AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO

  • Camila Maciel Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Rebeca Simoes Brito Inovação em Educação
  • Ana Beatriz Clemente Gonçalves
  • Pamella Donadoni Coelho
  • Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Bermudez
  • Edison Luiz Almeida Tizzot
  • Rafael de Oliveira Alvim
  • Carlos Alberto Mourão Junior
Palavras-chave: Aprendizagem criativa, Doenças Cardiovasculares, Medicina Preventiva, Promoção à Saúde, Obesidade infantil, Dieta, Atividade física

Resumo

A incidência de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares - como a obesidade - têm aumentado significativamente nas últimas décadas e, por isso, a necessidade urgente de ferramentas inovadoras como estratégia preventiva. Por outro lado, sabe-se que crianças adaptadas a um estilo de vida saudável são mais propensas a escolhas conscientes quando adultas. Assim, o objetivo do presente relato de experiência foi o de demonstrar como universitários, voluntários locais e a comunidade escolar interagem de forma harmônica a partir de uma ação unicamente extensionista e sistematicamente proposta. Quanto à metodologia empregada, foi utilizada a desenvolvida pelo programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL), a qual utiliza o conceito da Aprendizagem Criativa para a disseminação de informações em saúde, em parceria com universidades brasileiras e americanas. O manual elaborado pelo programa possibilita que universitários recriem e cocriem dinâmicas como o teatro de fantoches, utilizando poesia rimada e paródias. Portanto, os discentes foram orientados a elaborarem, em duplas, a implementação do programa em Baependi, Minas Gerais, utilizando a temática fisiologia cardiovascular. Desta forma, discentes de duas Universidades de Juiz de Fora (UFJF e UNIPAC-JF) tiveram a oportunidade de realizar ações educativas para 758 escolares, entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas em escolas do município.  Concluímos que o público infantil desta comunidade se encontra receptivo a ações como as empregadas neste projeto de extensão. E, ainda, que intervenções junto à comunidade tem um papel importante especialmente para os universitários que participam ativamente destas ações.

Palavras-chave: Aprendizagem criativa; Doenças Cardiovasculares; Medicina Preventiva; Promoção à Saúde; Obesidade infantil; Dieta; Atividade física

  

Health education actions in Baependi schools, Minas Gerais state: creative universities in action

Abstract: The incidence of risk factors related to cardiovascular diseases - such as obesity - has increased significantly in the recent decades and, therefore, the urgent need for innovative tools as a preventive strategy. On the other hand, it is known that children adapted to a healthy lifestyle are more prone to conscious choices as adults. Thus, the aim of the present experience report was to demonstrate how university students, local volunteers and the school community interact in a harmonious way in an exclusively extensionist project and systematically proposed action. Regarding the methodology it was applied that developed by the “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) program, which uses the concept of Creative Learning for the dissemination of health information, in partnership with Brazilian and American universities. The program's manual enables university students to recreate and co-create dynamics as puppet theater using rhyming poetry and parodies. Therefore, the students were instructed to develop, in pairs, the implementation of the program in Baependi, Minas Gerais State (Brazil), using the theme cardiovascular physiology. Thus, students from two Universities of Juiz de Fora (UFJF and UNIPAC-JF) had the opportunity to carry out educational activities for 758 students, between 6 and 12 years old, enrolled in schools of that city. We conclude that the children of this community are receptive to actions such as those employed in this extension project. Also, community interventions play an important role especially for university students who actively participate in these actions.

Keywords: Creative Learning; Cardiovascular diseases; Preventive Medicine; Health Promotion; Child obesity; Diet; Physical activity

 

Acciones educativas en salud en las escuelas de Baependi, estado de Minas Gerais: universidades creativas en acción  

