RECUPERAÇÃO DA QUALIDADE ESTRUTURAL DO SOLO PELO USO DE PLANTAS DE COBERTURA DE INVERNO E SEU EFEITO SOBRE A DINÂMICA DA ÁGUA E PRODUTIVIDADE DO MILHO

  • Ismael Skalinski Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
  • Cleidimar Gersone Steinke Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
  • Douglas Rodrigo Kaiser Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Resumo

A utilização de espécies vegetais com a finalidade para formação de uma cobertura de solo pode trazer inúmeros benefícios, melhorando a estrutura do solo e com isso favorecendo sua aeração e a dinâmica da água. Os sistemas de plantio direto que adotam um sistema de rotação de culturas proporcionam melhorias para o solo, especialmente referente aos aspectos físicos, não deixando o solo suscetível a degradação através de processos erosivos, reduzindo o desenvolvimento de pragas, doenças e plantas daninhas. Portanto, este trabalho possui como objetivo avaliar o efeito de diferentes espécies de plantas de cobertura de inverno sobre a estrutura e a dinâmica da água do solo em área sob implantação do sistema plantio direto.

Biografia do Autor

Cleidimar Gersone Steinke, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
Aluno da graduação do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.
Douglas Rodrigo Kaiser, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
Professor do curso de Agronomia da UFFS, Campus Cerro Largo.
Publicado
14-09-2018
Como Citar
SKALINSKI, Ismael; STEINKE, Cleidimar Gersone; KAISER, Douglas Rodrigo. RECUPERAÇÃO DA QUALIDADE ESTRUTURAL DO SOLO PELO USO DE PLANTAS DE COBERTURA DE INVERNO E SEU EFEITO SOBRE A DINÂMICA DA ÁGUA E PRODUTIVIDADE DO MILHO. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8775>. Acesso em: 16 jan. 2019.