Impactos e desdobramentos da pandemia da COVID-19 na Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca
Resumo
Diante da pandemia da COVID-19, as atividades presenciais foram suspensas em diversas instituições brasileiras de ensino, visando à diminuição do risco de infecção pelo coronavírus. O objetivo desse estudo foi relatar as atividades da Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca durante o período de março de 2020 a maio de 2021, demonstrando os desafios, aprendizados e soluções encontradas para a continuidade das ações do projeto. Trata-se de um relato de experiência, baseado na descrição e análise documental e midiática das ações desenvolvidas pelos participantes do projeto, agrupadas entre os 3 eixos formadores do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Dentre as atividades realizadas, podemos citar a participação e oferta de aulas e cursos, a utilização das redes sociais, a realização de pesquisas e publicação de artigos científicos, a elaboração das cartilhas e outros matérias desenvolvidos para a comunidade. Conclui-se que, embora ainda tenham importantes desafios que precisam ser enfrentados, é possível alcançar uma educação em saúde e um ensino baseado em evidências de qualidade durante o isolamento social, por meio dos recursos tecnológicos e trabalho em equipe.
Palavras-chave: Neoplasias bucais; Epidemia por coronavírus; Educação em odontologia
Impacts and developments of the COVID-19 pandemic in the Prevention of Oral Cancer Interest Group
Abstract: Due to the COVID-19 pandemic, face-to-face activities were suspended in several Brazilian educational institutions, aiming to reduce the risk of coronavirus infection. This study aimed to report the activities of the Prevention of Oral Cancer Interest Group from March 2020 to May 2021, demonstrating the challenges, lessons learned, and solutions found for the continuity of the project's actions. It is an experience report, based on the description and documental and media analysis of the actions developed by the project participants, grouped among the three forming axes of the university tripod: teaching, research, and extension. Among some of the activities carried out, we can mention the participation and offer of classes and lectures, the use of social networks, the carrying out of research and publication of scientific articles, the preparation of booklets and other materials developed for the community. It is concluded that, although they still have significant challenges that need to be faced, it is possible to achieve health education and education based on quality evidence during social isolation through technological resources and teamwork.
Keywords: Mouth neoplasms; Coronavirus epidemic; Education, Dental
Downloads
Referências
Abati, S., Bramati, C., Bondi, S., Lissoni, A., & Trimarchi, M. (2020). Oral Cancer and Precancer: A narrative review on the relevance of early diagnosis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(24), 9160.
Araújo, F. A. C, Fernandes, A. V., Araújo, F. S. M. S., Carmo, J. V. G., Frazão, M. P., Siqueira, A. H. C., Duarte Júnior, J. S. X. & Oliveira, H. V. S. (2021). Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: Experiência durante COVID-19. Revista de Extensão da UPE, 6(Especial COVID-19), 13-18.
Bessa, A. M., Silva, M. A., Barbosa, T. C. P., Moreira, R. C., Costa, K. P., Santos, R. C., Souza, D. A. S. & Carvalho, N. M. (2021). Liga acadêmica de urgência e emergência e suas mídias sociais como estratégia de educação em saúde em tempos de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 4(3), 10346-10355.
Caetano, R., Silva, A. B., Guedes, A. C. C. M., Paiva, C. C. N., Ribeiro, G. R., Santos, D. L., & Silva, R. M. (2020). Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: Uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, 36, e00088920.
Demenech, L. M., Dumith, S. C., Vieira, M. E. C. D., & Neiva-Silva, L. (2020). Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, 23, e200095.
Dhanuthai, K., Rojanawatsirivej, S., Thosaporn, W., Kintarak, S., Subarnbhesaj, A., Darling, M., ... & Shakib, P. A. (2018). Oral cancer: A multicenter study. Medicina Oral, Patologia Oral y Cirugia Bucal, 23(1), e23.
Ehrenberg, J. P., Utzinger, J., Fontes, G., Rocha, E. M. M., Ehrenberg, N., Zhou, X. N., & Steinmann, P. (2021). Efforts to mitigate the economic impact of the COVID-19 pandemic: Potential entry points for neglected tropical diseases. Infectious Diseases of Poverty, 10(1), 1-10.
Ferrari, J. M. L., Bartholo, B. R., Santana, M. I. T., & Coelho, H. C. (2020). Desafios e possibilidades da extensão universitária diante do COVID-19: análise do projeto “Construindo Lugares de Urbanidade Metropolitana”. Revista Científica Foz, 3(1), 152-175.
Ferreira, G. F., Lemos, A., Gomes, A. C. M. S., Sousa, F. J. G., Pontes, G. N., Gomes, M. S., Silva, N. A., & de Araújo, S. P. (2020). O gerenciamento de uma Liga Acadêmica no contexto do distanciamento social: Um relato de experiência. Raízes e Rumos, 8(2), 275-284.
Goh, P. S., & Sandars, J. (2020). A vision of the use of technology in medical education after the COVID-19 pandemic. MedEdPublish, 9.
Granjeiro, É. M., Musse, J. O., Peixoto, T. M., Nunes, I. V., Soares, I. M. S. C., Silva, I. C. O., Carvalho, T. B., & Dias, Y. O. (2020). Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 9, 591-602.
