INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO CUIDADO DE ENFERMAGEM SOBRE A MELHORIA DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

  • joslaine Bicicgo Berlanda UFFS
  • Bruna Tyciane Muller Narzetti UFFS
  • Crhis Netto de Brum UFFS

Resumo

Este resumo objetiva comparar os parâmetros vitais de crianças e adolescentes hospitalizados que receberam a Intervenção Assistida por Animais (IAA) com os que receberam apenas o cuidado padrão desenvolvido pelas unidades pediátricas. Diante disso, apoiou-se em um estudo do tipo experimental, piloto, segundo modelo pré-teste e pós-teste, o qual correu em um Hospital da região Oeste de Santa Catarina. Considerando a importância da ludicidade no cuidado pediátrico, utilizou-se a IAA como estratégia de humanização do ambiente hospitalar. Essas ações compreenderam a prática da Cinoterapia, onde o Cão-terapeuta atuou como mediador do processo de cuidado. Assim, apesar deste estudo não apresentar benefícios fisiológicos significativos, pode-se afirmar, que a Cinoterapia é uma experiência prazerosa para crianças e adolescentes hospitalizados, e que sua inserção em ambientes hospitalares como recurso lúdico ultrapassa métodos padronizados no campo profissional e acadêmico, resultando em uma melhora nas habilidades sociais, na afetividade, na comunicação e no alívio da dor e desconforto dos participantes.

Biografia do Autor

joslaine Bicicgo Berlanda, UFFS
Acadêmica da 6° fase do curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, Bolsista.
Bruna Tyciane Muller Narzetti, UFFS
Enfermeira. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFSC. Foi bolsista da referida pesquisa.
Crhis Netto de Brum, UFFS
Doutora em Enfermagem. Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, Orientadora, integrante do Grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS).
Publicado
17-09-2018
Como Citar
BERLANDA, joslaine Bicicgo; MULLER NARZETTI, Bruna Tyciane; DE BRUM, Crhis Netto. INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO CUIDADO DE ENFERMAGEM SOBRE A MELHORIA DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8627>. Acesso em: 20 jan. 2019.