Educação em saúde nas escolas durante a pandemia de COVID-19: A importância da prática da higienização das mãos

Palavras-chave: Promoção da Saúde, Higiene das Mãos, Lúdico, Pandemia, Extensão Universitária

Resumo

A COVID-19 é uma doença causada por um vírus com rápida propagação, que ocasionou uma pandemia, exigindo a adoção de medidas urgentes de prevenção para redução das taxas de transmissão. Dentre as principais medidas, destaca-se o uso de máscara, higiene correta das mãos, uso do álcool 70% e distanciamento social. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da educação continuada em saúde, em ambientes de educação formal, como medida de contenção da pandemia e prevenção de outras doenças transmissíveis. Para tal, acadêmicos do curso de Enfermagem realizaram uma ação de extensão vinculada à disciplina de Microbiologia, denominada ‘’Operação mãos limpas”, que resgata a importância da higienização correta das mãos. A ação foi realizada em uma escola do Rio Grande do Sul, com estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental, onde, de forma lúdica, resgatou-se a importância e a técnica correta da higienização das mãos para os estudantes, gestores e professores da escola. Observou-se que esse trabalho contribuiu para reforçar a importância de ações contínuas dentro de espaços de educação formal, que busquem promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população. Dentro dessa perspectiva, a higienização das mãos foi enfatizada enquanto prática, como forma de prevenção de doenças infecciosas, principalmente a COVID-19. Além disso, viu-se que ações de extensão qualificam a formação profissional, pois desenvolvem a reflexão crítica sobre o trabalho a ser desenvolvido na comunidade e fortalecem o acesso à educação em saúde para diferentes classes sociais.

Palavras-chave: Promoção da Saúde; Higiene das Mãos; Lúdico; Pandemia; Extensão Universitária

The school as a place of health education during the COVID-19 pandemic: The importance of hand hygiene practice

Abstract: COVID-19 is a disease caused by a rapidly spreading virus, which has caused a pandemic, requiring the adoption of urgent preventive measures to reduce transmission rates. Among the main measures, the use of masks, correct hand hygiene, use of 70% alcohol and social distancing stand out. In this context, the present work aims to emphasize the importance of continuing education in health in formal education environments, to contain the pandemic and prevent other communicable diseases. To this end, students from the Nursing course carried out an extension action linked to the discipline of Microbiology called "Operation Clean Hands," which rescues the importance of correct hand hygiene. The action was carried out in a Rio Grande do Sul school with students from 1st to 9th grade of elementary school, and playfully rescued the importance and correct hand hygiene technique for students, managers, and teachers from school. It was observed that this work reinforced the importance of continuous actions within formal education spaces, which seek to promote health and improve the population's quality of life. Within this perspective, hand hygiene was emphasized as a practice to prevent infectious diseases, especially COVID-19. Moreover, it was seen that extension actions qualify professional training because they develop a critical reflection on the work to be developed in the community and strengthen access to health education for different social classes.

Keywords: Health Promotion; Hand Hygiene; Playful; Pandemics; University Extension

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (2009). Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Higienização das Mãos. Brasília: Anvisa. Recuperado de https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos

Baptista, A. B., & Fernandes, L. V. (2020). COVID-19, análise das estratégias de prevenção, cuidados e complicações sintomáticas. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 7(Especial 3), 38-47.

Barbosa, L., & Carvalho, R. (2020). O enfoque lúdico nas intervenções educativas em saúde bucal para idosos institucionalizados. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 11(2), 189-197.

Barjud, M. B. (2020). COVID-19, uma doença sistêmica. Revista da FAESF, 4, 04-10, 2020.

Bezerra, V.L., Anjos, T. B., Souza, L. E. S., Anjos, T. B., Vidal, A. M., & Silva Júnior, A. A. (2020). SARS-CoV-2 como agente causador da Covid-19: Epidemiologia, características genéticas, manifestações clínicas, diagnóstico e possíveis tratamentos. Brazilian Journal of Health Review, 3(4), 8452-8467.

