Violações de direitos e danos ao projeto de vida no contexto da mineração
Resumo
A partir do contexto de exploração mineral verificado em Minas Gerais, Brasil, o livro “Violações de direitos e danos ao projeto de vida no contexto da mineração” tem como objetivo discutir “os principais problemas gerados aos moradores da Cabeceira do turco decorrentes da instalação e operação do complexo minerário Minas-Rio na região”. Para isso apresenta os resultados de um dos mais bem-sucedidos programas de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, o Polos de Cidadania, em atuação desde 1995. A obra apresenta uma visão humanizada dos desdobramentos da atividade mineradora sobre as vidas das famílias acompanhadas, demonstrando que a extensão é um caminho potente para geração de conhecimento, em especial em um momento no qual se debate com mais atenção a imprescindibilidade de uma forma de economia baseada na destruição dos recursos do planeta. Por isso, ele pode ser considerado tanto como um alerta para o futuro, quanto para o vigor do conhecimento produzido na universidade.
Abstract: Starting from the context of mineral exploration in Minas Gerais, Brazil, the book "Violations of rights and damages to the life project in the context of mining" aims to discuss “the main problems generated to the residents of “Cabeceira do turco” arising from the installation and operation of the Minas-Rio mining complex in the region”. To reach this, it presents the results of one of the most successful extension programs of the Federal University of Minas Gerais, Polos de Cidadania, in operation since 1995. The book presents a humanized view of the mining activity consequences to the families lives, demonstrating that extension is a potent path for knowledge generation, especially when more attention is being drawn to the indispensability of a form of economy based on the destruction of the planet's resources. Therefore, it can be considered both as an alert for the future and for the strength of the knowledge produced in the university.
Downloads
Referências
Lamoso, L. P. (2017). Os territórios da mineração sob a lógica da acumulação financeira no capitalismo contemporâneo. GEOUSP – Espaço e Tempo, 21(3), 718-736.
Rezende, V. L. (2016). A mineração em Minas Gerais: Uma análise de sua expansão e os impactos ambientais e sociais causados por décadas de exploração. Sociedade & Natureza, 28(3), 375-384.
Saraiva, L. A. S. (2017). A construção do fim do mundo. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 4(9), 1-13.
Zhouri, A. (2018). Mineração: Violências e resistências: Um campo aberto à produção do conhecimento no Brasil. Marabá: iGuana/ABA.
Copyright (c) 2020 Luiz Alex Silva Saraiva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).