Divulgação científica: Relato de uma experiência de extensão na pandemia
Palavras-chave:
Divulgação científica, Trabalho remoto, Redes sociais, Sistemas AgroflorestaisResumo
A divulgação científica é um importante instrumento de inclusão de cidadãos no mundo da ciência, pois permite a sua popularização e a difusão dos conhecimentos acerca dos avanços tecnológicos. Partindo-se da premissa de que o conhecimento científico é um direito de todos os cidadãos, propôs-se o projeto de extensão “Divulgação científica: uma ferramenta de inclusão”, cujo objetivo era estimular nos estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Jaraguá do Sul - Rau o comprometimento com o pensamento científico e com a difusão da ciência. Neste relato de experiência, apresentam-se as etapas de desenvolvimento do projeto e discutem-se os desafios ocasionados pela pandemia de COVID-19 à implementação e avaliação de ações de extensão. A escolha do tema “agroflorestas” foi motivada por uma edição anterior do projeto, que tratou das queimadas na Amazônia e no Pantanal nos anos de 2019 e 2020. A partir da pesquisa de temas relacionados ao cultivo de alimentos pelo sistema agroflorestal, os extensionistas elaboraram postagens em redes sociais da Instituição para a divulgação de formas de produção de alimentos que combinam agricultura e floresta. Um projeto de divulgação científica permitiu a continuidade do trabalho durante a pandemia, mesmo em isolamento social, resultando em uma interação profícua entre comunidade, extensionistas e servidores da Instituição.
Palavras-chave: Divulgação científica; Trabalho remoto; Redes sociais; Sistemas Agroflorestais
Scientific dissemination: experience report of extension activities in the pandemic
Abstract: Scientific dissemination is an important instrument for citizen inclusion in science culture because it allows the spread and popularization of knowledge about technological advances. Considering scientific knowledge as a right of all citizens, we proposed the extension project "Scientific Dissemination: A Tool for Inclusion" to stimulate the commitment to scientific thought and science diffusion in students of the Federal Institute of Santa Catarina – Jaraguá do Sul – Rau Campus (Santa Catarina state, Brazil). In this experience report, we present the stages of project development and discuss the challenges caused by the COVID-19 pandemic in order to implement and evaluate the planned extension actions. Based on the agroforestry system of food cultivation, the students prepared posts on the Institution's social networks disseminating sustainable forms of food production. The selection of this theme was motivated by a previous edition of the project, which focused on Amazon and Pantanal burns in 2019 and 2020. A scientific dissemination project allowed work to continue during the pandemic, even in social isolation, resulting in fruitful interaction between the community, extension workers, and the Institution's staff.
Keywords: Scientific Dissemination; Home-office; Social Networks; Agroforestry Systems
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