Sarau Contemporâneo: Um encontro científico cultural

  • Silvana Peterini Boeira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Daiane Campara Soares Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Leonel Giacomini Delatorre Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Giulia Marina Vitoreti Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Daniella Domingos Silva Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Palavras-chave: Relações Comunidade-instituição, Atividade extensionista, Cultura, Conhecimento

Resumo

O sarau é um local onde se transmite conhecimento, ainda que de maneira informal, podendo, assim, participar no processo de construção do pensamento do indivíduo em vários aspectos, não se restringindo apenas a um tema. O objetivo deste artigo foi apresentar e discutir as ações e resultados do projeto de extensão Sarau Contemporâneo: Um encontro científico-cultural, desenvolvido no campus Itaqui/RS da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Os saraus foram organizados na forma de encontros mensais presenciais, na sede da instituição (ano de 2019) e encontros online via Google Meet (anos de 2020 e 2021). A equipe executora contou com três professores do ensino superior, uma bolsista e uma aluna voluntária. Foram consideradas atividades pertinentes aos saraus: declamação de poesia, leitura de trechos de livros e discussão do tema, apresentação de músicas, mostra de pinturas, palestras com artistas/profissionais locais, bem como a explanação de trabalhos extraídos de monografias, dissertações e teses produzidas por alunos do campus. Os encontros foram gratuitos e abertos ao público e todos os participantes receberam certificado na modalidade de extensão. Foram realizados um total de 15 saraus com a participação de um público acadêmico constituído por alunos dos diferentes cursos do campus Itaqui e a participação da comunidade externa. Uma média de 35 pessoas por sarau participaram e interagiram, bem como deixaram feedbacks por meio de formulários. Por fim, o projeto, através da realização dos saraus, permitiu que a extensão universitária fizesse seu papel, contribuindo para o conhecimento e a liberdade de expressão.

Palavras-chave: Relações Comunidade-instituição; Atividade extensionista; Cultura; Conhecimento

Contemporary Soirée: A scientific-cultural meeting

Abstract: A soirée is a place where knowledge is transmitted, albeit informally, thus being able to participate in the process of building the individual's thinking in several aspects, not being restricted to just one theme. The objective of this article was to present and discuss the actions and results of the extension project Contemporary Soirée: A scientific-cultural meeting developed at the Itaqui, Rio Grande do Sul state, Brazil, on the campus of the Federal University of Pampa – Unipampa. The soirées were organized in the form of monthly face-to-face meetings at the institution's headquarters (during 2019) and online meetings via Google Meet (years 2020 and 2021). The execution team had three higher education professors, a scholarship holder, and a volunteer student. Activities relevant to the soirées were considered: poetry recitation, reading excerpts from books and discussion of the theme, music presentation, painting exhibition, lectures with local artists/professionals, as well as the explanation of works extracted from monographs, dissertations, and theses produced by campus students. The meetings were free and open to the public, and all participants received a certificate in the extension modality. A total of 15 soirees were held with the participation of an academic audience made up of students from different courses on the Itaqui campus and the participation of the external community. An average of 35 people per soirée participated and interacted, leaving feedback through forms. Finally, the project, through the soirées, allowed the university extension to play its role in contributing to knowledge and freedom of expression.

Keywords: Community-Institution Relations; Extension Activity; Culture; Knowledge

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Camilloni, A. R. W. (2020). La integración de la participación de los estudiantes em proyectos de extensión como componente del currículo universitario. InterCambios, 7(1), 13-29.

Da Silva, P.W. (2020). Extensão Universitária: Um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, 2, 21-32.

De Medeiros, M. M. (2017). A Extensão Universitária no Brasil – Um percurso histórico. Revista Barbaquá 1(1), 9-16.

Dos Santos, A. L. (2010). A presença de saraus de poesia na rede municipal de ensino de Araçatuba como forma de resgate da oralidade literária. In Anais do Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, Porto Alegre, 3, e Fórum Latino-Americano de Pesquisadores da Leitura, Porto Alegre, 2, 2012. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica (PUC). Recuperado de https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IICILLIJ/7/APRESENCADESARAUSDEPOESIANAREDEMUNICIPALDEENSINODEARACATUBACOMOFORMADERESGATEDA.pdf

Freire, P. (1980). Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária (FORPROEX). (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: MEC/SeSu.

Gadotti, M. (2017). Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire. São Paulo: SP. Recuperado de https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf

Huss, M. B. A., Bispo, C. G. C., Mistrello, Y. A., Rosetto, A. C. K., & Veltrini, C. V. (2022). A pandemia e a reformulação de um projeto de extensão sobre educação em saúde bucal: Relato de um ano de experiência com mídias sociais. Revista da ABENO, 22(2), 1-10.

Massi, G. (2015). Linguagem e Envelhecimento: Práticas de escrita autobiográfica junto a idosos. Revista CEFAC, 17(6), 2065-2071.

Modesto, F. J., Noleto, O. S. L., Do Amaral, P. D. L, Medina, R. F. M, & Silva, B. R. M. (2019). Sarau Universitário como espaço de formação estética e ética. Revista Extensão, 3(2), 81-87.

Nunes, R. K. S., Maciel, G. A. S., Almeida, E. B., Guedes, M. R., & Henn, R. (2021). Desafios e adaptações da extensão universitária em tempos de pandemia: Relato de experiência. Revista Ciência Plural, 7(1), 211-23.

Santana, V. V., Santos, P. R., Leal, A. K. T. B. N., Silva, D. B. S., Pereira, E. V., Silveira, L. N. S., ... & Fagundes, F. E. A. (2020). A importância do uso da internet sob o viés da promoção interativa na educação em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 6(10), 78866-78876.

Silva, K. R. P., Rodrigues, L. V. A., & Froés, G. J. (2016). Práticas Extensionistas: Um relato experienciado no Programa Unimontes Solidária em Coração de Jesus – MG. Revista Intercâmbio, 3, 429-436.

Silveira, B. B. R. da, Vigeta, S. M. G., & Horta, A. L. de M. (2019). Sarau literário: A experiência de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 10(3), 123-129.

Souza, S. A. & Medina, R. F. M. (2021). O sarau como prática de formação artística. Revista Extensão, 5(1), 1-12.

Tennina, L. (2013). Saraus das periferias de São Paulo: Poesia entre tragos, silêncios e aplausos. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, 42, 11-28.

Publicado
12-08-2022
Como Citar
BOEIRA, S.; SOARES, D.; DELATORRE, L.; VITORETI, G.; SILVA, D. Sarau Contemporâneo: Um encontro científico cultural. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 231-242, 12 ago. 2022.
Seção
Artigos