EFEITO DA FREQUÊNCIA DE CAPINAS SOBRE O CRESCIMENTO E ATRIBUTOS DE PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA BATATA-DOCE CULTIVADA EM DIFERENTES SISTEMAS DE PLANTIO

  • Lucas Andrey Schwerz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Sandra Petry UFFS
  • Rosiane Berenice Nicoloso Denardin UFFS
  • Siumar Pedro Tironi UFFS

Resumo

A batata-doce (Ipomoea batatas) possui habito de crescimento rasteiro, consequentemente baixa capacidade competitiva com plantas daninhas. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o crescimento e produção de batata-doce submetida a sistemas de cultivo e intensidades de capina. O experimento foi conduzido na área experimental da UFFS, campus Chapecó. Os tratamentos foram formados por um fatorial 2x4, o primeiro fator constituído por sistemas de cultivo (convencional e mínimo) e o segundo por intensidades de capina (zero, uma e três capinas e testemunha limpa). Avaliou-se a porcentagem de cobertura do solo pela cultura; comprimento médio de ramos (CMR); número de ramos (NRP) e tubérculos por planta (NTP). Os dados foram submetidos à análise de variância, quando significativos, foram comparados pelo teste de Tukey (p≤0,05). Observou-se interação entre os fatores para todas as variáveis. Nas variáveis CS, NRP e CMR, no cultivo convencional, quando não realizada nenhuma capina houve os menores valores. O NTP, no cultivo convencional, não foi influenciado pela intensidade de capinas. Já no cultivo mínimo, essa variável apresentou inferior quando não realizado capinas ou quando realizado apenas uma capina. Com isso, o controle das plantas infestantes deve ser realizado para que não comprometa do crescimento e produção de tubérculos de batata-doce.
Publicado
17-09-2018
Como Citar
SCHWERZ, Lucas Andrey et al. EFEITO DA FREQUÊNCIA DE CAPINAS SOBRE O CRESCIMENTO E ATRIBUTOS DE PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA BATATA-DOCE CULTIVADA EM DIFERENTES SISTEMAS DE PLANTIO. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8576>. Acesso em: 16 jan. 2019.