SUBMISSÕES À REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Nota de Esclarecimento

04-05-2020

Observamos nas últimas semanas um acentuado aumento de submissões de manuscritos na Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU), possivelmente como subproduto do processo de quarentena relacionado ao COVID 19. Infelizmente, a qualidade da maioria dos textos submetidos fica bem aquém das expectativas da revista, além do não atendimento às Diretrizes para Autores. Salientamos que, no momento, em função da sobrecarga sobre a equipe editorial, QUALQUER divergência em relação às normas ensejará REJEIÇÃO SUMÁRIA. No momento, mais de 80% das submissões estão sendo rejeitadas.

Com frequência, observa-se também o recebimento de produção textual que, ao que tudo indica, é elaboração de acadêmicos com pouca experiência em redação técnica, o que leva à numerosos erros de estilo, formato científico, e adequação às normas. Esta situação também conduz à rejeição sumária dos artigos. Recomenda-se expressamente que co-autores com maior experiência revisem a versão final do manuscrito antes do envio.

Entre os motivos mais frequentes de rejeição, estão a baixa qualidade linguística (erros de pontuação, gramática e ortografia, uso de linguagem coloquial), a formatação inadequada das referências e citações, a não indicação de avaliadores em potencial (item 7 das Diretrizes para Autores), e a ausência de informações claras sobre os projetos de extensão envolvidos e sua equipe.

Outra deficiência frequente dos artigos é a pouca profundidade da Discussão, que não contempla a extensão universitária em si, sem cotejar as experiências com outras similares de extensão universitária, no caso de relatos. A RBEU não é um mero repositório ou arquivo de relatórios de projetos.

Por fim, esclarecemos que somente produções de alto nível serão aceitas na Revista Brasileira de Extensão Universitária.

Geraldo Ceni Coelho

Editor -Chefe