SUCESSÃO FAMILIAR E GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DO ASSENTAMENTO NOVO SARANDI/ RS

  • Lana Carolini da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Valdecir José Zonin Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente estudo caracteriza-se como uma atividade de pesquisa e extensão ao mesmo tempo. Instituiu-se em âmbito de estudos, os temas da agricultura familiar e juventude rural, mais especificamente aspectos relacionados à sucessão na agricultura familiar. A metodologia se deu pelo desenvolvimento de um projeto de pesquisa e extensão, apoiado pela FAPERGS RS, junto ao assentamento de Novo Sarandi RS. Os dados foram extraídos por meio de entrevistas diretas com 27 famílias que representaram 90% do total das famílias presentes nesta comunidade, verificando-se in loco, os desafios ligados à sucessão na agricultura familiar, em especial aspectos ligados à gestão das unidades produtivas.
Com os dados da pesquisa, pode-se concluir, que mesmo sendo um assentamento fruto da reforma agrária, que tem seus princípios baseados na promoção da sucessão familiar, o assentamento Novo Sarandi tem a base de suas atividades voltada à produção de grandes culturas, em especial as commodities como soja, milho e trigo, o que faz com que o módulo de terra das famílias, não seja suficiente para manter os jovens nas propriedades.
Considera-se finalmente a ocorrência de processo acelerado de envelhecimento da população local da entrevista, a migração efetiva da juventude rural para ambientes urbanos, cujo retorno é incerto, embora ocorra a crescente preocupação com o seu futuro. Destacando-se por fim o olhar das famílias que ainda creem em soluções e mudanças deste contexto, especialmente por meio da gestão de políticas públicas mais eficazes das que existem hoje.
Publicado
14-09-2018
Como Citar
DA SILVA, Lana Carolini; ZONIN, Valdecir José. SUCESSÃO FAMILIAR E GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DO ASSENTAMENTO NOVO SARANDI/ RS. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8739>. Acesso em: 16 jan. 2019.