Projeto passarinhando: Ampliando horizontes através da fotografia

  • Alysson Rodrigo Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Yasmin Alexandra da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Gabriela Barbosa Martins Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Larissa Alice Ramos de Melo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Clécio Eustáquio Gomides Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Ana Paula Martins Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Palavras-chave: Aves, Educação ambiental, Conscientização

Resumo

Devido à rica diversidade de espécies de aves encontradas no Brasil e sua importância ecológica, é relevante que a sociedade conheça esses animais, contribuindo para a sua preservação e dos ambientes onde vivem. O objetivo do trabalho foi, a partir de fotografias de aves, realizar ações a fim de conscientizar a população e em especial estudantes do ensino básico e superior da rede pública de ensino de Divinópolis – MG, sobre a diversidade da avifauna do campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis, sua importância e preservação. As ações do projeto foram compostas por palestras em duas escolas públicas e na UEMG, exposições fotográficas das aves registradas no campus da UEMG – Unidade Divinópolis em duas escolas públicas e na própria universidade, e minicurso “Iniciação à Observação e Fotografia de Aves”, realizado na UEMG. As atividades realizadas nas escolas possibilitaram a participação de 174 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além da comunidade escolar. Na universidade, a exposição fotográfica contou com um público estimado de 900 pessoas. Junto à exposição houve uma palestra e o lançamento do E-book: “Guia de Aves do campus da UEMG em Divinópolis – MG”. O minicurso teve carga horária de 8 horas, com aulas teóricas e práticas, e contou com 11 participantes. O projeto atingiu um público de diversas faixas etárias e níveis de escolaridade, propiciando novos conhecimentos e despertando interesse científico nos participantes.

Palavras-chave: Aves; Educação ambiental; Conscientização

Passarinhando project: expanding horizons through photography  

Abstract: Due to the rich diversity of bird species found in Brazil and their ecological importance, it is relevant that society knows about those animals, contributing to their preservation and the environment where they live. The objective of this work was, from bird photographs, to carry out actions in order to raise public awareness – especially students of primary and higher education of Divinópolis public schools – about the diversity of the avifauna of UEMG campus in Divinópolis (University of the State of Minas Gerais, Brazil), its importance and preservation. The project's actions consisted of lectures at two public schools and in the UEMG; photographic exhibitions of birds registered around the UEMG campus in Divinópolis displayed at two public schools and at the university itself; and a short course named "Initiation to Bird Observation and Photography," held at UEMG. The school activities enabled the participation of 174 students from Elementary School II and High School and the school community. At the university, the photographic exhibition had an estimated audience of 900 people. Along with the exhibition, a lecture and the E-book "Guide to Birds at the UEMG Campus Divinópolis" were launched. The short course had an 8-hour workload, with theoretical and practical classes and 11 participants. The project reached an audience of different age groups and education levels, providing new knowledge and arousing scientific interest in the participants.

Keywords: Birds; Environmental education; Awareness

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, V. C. (2021). Análise do potencial de conectividade dos espaços verdes do município de Bragança por meio de corredores ecológicos urbanos (Dissertação de mestrado). Escola Superior Agrária de Bragança, Bragança, Brasil. Recuperado de https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/24578/1/Vinicius_Almeida.pdf

Alves, I. T. L. S. (2019). Etno-ornitologia no entorno do Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí, Brasil (Dissertação de mestrado). Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27078/1/IsisTamaraLopesDeSousaAlves_Dissert.pdf

Barbosa, M. M., Oliveira, J. L. F., Mendonça, V. A., & Rodrigues, M. F. (2014). Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: Relacionando conteúdos conceituais e atitudinais. Ciências Educacionais, 20(2), 315-330. https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200004

Behling, G. M., & Islas, C. A. (2014). Extensão universitária, educação ambiental e ludicidade na preservação de animais silvestres. Conexão UEPG, 10(1), 128-139.

Bernat-Ponce, E., Gil-Delgado, J. A., & López-Iborra, G. M. (2022). Efectos de las características de las ciudades occidentales contemporáneas sobre la avifauna urbana. Ecos, 31(1), 1-11. https://doi.org/10.7818/ECOS.2158

Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Manaus-AM, 2012. Florianópolis-SC: FORPROEX/UFSC. Recuperado de https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-E-book.pdf

Dias, R. A. (2011). Biodiversidade como atrativo turístico: O caso do turismo de observação de aves no município de Ubatuba (SP). Revista Brasileira de Ecoturismo, 4(1), 111-122. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5906

Farias, G. B. de, & Alves, Â. G. C. (2007). Aspectos históricos e conceituais da etnoornitologia. Biotemas, 20(1), 91-100.

Fonseca, A. R., Menezes, C. C., Gomides, C. E., & Santos, D. S. (2018). Aves em liberdade - solte essa ideia!: Um relato de ações extensionistas voltadas para a preservação ambiental. Em Extensão, 17(1), 225-242. https://doi.org/10.14393/ree-v17n12018-rel11

Fonseca, A. R., Gomides, C. E., Ribeiro, L. S., & Lobato, D. N. C. (2020). Guia de aves do campus da UEMG em Divinópolis-MG. Rio de Janeiro: Autografia.