Callou, S. C. D. S., Sampaio, A. A. C., Linhares, T. P. S., Pereira, A. T., & Salgado, M. A. (2020). Samu nas escolas: Utilizando o lúdico na educação em saúde. Brazilian Journal of Health Review, 3(5), 13041-13048.

Cardoso, M., & Silva, A. (2019). A importância das atividades lúdicas no universo infantil. Revista Inclusiones, 6(Especial), 543-556.

Francisco, M. M., Vasconcelos, E. M. R., Vasconcelos, M. G. L., Padilha, M. A. S., Araújo, E. C., & Oliveira, J. S. B. (2020). Tecnologias lúdicas para adolescentes utilizadas por profissionais de saúde: Revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFSM, 10(31), 1-21.

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). (2020). Tudo o que você precisa saber sobre como lavar as mãos para se proteger contra coronavírus. Recuperado de: https://www.unicef.org/brazil/historias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-como-lavar-maos-para-se-proteger-contra-o-coronavirus

Ministério da Saúde. (2022). Painel de Monitoramento COVID-19. 2021. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de http://plataforma.saude.gov.br/coronavirus/covid-19/

Modesto, M.C., & Rubio, J. A. S. (2014). A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, 5(1), 1-16.

Mouta, A. A. N., Silva, N. S., Souza, S. K. M., Silva, A. C. B., Costa, T. R. M., Silva, D. A., ... & Beltrão, R. P. L. (2020). Saúde na escola: Utilização do lúdico na educação básica para conscientização sobre a higienização pessoal e a prática da lavagem das mãos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 50, e3222.

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). (2021). OMS pede melhor higienização das mãos e outras práticas de controle de infecções. Recuperado de https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2021-oms-pede-melhor-higienizacao-das-maos-e-outras-praticas-controle-infeccoes

Organizacíon Mundial de la Salud (OMS). (1986) Carta de Ottawa para la promoción de la salud. Canadá: Primeira Conferência internacional sobre promoção da saúde. Recuperado de https://www.paho.org/hq/dmdocuments/2013/Carta-de-ottawa-para-la-apromocion-de-la-salud-1986-SP

Palácio, M. A. V., & Takenami, I. (2020). Em tempos de pandemia pela COVID-19: O desafio para a educação em saúde. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 8(2), 10-15.

Pereira, E., Naumann, M. H., Ponse, C. E. M., de Borba, S. M. O. M., & Garcia, R. P. (2020). A participação de discentes do curso de enfermagem em atividade extensionista: relato de experiência. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Extensão, 9(3). Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/86053

Ramos, L. S., Gomes, H. A. L. F., Aguiar, T. C. G., Soares, R. M. S., Corrêa, M. X., Morgan, L. T. F., ... & Cotta, A. L. G. (2020) Instruções de higiene na escola e na sociedade como ação de saúde e prevenção de doenças: Uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4558.

Silva, D. F. S., Brito, B. B. S., Santos, D. M. C., Morais Rufino, L. S., Santos, N. M., & Melo, M. E. F. A. (2021). Usando as tecnologias na prevenção da COVID-19 mediante a higienização das mãos. Revista de Extensão da UPE, 6(1), 52-57.

Toigo, L., Valdez, R. H., Falconi, F. A., & Mizuta, H. T. T. (2020). Atividade Antimicrobiana do Álcool em Gel. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49558-49571.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). (2021). Startling digital divides in distance learning emerge. Recuperado de https://en.unesco.org/news/startling-digital-divides-distance-learning-emerge

World Health Organization (WHO). (2022). Timeline: WHO’s COVID-19. Recuperado de https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/interactive-timeline

Publicado
25-04-2023
Como Citar
MONTEIRO DOS SANTOS, L.; TRACZINSKI, J.; RUOSO, T. Educação em saúde nas escolas durante a pandemia de COVID-19: A importância da prática da higienização das mãos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 1, p. 25-32, 25 abr. 2023.
Seção
Artigos