ESTUDO DE EXTRATOS ÁCIDOS E METANÓLICOS OBTIDOS A PARTIR DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA COMO ANTIOXIDANTE PARA BIODIESEL

  • Rafael Theisen UFFS- Campus Realeza
  • André Lazarin Gallina

Resumo

Ao contrário dos combustíveis fósseis, que são relativamente inertes, o biodiesel apresenta na composição química, compostos insaturados, que atribuem a característica de degrada-se rapidamente pela ação do ar atmosférico, da radiação luminosa, temperatura, umidade, contaminantes inorgânicos ou microbianos e por consequência, a oxidação do biodiesel diminui a qualidade do mesmo. Assim para minimizar a degradação são adicionados antioxidantes, sendo que os provenientes da biomassa têm ganhando maior atenção das pesquisas científicas. Diante disso, o resíduo da indústria cervejeira possui características e potencial como antioxidante natural.  O objetivo geral, deu-se em avaliar atividade antioxidante em biodiesel de extratos ácidos e metanólicos obtidos a partir do resíduo da indústria cervejeira. Desse modo, apresento no resumo os resultados obtidos pela pesquisa, ja aiantando que para o resíduo cervejeiro utilizado neste estudo demonstrou possuir atividade antioxidante, pincipalmente relacionado aos extratos ácidos, visto que na concentração de 15g.L-1, obteve-se valores de TI maiores que o dobro dos TI do biodiesel sem antioxidante.
Publicado
24-09-2018
Como Citar
THEISEN, Rafael; GALLINA, André Lazarin. ESTUDO DE EXTRATOS ÁCIDOS E METANÓLICOS OBTIDOS A PARTIR DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA COMO ANTIOXIDANTE PARA BIODIESEL. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8770>. Acesso em: 20 jan. 2019.