Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
Resumo
Aliando os conceitos do ensino de jornalismo, extensão universitária e educomunicação, em 2019, o Jornalismo Laboratorial Em Foco realizou uma ação de extensão que se propôs a uma intervenção social com foco na produção midiática para a educação. O presente artigo visa mostrar os resultados do impacto desta iniciativa junto aos estudantes universitários e alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, MS, parceiro do projeto. A proposta foi formular um programa de televisão, unindo informação e entretenimento, que abordasse assuntos de interesse de estudantes, e que este produto fosse utilizado, posteriormente, em futuras aulas. Por meio de pesquisa prévia e, de acordo com as demandas do conteúdo escolar, os alunos elegeram dois temas para serem debatidos em dois programas Em Foco TV. Enquanto os acadêmicos de Jornalismo exercitaram o fazer jornalístico na construção de reportagens, orientados pelos docentes, os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer o funcionamento dos bastidores de um programa de televisão e puderam participar, como público e entrevistadores, da gravação ao vivo de dois programas na própria escola. Essa interação entre as equipes de alunos e professores resultou em impactos positivos para o público atendido e para os extensionistas, conforme eles demonstraram em pesquisa qualitativa a que foram submetidos logo após a experiência.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Jornalismo; Educomunicação
Remote-supported self-care for people with peripheral arterial disease
Abstract: Combining the concepts of journalism teaching, university extension, and educommunication, in 2019, Em Foco Laboratorial Journalism carried out an extension action that proposed a social intervention focused on media production for education. This article aims to show the results of the impact of this initiative on university students and high school students at Colégio Dom Bosco, in Campo Grande, MS, a project partner. The proposal was to formulate a television program, combining information and entertainment, that addressed subjects of interest to students and how this product could be used, later, in future classes at high school. Through previous research and, according to the demands of school content, students chose two themes to be discussed in two Em Foco TV programs. While journalism scholars practiced journalism in the construction of reports, guided by teachers, high school students got to know the backstage of a television program and were able to participate, as an audience and interviewers, in the live recording of two programs at the school. This interaction between the teams of students and teachers resulted in positive impacts for the community and the extension workers, as they demonstrated in qualitative research to which they were submitted shortly after the experience.
Keywords: University extension; Journalism; Educommunication
Downloads
Referências
Conde, E. I. L. (2012). Educomunicação ambiental: Rádio como veículo de cidadania na escola Marechal Rondon (Vilhena), Rondônia. Em Extensão, 11 (2) 96-106.
Costa, A., Baiotto, C. R., & Garces, S. B. B. (2013). Aprendizagem: O olhar da extensão. In L. Síveres, (Org.). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. (pp. 61 – 80). Brasília: Liber Livro.
Costa, S. O. (2017). A produção midiática no espaço educação formal. Uma avaliação sob a perspectiva educomunicativa de projetos desenvolvidos em escolas públicas do Alto Tietê. In I. de O. Soares, E. C. Viana, & J. B. Xavier (Orgs.), Educomunicação e suas áreas de intervenção: Novos paradigmas para o diálogo intercultural. (pp. 277 – 286). São Paulo: ABPEducom.
Molina, R., Brito, R. P., Almeida, C. P., & Dias, P. A. (2013). Extensão universitária e formação profissional: A expressão de estudantes universitários. In L. Síveres (Org.), A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. (pp. 245-260). Brasília: Liber Livro.
Quadros, C. I., Fernandes, J. C., & Martins, J. (2017). Jornalismo e cidadania: Experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação. ALCEU, 17(35), 114-125.
Soares, I. O. (2002). Gestão Comunicativa e Educação: Caminhos da Educomunicação. Comunicação & Educação, 23, 16-25.
Zanforlim, F. & Gulin, G. (2017). Formação em Educomunicação: A Cultura Educomunicativa em evidência. In I. de O. Soares, E. C. Viana, & J. B. Xavier (Orgs.), Educomunicação e suas áreas de intervenção: Novos paradigmas para o diálogo intercultural. (pp 255-262). São Paulo: ABPEducom.
Copyright (c) 2021 Cláudia Regina Ferreira, Inara Souza da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).