Resumen: A incidencia de factores de riesgo relacionados con enfermedades cardiovasculares, como la obesidad, ha aumentado significativamente en las últimas décadas y, por lo tanto, la necesidad urgente de herramientas innovadoras como estrategia preventiva. Por otro lado, se sabe que los niños adaptados a un estilo de vida saludable son más propensos a elecciones conscientes como adultos. Por lo tanto, el objetivo del presente informe de experiencia fue demostrar cómo los estudiantes universitarios, los voluntarios locales y la comunidad escolar interactúan de manera armoniosa en un proyecto exclusivamente extensionista y sistemáticamente propuesto. En cuanto a la metodología que se aplicó, fue desarrollada por el programa "Little Hearts Changing Lives" (LHCL), que utiliza el concepto de Aprendizaje Creativo para la difusión de información de salud, en colaboración con universidades brasileñas y estadounidenses. El manual del programa permite a los estudiantes universitarios recrear y cocrear dinámicas como teatro de marionetas utilizando poesías y parodias que riman. Por lo tanto, los estudiantes recibieron instrucciones de desarrollar, en parejas, la implementación del programa en Baependi, Minas Gerais (Brasil), utilizando el tema fisiología cardiovascular. Así, los alumnos de dos universidades de Juiz de Fora (UFJF y UNIPAC-JF) tuvieron la oportunidad de realizar actividades educativas para 758 alumnos, entre 6 y 12 años, matriculados en colegios de esa ciudad. Concluimos que los niños de esta comunidad son receptivos a acciones como las empleadas en este proyecto de extensión. Además, las intervenciones comunitarias juegan un papel importante, especialmente para los estudiantes universitarios que participan activamente en estas acciones.

Palabras-clave: Aprendizaje creativo; Enfermedades cardiovasculares; Medicina preventiva; Promoción de la salud; Obesidad infantil; Dieta; Actividad física

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS. National high blood pressure education program working group on high blood pressure in children and adolescents. Pediatrics, v. 114, suppl. 2, p. 4-4, 2004.

AUR, B.A. Base nacional comum curricular. Boletim Técnico do SENAC, v. 44, n. 1, p 190-192, 2018.

BERMUDEZ, B. E. B. V.; ALVIM, R. O.; SOARES, F. M.; GONÇALVES, A. B. C.; TIZZOT, E. L. A.; ULBRICH, A.; MOURÃO, C. A. JR.; OLIVEIRA, C. M. The Baependi Little Heart Study: Strategies in Child Education Related to Cardiometabolic Risk Factors for Reducing Morbidity and Mortality in a Developing Country. Endocrinology & Metabolism International Journal, v. 5, n. 5, p. 1-4, 2017.

BLACK, M. M.; WALKER, S. P.; FERNALD, L. C.; ANDERSEN, C. T.; y, A. M.; LU, C.; MCCOY, D. C.; FINK, G.; SHAWAR, Y. R.; SHIFFMAN, J.; DEVERCELLI, A. E. Early childhood development coming of age: science through the life course. The Lancet, v. 10064, p. 77-90, 2017.

BRITO, R. S.; BERMUDEZ, B. E. B. V.; TIZZOT, E. L. A.; SIQUEIRA, C. E.; DE OLIVEIRA, C. M. Construção de projetos lúdicos em saúde através da capacitação de educadores em Framingham, Massachusetts, Estados Unidos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 87-93, 2019.

COELHO, P. D.; QUEIROZ, H. K. G.; PEREIRA, A. P. S.; VIEIRA, P. P.; DE OLIVEIRA ALVIM, R.; JÚNIOR, C. A. M.; OLIVEIRA, C. M. Práticas educativas relacionadas à saúde para crianças de 4 a 10 anos. Projeto Coraçõezinhos apaixonados: um relato de experiência. Extensão em Foco, v. 1, n. 13, p. 48-54, 2017.

DE OLIVEIRA, C. M.; PEREIRA, A. C.; DE ANDRADE, M.; SOLER, J. M.; KRIEGER, J. E. Heritability of cardiovascular risk factors in a Brazilian population: Baependi Heart Study. BMC Medical Genetics, v. 9, n. 1, a32, 2008.

GONÇALVES, A. B. C.; SOARES, F. M.; ALVIM, R. O.; MOURÃO-JUNIOR, C. A.; DE OLIVEIRA, C. M. Dengue, Zika e Chikungunya: o combate começa nas escolas. Experiência. Revista Científica de Extensão, v. 2, n. 2, p. 76-87, 2016.

GONÇALVES, A. B. C.; SOARES, F. M.; ALVIM, R. O.; MOURÃO-JUNIOR, C. A.; DE OLIVEIRA, C. M. Análise de uma intervenção comunitária para crianças: A promoção da saúde do Idoso e o projeto coraçõezinhos de Baependi. Revista Interfaces UFMG, v. 5 n. 2, p. 211-229, 2017.

