Nem tudo que reluz é ouro - Ação extensionista sobre o uso problemático da internet entre adolescentes
Resumo
Este estudo objetiva descrever uma intervenção educativa sobre o uso problemático da internet junto a adolescentes escolares, desenvolvida por integrantes de um projeto de extensão universitária denominado Liga Interdisciplinar de Promoção à Saúde do Adolescente - LIPSA. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de ações de extensão universitária desenvolvido por estudantes de enfermagem junto a adolescentes escolares, no período de setembro a novembro de 2022. Foram realizados quatro encontros quinzenais com 70 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Ensino Médio Regular do Município de Sobral-CE. As ações de extensão universitárias tinham o intuito de prevenir e/ou amenizar o uso problemático da Internet dos adolescentes escolares, mediante o uso de tecnologias educativas que facilitaram o diálogo e reflexão entre os sujeitos. A participação ativa dos adolescentes, que demonstraram grande interesse pela temática, foi um fator central para o sucesso da intervenção. A prática da extensão universitária contribuiu para o processo formativo, pedagógico e cidadão dos integrantes da Liga de extensão universitária.
Palavras-chave: Estudantes; Enfermagem; Extensão Comunitária; Internet
All that glitters is not gold - Outreach action on problematic internet use among adolescents
Abstract: The study aims to describe an educational intervention on problematic Internet use among school adolescents, developed by members of a university extension project called the Interdisciplinary League for the Promotion of Adolescent Health. This article is a descriptive study of the experience report type of university extension actions developed by nursing students with school adolescents, from September to November 2022. Four biweekly meetings were held with 70 students from the 1st and 2nd year of High School at a State School of Regular High School in the Municipality of Sobral, Ceará State, Brazil. The university extension actions were intended to prevent and ease adolescent students' problematic Internet use through educational technologies that facilitated dialogue and reflection between the subjects. The active participation of the adolescents, who showed a keen interest in the theme, was a critical factor in the success of the intervention. The practice of university extension contributed to the formative, pedagogical and citizen process of the members of the University Extension League.
Keywords: Nursing Students; Community Outreach; Internet
Downloads
Referências
Aragão, M., Leite, D., Matos, E. D, Santana, J. B, Santana Neto, J. P. de, Siqueira, L. S, & Santos, W. R. A. (2020). A Universidade vai à escola: Relato de experiência sobre o projeto de extensão "Cuidando de quem cuida". Extensão em Foco, 20, 135-147. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i20.67504
Arantes, Á. R., Deslandes, M. S. (2017). A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, 6(2), 179-183.
Bailey, E., Boland, A., Bell, I., Nicholas, J., La Sala, L., & Robinson, J. (2022). The mental health and social media use of young Australians during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(3), 1077. https://www.mdpi.com/1660-4601/19/3/1077#
Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação - Cetic (2022) TIC Kids Online Brasil 2021: 78% das crianças e adolescentes conectados usam redes sociais. Cetic.br. Recuperado de https://cetic.br/pt/noticia/cresce-o-uso-de-internet-durante-a-pandemia-e-numero-de-usuarios-no-brasil-chega-a-152-milhoes-e-o-que-aponta-pesquisa-do-cetic-br/
Deslandes, S. F., & Coutinho, T. (2020). O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, 25(suppl 1), 2479–2486. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020
Ferreira, J. C., Oliveira, J. C. F., Lemos, V. C., Pena, H. P., & Lima, M. C. (2022). Ação extensionista em anatomia e primeiros socorros via Instagram. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 13(3). 357-366. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n3.12912
Fim, T. R., & Pezzi, F. A. S. (2020). Internet e adolescência: Uma intervenção com os adolescentes, pais e professores. Psicologia em Revista, 25(3), 942-959. https://doi.org/10.5752/P.1677-1168.2019v25n3p942-959
Fonsêca, P. N. da, Couto, R. N., Melo, C. C. V., Machado, M. O. S., & Souza Filho, J. F. de (2018). Escala de uso problemático da internet em estudantes universitários: Evidências de validade e precisão. Ciências Psicológicas, 12(2), 223-230. https://doi.org/10.22235/cp.v12i2.1686
Freitas, B. H. B. M. de, Silva, F. B., Silva, H. C. D. dos S., Costa, A. M. R. F., Da Silva, K. F., & Silva, S. E. G. (2019). Oficina educativa com adolescentes sobre hanseníase: Relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(5), 1421–1425. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0663
Freitas, B. H. B. M., De Gaíva, M. A. M., Bernardino, F. B. S., Jorge, P. M. D. (2021). Dependência de smartphone em adolescentes, parte 1: revisão de escopo. Avances En Psicología Latinoamericana, 39(2), 1-17. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.8404
Kaya, M. S., McCabe, C. (2022). Effects of COVID-19 on adolescent mental health and internet use by ethnicity and gender: A mixed-method study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(15), 8927. https://www.mdpi.com/1660-4601/19/15/8927#
Ministério da Educação (MEC). (2018). Parecer CNE/CES nº608. Distrito Federal: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102551-pces608-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192
Muzi, S., Sansò, A., & Pace, C. S. (2021). What's happened to Italian adolescents during the COVID-19 Pandemic? A preliminary study on symptoms, problematic social media usage, and attachment: Relationships and differences with pre-pandemic peers. Frontiers in Psychiatry, 12, 590543. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.590543
Nunes, P. P. de B., Abdon, A. P. V., Brito, C. B. de, Silva, F. V. M., Santos, I. C. A., Martins, D. de Q., ..., & Frota, M. A. (2021). Fatores relacionados à dependência do smartphone em adolescentes de uma região do Nordeste brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, 26(7), 2749-2758. https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.08872021
Ribeiro, A. C., Ianzer, F. R. M., Polletti, G. C., Dos Santos, Érika E. P., Ribeiro Primeira, M., Severo Maciel, V. de Q., & Senhem, G. D. (2022). Ações de extensão com adolescentes escolares: Experiência de graduandos em Enfermagem. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 35, 12512. https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12512
Sales, S. S., Costa, T. M. da, & Gai, M. J. P. (2021). Adolescentes na Era Digital: Impactos na saúde mental. Research, Society and Development, 10(9), e15110917800. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17800
Santos, C. (2021). Covid-19 e saúde mental dos adolescentes: Vulnerabilidade associadas ao uso de internet e mídias sociais. Holos, 37(3), 11651. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11651
Schwartz, F. T., & Pacheco, J. T. B. (2021). Mediação parental na exposição às redes sociais e a internet de crianças e adolescentes. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(1), 217-235. https://doi.org/10.12957/epp.2021.59383
Silva, W. P. (2020). Extensão universitária: Um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, 11(2), 21-32. https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491
Souza, K., & Cunha, M. X. C. (2019). Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 3(3), 204–217. https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i3.156
Vieira, Y. P., Viero, V. dos S. F., Saes-Silva, E., Silva, P. A., da Silva, L. S., da Saes, M. de O, ..., & Dumith, S. C. (2022). Uso excessivo de redes sociais por estudantes de ensino médio do sul do Brasil. Revista Paulista de Pediatria, 40, e2020420. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020420
World Health Organization - WHO. (2021). Adolescent mental health. Genebra: World Health Organization. Recuperado de https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/adolescent-mental-health
Copyright (c) 2024 Maria Beatriz Lima Veras, Tifanny Andrade Silveira Rodrigues, Marcos Vinicius de Sousa Gama, Hellen de Paiva Szkura, Joyce Mazza Nunes Aragão, Rebeca Sales Viana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).