Luo, M., Guo, L., Yu, M., Jiang W., & Wang, H. (2020). The psychological and mental impact of coronavirus disease 2019 (COVID-19) on medical staff and general public–A systematic review and meta-analysis. Psychiatry Research, 291, 113190.
Malta, C. P., Santos, W. A., Oliveira, P. G. A., Leite, L. P., Soares, A. A. D., Lima, B. A., Vieira, K. S. T., ..., & Bittencourt, M. I. (2021). Atuação da liga acadêmica de cardiologia durante a pandemia da Covid-19 e as implicações na educação médica: Relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(1), e5588-e5588.
Medeiros, Y. L., Silva, P. V. R., Lopes, D. F., Faria, L. V., & de Guimarães, L. D. A. (2020). Oferta da disciplina de Estomatologia nos cursos de Odontologia do sudeste brasileiro. Revista da Faculdade de Odontologia - UPF, 25(1), 26-31.
Melo Neto, J. F. (2017). Extensão universitária: Bases ontológicas. In Ernande Valentin do Prado et al. (eds.), Caderno de extensão popular: Textos de referência para a extensão universitária. (pp. 153-174). João Pessoa: Editora do CCTA.
Montero, P. H., & Patel, S. G. (2015). Cancer of the oral cavity. Surgical Oncology Clinics, 24(3), 491-508.
Nabuco, G., Oliveira, M. H. P. P., & Afonso, M. P. D. (2020). O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 15(42), 2532-2532.
Oliveira, H. T., Garcia, D. R., Jesus, P. C., Santos, R. D. S., & Fangel, L. M. V. (2021a). Estratégias de continuidade da LATOHCP frente à pandemia da Covid-19. Revista ParticipAção, 20(35), 88-96.
Oliveira, M. S., Fernandes, T. B., Medeiros, Y. L., Guimarães, L. D. A., Sanches, G. T., Carvalho, M. F., & Vilela, E. M. (2020a). Diagnosis at different stages of paracoccidioidomycosis with oral manifestation: Report of two cases. Journal de Mycologie Médicale, 30(4), 101025.
Oliveira, M. S., Seabra, S. B., Guimarães, S. M. R., Chandretti, P. C. S., & Vilela, E. M. (2020b). Aumento da hiperdensidade da cortical óssea línguo-basal após radioterapia em região de cabeça e pescoço: Relato de caso. Revista da Faculdade de Odontologia – UPF, 25(3), 378-383.
Oliveira, M. S., Silva, P. G., Medeiros, Y. L., Rocha, L. A., & Vilela, E. M. (2020c). Associação entre líquen plano oral e hepatite C: Relato de caso. HU Revista, 46, 1–6.
Oliveira, M. S., Pegas, M. A., Deus, L. P., Chandretti, P. C. S., & Vilela, E. M. (2021b). Fotobiomodulação associada à escleroterapia no tratamento de hemangioma em palato duro. Jornal Vascular Brasileiro, 20, 1-4.
Peres, C. M., Andrade, A. D. S., & Garcia, S. B. (2007). Atividades extracurriculares: Multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Revista Brasileira de Educação Médica, 31(3), 203-211.
Rebelo, L. M. B., Silva, M. L. A., & Nascimento, A. P. M. (2020). O desafiante cenário educacional com a Covid-19: Metodologias ativas e tecnologias digitais em debate. Pesquisa e Ensino, 1(e202039), 1-28.
Seabra, S. B., Oliveira, M. S., Medeiros, Y. L., Chandretti, P. C. S., & Vilela, E. M. (2021). Laserterapia de baixa intensidade no controle da xerostomia em paciente irradiado em região de cabeça e pescoço: Relato de caso. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial, 62(3), 176-180.
Sigahi, T. F. A. C., Kawasaki, B. C., Bolis, I., & Morioka, S. N. (2021). A systematic review on the impacts of Covid‐19 on work: Contributions and a path forward from the perspectives of ergonomics and psychodynamics of work. Human Factors and Ergonomics in Manufacturing & Service Industries, 31(4), 375-388.
Silva, J. H. S. D., Chiochetta, L. G., Oliveira, L. F. T. D., & Sousa, V. D. O. (2015). Implantação de uma liga acadêmica de anatomia: Desafios e conquistas. Revista Brasileira de Educação Médica, 39, 310-315.
Silva, M. L. A., & Assis, L. M. (2020). “Diálogos abertos em avaliação educacional”: Um relato de experiência de um grupo de estudos durante a pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 3(8), 48-56.
Silva, W. P. (2020). Extensão universitária. Revista Extensão & Sociedade, 11(2), 21-32.
Warnakulasuriya, S. (2009). Global epidemiology of oral and oropharyngeal cancer. Oral Oncology, 45(4-5), 309-316.
Xavier, T. B., Barbosa, G. M., Meira, C. L. S., Neto, N. C., & Pontes, H. A. R. (2020). Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(3), 4989-5000.
Zalat, M. M., Hamed, M. S., & Bolbol, S. A. (2021). The experiences, challenges, and acceptance of e-learning as a tool for teaching during the COVID-19 pandemic among university medical staff. PloS One, 16(3), e0248758.
Copyright (c) 2022 Yuri de Lima Medeiros, Letícia Lelis de Oliveira, Maurílio Araújo Pegas, Paula Carolina de Souza Chandretti, Letícia Drumond de Abreu Guimarães, Eduardo Machado Vilela
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).