HEILMAN, K. M. Possible brain mechanisms of creativity. Archives of Clinical Neuropsychology. v. 31, n. 4, p. 285-296, 2016.

LIU, H. Y.; WANG, I. T. Creative teaching behaviors of health care school teachers in Taiwan: mediating and moderating effects. BMC Medical Education, v. 19, a186, 2019.

MADUREIRA, M. F.; PEIXOTO, L. M. M.; HARAMOTO, H.; SIBREIRA, N. P.; PEREIRA, N. S.; FERREIRA, R. N.; PEREIRA, L. S.; ALVIM, R. O.; MOURÃO, C. A. JR.; OLIVEIRA, C. M. Coraçõezinhos de Baependi na educação em saúde através da metodologia participativa: relato de experiência. Revista Conexão UEPG, v. 12, n. 3, p. 400-411, 2016.

MAIA, E. R.; JUNIOR, J. F. L.; PEREIRA, J. S.; ELOI, A. C.; GOMES, C. G.; NOBRE, M. M. F. Validação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da saúde alimentar infantil. Revista de Nutrição, v. 25, n. 1, p. 79-88, 2012.

MENDIS, S.; PUSKA, P.; NORRVING, B.; WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global atlas on cardiovascular disease prevention and control. World Health Organization, Geneva, 2011.

PEDROSA, I. L.; LIRA, G. A. D.; OLIVEIRA, B. D.; SILVA, M. D. S. M. L.; SANTOS, M. B. D.; SILVA, E. A. D.; FREIRE, D. M. C. Use of active methods in the technical training of community health agents. Trabalho, Educação e Saúde, v. 9, n. 2, p. 319-332, 2011.

PIAGET, J. Biologia e Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1996.

RESNICK, M. All I really need to know (about creative thinking) I learned (by studying how children learn) in kindergarten. In: ACM SIGCHI Conference on Creativity & Cognition, 6th. Proceedings…Washington, DC: Association for Computing Machinery. p. 1-6, 2007.

RESNICK, M. Give P’s a chance: Projects, peers, passion, play. In: Constructionism and creativity: International Constructionism Conference, 3rd, Proceedings... Austrian Computer Society, Vienna, p. 13-20, 2014.

RESNICK, M.; ROBINSON, K. Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. [S. l.]: MIT Press, 2017.

SOARES, F. M.; GONÇALVES, A. B. C.; ALVIM, R. O.; MOURÃO, C. A. JR.; OLIVEIRA, C. M. Conscientização infantil: abordagem lúdica sobre utilização de recursos naturais. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 3, p. 87-92, 2017a.

SOARES, F. M.; GONÇALVES, A. B. C.; ALVIM, R. O.; MOURÃO, C. A. JR.; OLIVEIRA, C. M. Método educacional infantil na prevenção e combate à dengue, zika vírus e Chikungunya. Revista Conexão em Foco, v. 1, n. 13, p. 55-63, 2017b.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Museu do Coração. [S. L.]: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2008. Disponível em: < http://www. cardiol.br/museudocoracao/2008/museu.asp >, acesso em 05 jun. 2018.

WALLERSTEIN, N.; DURAN, B. Community-based participatory research contributions to intervention research: the intersection of science and practice to improve health equity. American Journal of Public Health, v.100, n. 1, p. 40-46, 2010.

WANG, H.; NAGHAVI, M.; ALLEN, C.; BARBER, R. M.; BHUTTA, Z .A.; CARTER, A.; CASEY, D. C.; CHARLSON, F. J.; CHEN, A. Z.; COATES, M. M.; COGGESHALL, M. Global, regional, and national life expectancy, all-cause mortality, and cause-specific mortality for 249 causes of death, 1980–2015: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2015. The Lancet, v. 388, n. 10053, p. 1459-1544, 2016.

WYNN, T. A.; TAYLOR-JONES, M. M.; JOHNSON, R. E.; BOSTICK, P. B; FOUAD, M. Using community-based participatory approaches to mobilize communities for policy change. Family & Community Health, v. 34, n. 1S, p. S102-S114, 2011.

Publicado
10-12-2019
Como Citar
OLIVEIRA, C.; BRITO, R.; GONÇALVES, A. B.; COELHO, P.; BERMUDEZ, B. E.; TIZZOT, E. L.; ALVIM, R.; MOURÃO JUNIOR, C. A. AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 183-190, 10 dez. 2019.
Seção
Artigos