Os impactos das atividades de extensão de enfrentamento da COVID-19 na realidade social e na formação discente

  • Cleânia de Sales Silva Universidade Federal do Piauí -UFPI
  • Giovana Letícia Sales Assunção Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Antônio Aécio de Carvalho Bezerra Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Chrystiane Campelo da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Walton Valdomiro da Luz Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: Extensão Universitária, Impacto Social, Formação Discente

Resumo

O presente artigo discute o papel da extensão universitária no que tange ao impacto social e à formação acadêmica do discente, a partir de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Piauí, objetivando incentivar o desenvolvimento de propostas de extensão voltadas para o atendimento às demandas surgidas durante a pandemia COVID-19. Buscando celeridade nas ações de extensão emergentes no contexto pandêmico, o projeto previa, em sua metodologia, a inclusão de várias modalidades de ações de extensão a serem executadas de abril a novembro de 2020. Durante este período foram desenvolvidas 113 propostas de extensão voltadas para o enfrentamento da COVID-19, que  possibilitaram, ao público de diversos segmentos sociais, uma compreensão melhor da doença; a adoção de práticas preventivas e de tratamento sobre a pandemia; o acesso à educação, à cultura e ao lazer durante o isolamento social, além de uma melhor formação para os alunos envolvidos na execução das ações do projeto, os quais estavam sem acesso ao ensino superior desde o início da pandemia. Os resultados apontaram para a importância do projeto na mitigação dos impactos da pandemia na vida das pessoas, em suas várias esferas, reafirmando o papel da extensão na superação das demandas sociais, na transformação da realidade e no processo formativo dos discentes, preconizado na Política Nacional de Extensão elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e reafirmado por estudos e discussão sobre a temática.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Impacto Social; Formação Discente 

The impacts of extension activities to face COVID-19 on social reality and student training

Abstract: This article discusses the function of university extension from the social impact and students' academic education through an extension project developed at the Federal University of Piauí, aiming to encourage the development of extension activities directly proposed to deal with demands created by the COVID-19 pandemic. The project foresaw, in its methodology, the addition of several modalities of extension activities to be performed from April to November 2020, aiming to speed up the emerging extension actions in the pandemic context. During this period, 113 different proposals of extension activities were developed to face COVID-19, which enabled, people of different social contexts a better understanding of the disease; the adoption of preventive and treatment practices related to the pandemic; the access to education, culture, and leisure during the social isolation, and also a better training to the students involved in the execution of the project actions, who, before that, were private of access the higher education since the beginning of the pandemic. The results have shown the importance of this project in mitigating the impacts of the pandemic on people's lives in different ways, reasserting the function of extension in overcoming social demands, transforming reality, in the training process of students, recommended in the National Policy of Extension, elaborated by the Forum of Pro-Rectors of Extension of Brazilian Public Universities and reaffirmed by studies and discussion about the subject. 

Keywords: University Extension; Social Impact; Student Training

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Referências

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Publicado
28-04-2023
Como Citar
DE SALES SILVA, C.; SOUSA, G. L.; BEZERRA, A. A.; CAMPELO DA SILVA, C.; DA LUZ, W. Os impactos das atividades de extensão de enfrentamento da COVID-19 na realidade social e na formação discente. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 1, p. 67-74, 28 abr. 2023.
Seção
Artigos