ADSORÇÃO E DESSORÇÃO MONO E MULTICOMPONENTE DE METAIS PESADOS PRESENTES EM EFLUENTES, UTILIZANDO ADSORVENTE DE BAIXO CUSTO EM COLUNA DE LEITO FIXO

  • Gabriel Andre Tochetto Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Adriana Dervanoski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Gean Delise Leal Pasquali Vargas Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Francine Caldart Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Danieli Brandler Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

O presente trabalho estudou a remoção destes metais em reator batelada e coluna de leito fixo, utilizando como adsorvente o coco de Jerivá (Syagrus romanzoffiana). O adsorvente foi caracterizado físico-quimicamente, além da realização dos testes BET, BJH e MEV. As isotermas de adsorção foram realizadas com 0,2 g de adsorvente, sob agitação de 150 rpm, 231ºC e sob concentrações de 20 à 100 mg L-1. Os dados experimentais foram ajustados por dois modelos de isotermas de adsorção, sendo que o modelo de Langmuir se ajustou melhor aos dados experimentais. A maior capacidade de adsorção em reator batelada foi encontrada para o Cd2+, seguido pelo Cu2+, Zn2+ e Ni2+. Os experimentos em coluna de leito fixo foram realizados para cada metal com uma concentração de 25 mg L-1, 7 cm de altura de leito e uma vazão de 10 mL min-1. Através das curvas de ruptura observa-se que em 11 h o leito não conseguiu mais adsorver Zn2+, em 12 h, 16 h e 22h ocorreu à saturação do Cd2+, Cu2+ e Ni2+ respectivamente.

Biografia do Autor

Gabriel Andre Tochetto, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Acadêmico do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Atualmente é Diretor de Projetos na empresa EngTech Jr. - Soluções Ambientais e Tesoureiro do Diretório Acadêmico Anderson Mossi. É bolsista de iniciação científica pelo CNPq. Trabalha junto ao Laboratório de Efluentes e Resíduos da UFFS em projetos de pesquisa nas áreas de tratamento de efluentes, principalmente processos de adsorção de mono e multicomponentes.
Adriana Dervanoski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Adriana Dervanoski é graduada em Engenharia Química (2006); possui mestrado em Engenharia Química (2009) e Doutorado em Engenharia Química (2012), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Em 2013 realizou Pós-Doutorado na Oregon State University - USA, na linha de pesquisa de Fenômenos de Transporte em Sistemas Multifásicos. Atualmente é professora Adjunta C da Universidade Federal da Fronteira Sul campus de Erechim - RS. Tem experiência na área de Fenômenos de Transporte em Sistemas Multifásicos, Termodinâmica, Operações Unitárias, processos envolvendo Adsorção, Tratamento de Águas e Efluentes, Biotecnologia, Fermentações e aplicação de Simulação Numérica desses processos.  
Gean Delise Leal Pasquali Vargas, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Possui graduação em Química pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004) e doutorado em Engenharia Química na área de concentração de Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos pela Universidade Federal Santa Cartarina (2008). Tem experiência na área de Química, Engenharia Química, com ênfase em tratamento de águas residuárias, principalmente nos seguintes temas: Tratamento de efluentes através de processos de biorremediação (enzimas e ou biofilmes), processos físico-químicos (oxidativos avançados) e adsorção. Reutilização de rejeitos sólidos para a produção de materiais adsorventes. Professora Adjunto IV e pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Docente permanente do programa de Pós- graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Federal Fronteira Sul.
Francine Caldart, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária
Danieli Brandler, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Erechim). Participa de projetos de Iniciação Científica na área de adsorção de mono e multicomponentes. Trabalha atualmente nos projetos: Desenvolvimento de adsorvente de baixo custo, adsorção mono e multicomponente e dessorção de metais pesados tais como cádmio, zinco, níquel, e cobre de efluentes utilizando reator batelada e com processos fotocatalíticos aplicados a remediação ambiental na Universidade do Porto, e também é Sócia-Fundadora da EngTech Jr. Soluções Ambientais, empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS - campus Erechim.
Publicado
17-09-2018
Como Citar
TOCHETTO, Gabriel Andre et al. ADSORÇÃO E DESSORÇÃO MONO E MULTICOMPONENTE DE METAIS PESADOS PRESENTES EM EFLUENTES, UTILIZANDO ADSORVENTE DE BAIXO CUSTO EM COLUNA DE LEITO FIXO. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8732>. Acesso em: 16 jan. 2019.