Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas

  • Mariana Ferri Gonçalves Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
  • Everton Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) https://orcid.org/0000-0003-4708-4451
  • José Roberto Porto de Andrade Júnior Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Palavras-chave: Sustentabilidade, Regeneração, Ecossistemas, Cidades

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre a implantação do Programa de Extensão “Escola da Natureza”, por meio do qual pretende-se construir uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas no campus de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Em síntese, o artigo detalha o processo de construção de um sistema agroflorestal (SAF) no campus referido, entre 2021 e 2023, apresentando fotos de seu estado atual; caracteriza os principais fundamentos conceituais da iniciativa: direito à cidade e urbanismo regenerativo; e apresenta as ações planejadas para construção dessa comunidade de aprendizagem a partir do ano de 2023. O Programa Escola da Natureza é um exemplo concreto de materialização da interface extensão – pesquisa – ensino e sua relevância no contexto contemporâneo de crise ecológica reside em destacar o potencial das universidades na oferta de soluções sustentáveis e regenerativas para os problemas societários.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Regeneração; Ecossistemas; Cidades

 

Nature School: Building a learning community of sustainable and regenerative practices

Abstract: This article is an experience report on the implementation of the Extension Program "Escola da Natureza" (School of Nature), through which it is intended to build a learning community of sustainable and regenerative practices on the Varginha campus of the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG), Brazil. In summary, the article details the construction process of an agroforestry system (AFS) on the campus mentioned above, between 2021 and 2023, presenting photos of its current state, characterizes the main conceptual foundations of the initiative: right to the city and regenerative urbanism, and presents the actions planned to build this learning community from the year 2023 onwards. The Escola da Natureza Program is a concrete example of the materialization of the extension–research–teaching interface, and its relevance in the contemporary context of the ecological crisis lies in highlighting the potential of universities in offering sustainable and regenerative solutions to societal problems.

Keywords: Sustainability; Regeneration; Ecosystems; Cities

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ferri Gonçalves, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL/MG Varginha. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Everton Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e do mestrado em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS). Doutor pela UFMG, coordenador da pós-graduação Gaia Education/UNIFAL-MG, atua em pesquisa, extensão e docência nas áreas de Direito à cidade; Sustentabilidade, desenvolvimento e resiliência comunitária; Memória, cultura e território; Insurgências, resistências e inovações urbanas; Produção e estruturação do espaço urbano; Cartografia e etnografia urbanas; e Novas ruralidades. 

José Roberto Porto de Andrade Júnior, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus de Varginha-MG. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio de pesquisa realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Graduado em Direito pela UNESP.

Publicado
19-06-2024
Como Citar
GONÇALVES, M.; DA SILVA, E.; DE ANDRADE JÚNIOR, J. R. Escola da Natureza: Construindo uma comunidade de aprendizagem de práticas sustentáveis e regenerativas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 2, p. 133-143, 19 jun. 2024.
Seção
Artigos