Educação em saúde sobre câncer de próstata – Uma abordagem anatômica

Autores

  • Luiz Eduardo Sousa Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.13098

Palavras-chave:

câncer de próstata, educação, anatomia, extensão

Resumo

Educação em saúde para a população é uma importante estratégia de difusão do conhecimento científico necessária para a construção de boas práticas de saúde. A discussão sobre saúde fortalece as práticas de autocuidado, de prevenção e adesão aos tratamentos, amplia o diálogo com profissionais e estimula mudanças de hábitos de vida. O câncer de próstata apresenta forte impacto na sociedade, sendo uma das principais causas de óbito oncológico sendo o segundo mais comum entre homens. Historicamente, existem características da identidade masculina, associadas a seu processo de socialização, que influenciam negativamente nas práticas de prevenção de doenças e autocuidado. Assim, a prevenção, o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento do câncer dependem, em parte, das ações dos homens em procurar uma equipe de saúde e em manter hábitos saudáveis. Com intuito de sensibilizar o público masculino, as ações educativas quebram tabus, informam e estimulam sólidas mudanças de hábitos de vida da população. Desta forma, as ações extensionistas do projeto tiveram como objetivo informar, educar e conscientizar a população sobre questões relacionadas ao câncer de próstata. O projeto foi desenvolvido com homens residentes em Ouro Preto (MG). A metodologia consistiu em: palestras educativas sobre anatomia do homem, câncer de próstata, dieta e atividade física; oficina de anatomia do homem no laboratório; dinâmica educativa; roda de conversa. Observamos que as ações preencheram lacunas importantes sobre o câncer de próstata, necessárias para conscientizar e estimular mudanças nas práticas de saúde e hábitos de vida, como medidas de autocuidado e prevenção da doença.

Palavras-chave: Anatomia; Extensão Universitária; Comunicação; Homem

Health education about prostate cancer – An anatomic approach  

Abstract: Health education is one strategy for disseminating scientific knowledge necessary for a healthy lifestyle. Dialogue about health with the population improves self-care and prevention practices. It also increases adherence to treatments and expands dialogue with health professionals. Prostate cancer has a negative impact on society and is one of the biggest causes of death. Other than non-melanoma skin cancer, prostate cancer is the most common cancer in Brazil. The characteristics of men’s identity, shaped by their socialization, influence disease prevention and self-care practices. Thus, prevention, early diagnosis, and successful cancer treatment depend on seeking medical care at a health center and maintaining healthy habits. To sensitize the male audience, the educational activities break taboos and encourage adults to make lifestyle changes. In this way, the project aimed to inform, teach, and increase public understanding of prostate cancer. Men who live in Ouro Preto (MG, Brazil) participated in the project. Our methodology included: educational lectures on human anatomy, prostate cancer, nutrition, and physical activity; human anatomy workshops; educational activities such as games; and a conversation room. The activities filled knowledge gaps about prostate cancer. Also, the project applied efforts to encourage changes in health practices and lifestyle, such as self-care and disease prevention.

Keywords: Anatomy; University Extension; Communication; Man

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Braga, S. F. M., Silva, R. P. D., Guerra Junior, A. A., & Cherchiglia, M. L. (2021). Prostate cancer survival and mortality according to a 13-year retrospective cohort study in Brazil: Competing-risk analysis. Revista Brasileira de Epidemiologia, 24, e210006. https://doi.org/10.1590/1980-549720210006

De Ayres, J. R. (2015). Extensão universitária: Aprender fazendo, fazer aprendendo. Revista de Medicina, 94(2), 75-80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v.94i2p75-80

De França, A. M. B., Casado Filho, J., Silva, K. R. B., de Oliveira, M. M., & Bento, T. M. A. (2021). Saúde do homem na atenção básica: Fatores que levam os homens a não procurar a assistência de saúde. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, 6(3), 191-191.

Do Nascimento, G., Do Nascimento, M., & Dias, M. S. (2021). Câncer de próstata: Os estigmas relacionados e sua interferência no processo de prevenção e diagnóstico precoce. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2(3), 23-23.

