. V. do, Silva, M. G. G., Santos, E. M. dos, Silva, L. C. da, & Leite, R. T. V. (2021). Relato de experiência sobre a importância da intersetorialidade e interprofissionalidade para a promoção da saúde em um projeto de extensão, Pet-saúde interprofissionalidade. Brazilian Journal of Health Review, 4(1), 560–578. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-049

Nuto, S. de A. S., Lima, F. C. M., Camara, A. M. C. S., & Gonçalves, C. B. C. (2017). Avaliação da disponibilidade para Aprendizagem Interprofissional de estudantes de Ciências da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 41(1), 50–57. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20160018

Oliveira, L. M., Oliveira, S. R. dos S. M., & Fonseca, M. da C. V. (2021). Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(1), e004. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200057

Peduzzi, M., Norman, I. J., Germani, A. C. C. G., Silva, J. A. M. da, & Souza, G. C. de. (2013). Educação interprofissional: Formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem Da USP, 47(4), 977–983. https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029

Reeves, S (2016). Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface, 20(56), 185-196. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092

Ribeiro, A.A., Giviziez, C.R., Coimbra, E.A.R., Santos, J.D.D. dos, Pontes, J.E.M. de, ... & Luz, N.F. (2022). Interprofissionalidade na atenção primária: intencionalidades das equipes versus realidade do processo de trabalho. Escola Anna Nery, 26, e20210141. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0141

Santos, G. M., & Batista, S. H. S. da S. (2015). Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. ABCS Health Sciences, 40(3), 203–207. https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.796

Santos, M. M. dos, Nétto, O. B. de S., Pedrosa, J. I. dos S., & Vilarinho, L. da S. (2015). PET-Saúde: uma experiência potencialmente transformadora no ensino de graduação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19, 893–901. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1345

World Health Organization (WHO). (2010). Framework for action on interprofessional education and collaborative practice. Genebra: World Health Organization. https://www.who.int/publications/i/item/framework-for-action-on-interprofessional-education-collaborative-practice

Publicado
04-11-2024
Como Citar
DE MELO FILHO, C. A.; PASKLAN, A.; NEVES, A. C.; LIMA, S. Contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na construção de competências interprofissionais. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 3, p. 305-314, 4 nov. 2024.
Seção
Artigos