ESTILOS DE PENSAMENTO DE LICENCIANDOS E PROFESSORES EGRESSOS DOS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFFS – CAMPUS CERRO LARGO/RS

  • Martinho Kroetz Universidade federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fabiane de Andrade Leite

Resumo

Os estilos de pensamento de professores na área de Ciências da Natureza (CN) é o foco deste texto que tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico que contemple as compreensões de pesquisadores acerca da categoria estilo de pensamento de Ludwick Fleck (2010). Foram investigadas dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e Dissertações, no período de 1995 até 2016.  Por meio da análise de conteúdo foram encontradas oito teses e nove dissertações com o descritor “estilo pensamento”. Após a leitura na íntegra, os artigos foram organizados em três categorias que relacionam as compreensões acerca dos estilos de pensamento e as perspectivas da racionalidade na formação de professores, sendo elas: técnica, prática e crítica. O processo de análise possibilita depreender que o estilo de pensamento crítico predomina nas discussões apresentadas nas pesquisas brasileiras, o que pode contribuir para qualificar o desenvolvimento de ações formativas na área de Ciências da Natureza.
Publicado
14-09-2018
Como Citar
KROETZ, Martinho; LEITE, Fabiane de Andrade. ESTILOS DE PENSAMENTO DE LICENCIANDOS E PROFESSORES EGRESSOS DOS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFFS – CAMPUS CERRO LARGO/RS. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8669>. Acesso em: 16 jan. 2019.