DA VERITÀ EFFETUTUALE À LIBERA LIBERTÀ OU CONFLITO E LIBERDADE EM MAQUIAVEL

  • Rodrigo Chaves de Mello Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA)

Resumo


Partindo do debate com o campo do Republican revival, este artigo tem por objetivo refletir sobre o significado do tema da liberdade no pensamento político de Nicolau Maquiavel. Defendendo que o pensamento de Maquiavel tem suas raízes em uma articulação entre a cultura trágica grega e a proposição de uma dinâmica política democrática, interpretaremos a liberdade como a resultante de um jogo que define as instituições políticas como locus de responsividade às demandas inauguradas pelos conflitos que estruturam a vida social.
 

##submission.authorBiography##

Rodrigo Chaves de Mello, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA)
Professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) e membro dos grupos de pesquisa “Anticapitalismo e Sociabilidades Emergentes” e “Democracia, Instituições e Participação Social”.  
Publicado
10-12-2017
Como Citar
MELLO, Rodrigo Chaves de. DA VERITÀ EFFETUTUALE À LIBERA LIBERTÀ OU CONFLITO E LIBERDADE EM MAQUIAVEL. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 55-81, dez. 2017. ISSN 2358-0666. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/9082>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Seção
Artigos