AVALIAÇÃO DAS ENZIMAS DO SISTEMA PURINÉRGICO EM PACIENTES SOROPOSITIVOS PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV) PRIVADOS DE LIBERDADE APÓS SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D.

  • Alessandra Paiz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Filomena Marafon
  • Aline Mânica
  • Beatriz da Silva Rosa Bonadiman
  • Margarete Dulce Bagatini

Resumo

No início da década de 80 os primeiros casos da Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS) passaram a ser identificados no mundo, ocasionada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Com os avanços na saúde e a disponibilidade de tratamentos antirretrovirais, identificou-se uma importante redução de morbidade e mortalidade ligadas ao HIV/AIDS. Porém, no Brasil, nos últimos 10 anos a irregularidade relacionada à adesão ao tratamento antirretroviral tem se configurado como um problema de saúde pública. Portanto este estudo teve como objetivo avaliar as alterações das enzimas do sistema purinérgico em pacientes soropositivos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), privados de liberdade devido à suplementação com vitamina D. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, desenvolvido em um Complexo Prisional do Oeste do estado de Santa Catarina, composto por um grupo teste e um grupo controle, suplementados com vitamina D. A realização de estudo foi de extrema importância para verificar as concentrações das enzimas do sistema purinérgico em pacientes HIV positivos antes e após a suplementação com VD, colaborando com os estudos que visam obter uma melhora na qualidade de vida da população HIV positiva, uma população que necessita cuidados singulares tendo em vista a gravidade desta situação.

##submission.authorBiography##

Alessandra Paiz, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Alessandra Paiz, acadêmica do curso de graduação em efermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó/SC.
Publicado
17-09-2018
Como Citar
PAIZ, Alessandra et al. AVALIAÇÃO DAS ENZIMAS DO SISTEMA PURINÉRGICO EM PACIENTES SOROPOSITIVOS PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV) PRIVADOS DE LIBERDADE APÓS SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA D.. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8646>. Acesso em: 16 jan. 2019.