Extensão universitária e formação em saúde: experiências de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade

  • Jamilly de Oliveira Musse Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Érica Maria Granjeiro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Thais Moreira Peixoto Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana
  • Dyalle Costa e Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tamile Rios Oliveira Almeida Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tamires Barros de Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Isabela Machado Sampaio Costa Soares Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana
  • Ivana Conceição Oliveira da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana
Palavras-chave: Educação Interprofissional, Universidade, Extensão Comunitária

Resumo

A extensão universitária é um componente da formação que permite uma aprendizagem teórico-prática, maximizando o ensino obtido em sala de aula. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde Interprofissionalidade é um programa que objetiva o aperfeiçoamento e a especialização em serviço e estímulo à prática colaborativa. Este estudo relata as atividades desenvolvidas por um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade, da Universidade Estadual de Feira de Santana, no primeiro ano do programa. Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por estudantes (bolsistas de Farmácia, Medicina e Odontologia), dois professores (tutores, com formação em Odontologia e Fisioterapia) e cinco profissionais de saúde (preceptores, sendo 4 enfermeiras e 1 cirurgiã-dentista) no município de Feira de Santana – Bahia, tendo, como cenário de prática, o Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso. As ações foram desenvolvidas de abril a dezembro de 2019, e tiveram os resultados sistematizados em dois eixos: promoção da integração ensino-serviço-comunidade e desenvolvimento da docência e preceptoria em saúde. No eixo 1, desenvolveram-se oficinas de capacitação, reuniões, ações interprofissionais e de educação em saúde e elaboração de procedimentos operacionais padrão. No eixo 2, as atividades desenvolvidas permitiram a aproximação dos participantes com metodologias ativas de ensino, além de estimular a construção de artigos e apresentação de trabalhos em eventos. As ações realizadas contemplaram o diagnóstico situacional, atividades formativas e de educação em saúde, além do estímulo à produção científica, propiciando a reflexão dos participantes sobre a importância do cuidado interprofissional ao paciente diabético e hipertenso.

Palavras-chave: Educação Interprofissional; Universidade; Extensão Comunitária

University extension and health education: tutorial group experiences in the Through Work Program in Interprofessional Health Education (PET-Health)

Abstract: University extension is an educational component that allows theoretical-practical learning, maximizing classroom teaching. “Through Work Program in Interprofessional Health Education” (PET-Health) is a program that aims to improve and specialize in service and encourage collaborative practice. This study reports the activities of a PET-Health tutorial group from the Feira de Santana State University during the first year of the program. This article is an experience report developed by students (undergraduates in Pharmacy, Medicine and Dentistry), two teachers (tutors, bachelors in Dentistry and Physiotherapy), and five health professionals (tutors, four nurses, and one dentist) in the municipality of Feira de Santana (Bahia state, Brazil), with the Diabetic and Hypertensive Care Center as the practice scenario. The actions were carried out from April to December 2019, and the results were systematized in two axes: promotion of teaching-service-community integration and development of teaching and health preceptorship. In axis 1, training workshops, meetings, interprofessional and health education actions, and standard operating procedures were developed. In axis 2, the activities developed allowed the participants to approach active teaching methodologies and encourage the construction of articles and presentation of papers at events. The performed actions included the situational diagnosis, training, health education activities, and encouragement of scientific production, providing the participants to reflect on the importance of interprofessional care to diabetic and hypertensive patients.

Keywords: Interprofessional Education; University; Community Institutional Relations

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Publicado
07-04-2021
Como Citar
MUSSE, J.; GRANJEIRO, ÉRICA; PEIXOTO, T.; SILVA, D.; ALMEIDA, T.; CARVALHO, T.; SOARES, I.; SILVA, I. Extensão universitária e formação em saúde: experiências de um grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 1, p. 103-112, 7 abr. 2021.
Seção
Artigos