“THE EHEALTH LITERACY SCALE” (eHEALS) – INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE

  • Kaiane Fatima Maschio Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Agnes de Fátima Pereira Cruvinel

Resumo

A alfabetização em saúde eletrônica (eHealth) trata das capacidades individuais em buscar, encontrar, avaliar, integrar e aplicar o conhecimento em saúde adquirido diretamente de meios eletrônicos diversos. O presente estudo apresenta como objetivos: realizar a tradução e a adaptação transcultural do instrumento “The eHealth Literacy Scale” (eHEALS) para a língua portuguesa do Brasil; e validar a versão brasileira do eHEALS para utilização em estudos da área de saúde. O instrumento foi traduzido para o português e retro-traduzido para o inglês por quatro tradutores independentes. Para avaliar a necessidade de adaptações, a versão inicial foi aplicada a 20 voluntários com diferentes níveis de escolaridade. Posteriormente, 400 estudantes de nível superior, com idades entre 18 e 50 anos, foram recrutados como voluntários. Quatro instrumentos foram aplicados: a) eHEALS, b) um questionário com questões demográficas, socioeconômicas, de utilização de informações de saúde, estilo de vida saudável e da autopercepção da saúde, c) Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14), e d) questionário de Qualidade de Vida SF36. A versão brasileira do instrumento eHEALS encontra-se traduzido e validado. Novos estudos são necessários para aplicar o instrumento na mensuração de diferentes contextos em saúde para avaliar a capacidade relacionadas à alfabetização em saúde eletrônica
Publicado
17-09-2018
Como Citar
MASCHIO, Kaiane Fatima; PEREIRA CRUVINEL, Agnes de Fátima. “THE EHEALTH LITERACY SCALE” (eHEALS) – INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8687>. Acesso em: 20 jan. 2019.