MULHERES FORTES: O CONTO AFRICANO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA

  • Mithiele Da Silva Scarton UFFS- Cerro Largo
  • Demétrio Alves Paz Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Resumo

O presente projeto analisa a produção contística de cinco escritoras africanas de língua portuguesa com o intuito de perceber as diferentes representações que a mulher adquire nos textos literários. Investigamos uma escritora de cada um dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa): Andrea Fernandes, Dina Salústio, Olinda Beja, Paulina Chiziane e Sónia Gomes, representando respectivamente Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes primárias (os textos literários das escritoras, pelo menos uma obra de cada autora) e fontes secundárias (estudos sobre as autoras em revistas acadêmicas, anais de congressos e livros), apresentamos questionamentos acerca da condição da mulher nos textos de Paulina Chiziane, Olinda Beja e Dina Salústio, no que diz respeito às escolhas que essas mulheres fizeram, ou não puderam fazer em suas vidas. Dessa forma, estabelecemos analogias entre os contos, que se relacionam por seu viés temático, tendo como eixo principal o papel ativo, ou não, da mulher em suas escolhas pessoais. Percebemos, frente à condição das personagens nas obras, que elas, por vezes, têm seus sonhos tirados ou que a luta por eles é tão mais sofrida do que seria para os homens. Portanto, faz-se importante reconhecer a força que a sociedade, historicamente e ideologicamente patriarcal, influencia na descoberta da mulher enquanto sujeito independente.

##submission.authorBiography##

Demétrio Alves Paz, Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.
Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Coordenador do projeto “Mulheres fortes: O conto africano de língua portuguesa de autoria feminina”, financiado pela FAPERGS. Doutor em Letras, UFFS, campus Cerro Largo – RS
Publicado
13-09-2018
Como Citar
SCARTON, Mithiele Da Silva; PAZ, Demétrio Alves. MULHERES FORTES: O CONTO AFRICANO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8689>. Acesso em: 16 jan. 2019.