A Conexão farmacêutica universidade-indústria: relato de ação virtual na área de cosméticos
Resumo
O processo de inovação ideal é fruto da contribuição de vários agentes, que compartilham diferentes tipos de conhecimento. O projeto de extensão “Conexão Farmacêutica: Universidade-Indústria” visa estimular a interação universidade-indústria para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Com as dificuldades decorrentes da pandemia de COVID-19, foi necessário adaptar o projeto à modalidade remota, de forma a permitir sua continuidade com o distanciamento social. O “1° Simpósio Fotoproteção em Foco” teve por objetivo o desenvolvimento acadêmico-profissional de estudantes e profissionais de farmácia e afins, pelo compartilhamento de conhecimentos provenientes da indústria e da academia sobre fotoproteção. Assim, este trabalho traz um relato de experiência, descritivo e crítico dessa primeira ação de grande alcance, desenvolvido e realizado online, cujos resultados foram obtidos através de formulários de inscrição e avaliação da ação. Dos 921 inscritos, 435 realizaram o minicurso, e 291 participaram das palestras. Foi possível identificar que o alcance de público foi superior aos eventos anteriores realizados de forma presencial, o que possibilitou o acesso ao público de localidades remotas. Por outro lado, algumas limitações quanto à acessibilidade e interação entre os participantes e participante-palestrante, foram observadas como pontos de melhoria. O desenvolvimento deste trabalho destaca a importância do projeto, na conexão entre a universidade e a indústria, em benefício do desenvolvimento dos alunos envolvidos no projeto, e na promoção da educação e saúde da sociedade.
Palavras-chave: Pandemia; Formação Acadêmica; Formação Profissional; Farmácia; Fotoproteção
Pharmaceutical university-industry connection in cosmetics: virtual experience report
Abstract: The ideal innovation process results from the contribution of several agents who share different types of knowledge. The extension project “Conexão Farmacêutica: Universidade-Indústria” aims to stimulate university-industry interaction for developing science, technology, and innovation in Brazil. Due to the difficulties faced with the COVID-19 pandemic, it was necessary to adapt the project to a remote form to allow its continuity with social distance. The event “1° Simpósio Fotoproteção em Foco” aimed at the academic-professional development of students and professionals of pharmaceutical sciences and related areas by sharing knowledge from industry and academia about cosmetics for photoprotection. Thus, the work presents a descriptive and critical experience report of this first wide-ranging action, developed and carried out online, with results obtained from registration and satisfaction forms of the action. There were 921 applications received, 435 subscribers attended the course, and 291 attended the lectures. It was possible to identify that the audience reached was more significant than in previous events held in person, allowing access to people from remote locations. On the other hand, some limitations regarding accessibility and interaction between participants and participant-speaker were observed as improvement points for the following actions. The development of this work highlights the importance of the project, connecting the university and the industry in favor of the development of the students, and promoting education and the health of society.
Keywords: Pandemic; Academic Education; Professional Education; Pharmacy; Photoprotection
Downloads
Referências
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. (ABIHPEC). (2020). Panorama ABIHPEC novembro 2020. Recuperado de https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2021/03/Panorama_do_Setor_atualizado-1103.pdf
Ministério da Educação. (2000). Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Fórum de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Edição Atualizada.
Costa, J. V. A., Lopes, L. P. N., Caldeira, L. E. F., De Freitas, Z. M. F., Monteiro, M. S. de S. de B., Passos, M. M. B. dos, Pinto, D. dos S. C., & Santos, E. P. dos. (2021). Fotoeducação na prevenção do câncer de pele: Relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 18(38), 251–263.
Da Silva, A. C. P., Paiva, J. P., Diniz, R. R., dos Anjos, V. M., Silva, A. B. S. M., Pinto, A. V., dos Santos, E. P., ... & Santos, B. A. M. C. (2019). Photoprotection assessment of olive (Olea europaea L.) leaves extract standardized to oleuropein: In vitro and in silico approach for improved sunscreens. Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology, 193, 162–171.
Diniz, E. G. M., Silva, A. M. da, Nunes, P. H. V., Franca, W. W. M., Rocha, J. V. R. da, Silva, D. S. P. da, Santos, V. H. B. dos., ... & Aires, A. de L. (2020). a Extensão Universitária frente ao isolamento social imposto pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, 6(9), 72999–73010.
Lopes, L. P. N., Bastos, A. C. B., Caldeira, L. E. F., Nigro, F., Freitas, Z. M. F., Pinto, D. D. S. C., Dos Passos, M. M. B., ... & Dos Santos, E. P. (2020). Ações de fotoeducação em saúde no ambiente escolar como estratégia para a prevenção de fotodermatoses. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 11(3), 397–406.
Malik, Y. S., Kumar, N., Sircar, S., Kaushik, R., Bhat, S., Dhama, K., Gupta, P., … & Singh, R. K. (2020). Coronavirus disease pandemic (Covid-19): Challenges and a global perspective. Pathogens, 9(7), 1–31.
Mélo, C. B., Farias, G. D., Nunes, V. R. R., Andrade, T. S. A. B. de, & Piagge, C. S. L. D. (2021). A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 10(3), e1210312991.
Movavi: Movavi Video Suite. 2020. Wildwood MO: Movavi Software Limited. Recuperado de https://www.movavi.com/video-suite-new
Musse, J. D. O., Granjeiro, É. M., Peixoto, T. M., & Costa, D. (2021). Extensão universitária e formação em saúde: experiências de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 12(1), 103–112.
Rocha, C. R. da, Moreira, A. P. A., Silva, L. R. da, Santos, I. M. M. dos, Bittencourt, G., Feitosa, I. B., & Barbosa, M. N. (2020). A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, 8(1), 261–269.
Santos, J. H. de S., Rocha, B. F., & Passaglio, K. T. (2016). Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 23–28.
Vasconcelos, M. C. R. L. de, & Ferreira, M. A. T. (2000). A contribuição da cooperação universidade/empresa para o conhecimento tecnológico da indústria. Perspectivas em Ciência da Informação, 5(2), 167–182.
Word Health Organization. (2020). Listings of WHO’s response to COVID-19. [S. l.]: WHO. Recuperado de https://www.who.int/news/item/29-06-2020-covidtimeline
Copyright (c) 2022 Caroline de Almeida Freitas Accioli, Mariana de Assis Vieira, Caroline de Oliveira Flores, Bianca Aloise Maneira Corrêa Santos, PhD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).