Freitas, T. C. (2021). Comércio ilegal de aves nativas em plataforma social virtual: Subsídios para a perícia ambiental. Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade, 9(1), 8-16. https://doi.org/10.15210/rbes.v9i1.19820

Frisch, J. D., & Frisch, C. D. (2005). Aves brasileiras e plantas que as atraem (3. ed.). São Paulo: Dalgas Ecoltec Ltda.

Gwynne, J. A., Ridgely, R. S., Tudor, G., & Argel, M. (2010). Aves do Brasil: Pantanal & Cerrado. São Paulo, Ed. Horizonte.

Kaiser, S. M., Goncalves, J. M. dos A., & Perelló, L. F. C. (2022). Turismo de observação de aves no PN Lagoa do Peixe: oportunidades ou ameaças? Revista Brasileira de Ecoturismo, 15(1), 9-24. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.11994

Lemos, M. S., Maia, E., Ferreira, E., & Stachiw, R. (2014). Uso da cama de frango como adubo na agricultura. Revista Brasileira de Ciências da Amazônia, 3(1), 57-68. https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.3.n.1.p.57-68

Lopes, E. V., Boesing, A. L., Rosa, G. L. M., & Ramos, C. C. O. (2015) Biologia e Ecologia de Aves. In E. Benedito. (Org.), Biologia e Ecologia dos Vertebrados. (pp. 175-212). 1 ed., Rio de Janeiro: Roca.

Moraes, A. F. G. (2016). Assembleia de aves no meio urbano e suas relações com áreas verdes (Dissertação de Mestrado). Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista, Botucatu, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/items/85319f01-8162-44a1-a560-314578a45821

Morais, R., Robaldo Guedes, N. M., Paes De Andrade, L., & Favero, S. (2021). Observação de aves como ferramenta de educação ambiental. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Número Extraordinário, 343-350.

Nunes, P. B., Barreto, A. S., & Franco, E. Z. (2012). Subsídios à ação fiscalizatória no combate ao tráfico de aves silvestres e exóticas em Santa Catarina. Ornithologia, 5(1), 26-33.

Oliveira, L.W., Silva, J.M.S., & Oliveira, M.W.M. (2014). Levantamento ornitológico do Campus II da Unoeste - Presidente Prudente - SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, 10(3), 151-165. https://doi.org/10.17271/198008271032014848

Piacentini, V. Q., Aleixo, A., Agne, C. E., & Cesari, E. (2015). Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2), 290-298.

Rodrigues, A. F. O., Fonseca, A. R., Silva, F. B. & Souza, F. F. (2022). Ocorrências registradas pela Polícia Militar de Meio Ambiente em uma região do Centro-oeste de Minas Gerais – Brasil. Scientific Electronic Archives, 15(5), 19-28. https://doi.org/10.36560/15520221538

Rocha, J. S. (2022). Avaliação da importância de vertebrados e invertebrados carniceiros na dinâmica local e global de remoção de carcaças de vertebrados (Tese de Doutorado). Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil. Recuperado de https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/5676ac68-d337-47ac-85fc-77d7de876420

Santos, F. das C. V., Lima, L. B., Nascimento, M. dos S., Braga, S. de S., & Guzzi, A. (2019). O Potencial do birdwatching na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí, Brasil). Revista Brasileira de Ecoturismo, 12(5), 854-865. https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6731

Santos, M. F. B. & Cademartori, C. V. (2008). Chave didática de identificação da avifauna do campus Unilasalle – Canoas: Ferramenta para o ensino e conhecimento da biodiversidade local. Revista de Ciências Ambientais, 2(1), 41-56. https://doi.org/10.18316/127

Silva, F. A. R., Ribeiro, L. S., Gomides, C. E. & Lobato, D. N. C. (2020). Projeto “Aves do Campus”: Ferramenta para conhecimento da biodiversidade e educação ambiental. Em Extensão, 19(2), 73-86. https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-53450

Sick, H. (2021). Ornitologia Brasileira. (3. Ed). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Varão, L. F. & Gamas, J. A. G. (2012). Estudo das aves urbanas no processo ambiental de Imperatriz (MA). Revista UNI, 2(2), 57-66.

Vieira-da-Rocha, M. C. & Molin, T. (2008). A aceitação da observação de aves como ferramenta didática no ensino formal. Atualidades Ornitológicas, 146, 33-37.

Wikiaves (2023). Observação de aves e ciência cidadã para todos. Recuperado de http://www.wikiaves.com.br

Publicado
29-07-2024
Como Citar
FONSECA, A.; DA SILVA, Y.; MARTINS, G.; DE MELO, L.; GOMIDES, C.; FONSECA, A. Projeto passarinhando: Ampliando horizontes através da fotografia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 2, p. 179-190, 29 jul. 2024.
Seção
Artigos