Dos Santos, M. C., & Luiz, M. B. (2018). Conduzindo a educação em saúde na educação básica por meio da anatomia humana. Expressa Extensão, 23(2), 146-160. https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.12994

Filadelfi, A. M. C., Carvalho, L. B., Nascimento, V. S., Tobaldini, G., & Conceição, L. T. (2015). Instrumentos pedagógicos interativos no ensino de Fisiologia e noções de saúde para jovens. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 6(1), 15-24. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2015v6i1.1865

Fraser, G. E., Jacobsen, B. K., Knutsen, S. F., Mashchak, A., & Lloren, J. I. (2020). Tomato consumption and intake of lycopene as predictors of the incidence of prostate cancer: The Adventist Health Study-2. Cancer Causes & Control, 31(4), 341-351. https://doi.org/10.1007/s10552-020-01279-z

Gomes, R., Nascimento, E. F. D., & Araújo, F. C. d. (2007). Por que os homens buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres? As explicações de homens com baixa escolaridade e homens com ensino superior. Cadernos de Saúde Pública, 23(3), 565-574. https://doi.org/10.1590/1413-81232014194.01242013

Mirahmadi, M., Azimi-Hashemi, S., Saburi, E., Kamali, H., Pishbin, M., & Hadizadeh, F. (2020). Potential inhibitory effect of lycopene on prostate cancer. Biomedicine & Pharmacotherapy, 129, 110459. https://doi.org/10.1016/j.biopha.2020.110459

Oliveira, A. M. D., Carvalho, E. G. S., da Silva, J. G. L., & de Menezes, M. R. d. S. (2021). O Estigma masculino relacionado ao exame preventivo do câncer de próstata. Epitaya E-books, 1(13), 43-55. https://doi.org/10.47879/ed.ep.2021373p43x

Pacheco, E. V. F., Saraiva, J. V., de Oliveira Brito, C. S., de Souza, L. S. S., Gomes, P. H. C., da Silva, J. F. F., . . . & de Paula, J. P. (2020). Derrubando mitos e confirmando fatos da anatomia do sistema reprodutor humano em um contexto de extensão universitária. Brazilian Journal of Health Review, 3(1), 512-517. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-039

Queiroz, M. G., da Costa, H. J. F., de Sousa, L. M., Menezes, I. H. C. F., & Vieira, M. D. S. N. (2018). Integração ensino, serviço e comunidade: (Re)conhecendo a mostra parceria ensino-serviço-comunidade (MOPESCO) realizada pela Universidade Federal de Goiás. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(2), 115-124. https://doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i2.7636

Rawla, P. (2019). Epidemiology of prostate cancer. World Journal of Oncology, 10(2), 63. https://doi.org/10.14740/wjon1191

Santos, I. S. C., Araújo, W. A. D., Damaceno, T. D. O., Souza, A. D. S., Boery, R. N. S. D. O., & Fernandes, J. D. (2022). Intervenção educativa na qualidade de vida e conhecimento da síndrome metabólica. Acta Paulista de Enfermagem, 35, eAPE02982. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO02982

Sousa, L. E., Fernandes, G. S., Santos, C. G., Ferreira, J. V. G., & Silva, J. L. (2020). Knowledge about male pelvis anatomy and prostate cancer in men. International Journal of Family & Community Medicine, 4(4), 92-97. https://doi.org/10.15406/ijfcm.2020.04.00193

Taylor, A. M., Diggle, P., & Wessels, Q. (2018). What do the public know about anatomy? Anatomy education to the public and the implications. Anatomical Sciences Education, 11(2), 117-123. https://doi.org/10.1002/ase.1746

Vieira, A. S. M., Vidal, D. G., Sousa, H. F. P., Dinis, M. A. P., & Sá, K. N. (2022). Education in health for individuals with chronic pain: Clinical trial. BrJP, 5, 39-46. https://doi.org/10.5935/2595-0118.20220013

Weinman, J., Yusuf, G., Berks, R., Rayner, S., & Petrie, K. J. (2009). How accurate is patients' anatomical knowledge: a cross-sectional, questionnaire study of six patient groups and a general public sample. BMC Family Practice, 10(1), 43. https://doi.org/10.1186/1471-2296-10-43

Downloads

Publicado

16-12-2025 — Atualizado em 17-12-2025

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUSA, Luiz Eduardo. Educação em saúde sobre câncer de próstata – Uma abordagem anatômica. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 3, p. 377–383, 2025. DOI: 10.36661/2358-0399.2025v16n3.13098. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13098. Acesso em: 24 dez. 2025.