RECICLANDO PRÁTICAS E SABERES CONTEMPORÂNEOS: A RECICLAGEM COMO UMA FORMA DE REINSERÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE UMA ECO-CIDADANIA

  • Mauro Meirelles
  • Daiane Schwengber
  • Luciana Hoppe
  • Simone Sperhacke
Palavras-chave: Educação, Cidadania, Eco-cidadania, Reciclagem, Catadores

Resumo

O presente artigo aborda a questão da reciclagem de lixo, focando-se na figura dos catadores e seu papel enquanto promotora de melhoria da qualidade ambiental. Discorre sobre o tema da eco-cidadania, da psicologia do compromisso e do desenvolvimento de valores democráticos. Além disso, aborda os catadores, seu trabalho, renda e cidadania, a partir de uma perspectiva histórica. Desta forma, discute-se no decorrer do texto a atividade de reciclagem num contexto de promoção de uma eco-cidadania. Nesse sentido, a partir de uma ação desenvolvida com 15 catadoras de cinco cooperativas da Região Metropolitana de Porto Alegre, que se focava na promoção de sua autoestima e empoderamento, busca-se colocar em evidência a importância da educação enquanto um elemento promotor de emancipação e promoção da cidadania.

 

Biografia do Autor

Mauro Meirelles

Doutor em Antropologia e Pós-Doutorando em Ciências Sociais da Unisinos.

 

Daiane Schwengber

Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais e Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle.

Luciana Hoppe

 

Mestre em Administração e professora da Uniritter.

 

Simone Sperhacke

Mestre em Design e Tecnologia e Doutoranda em Design da UFRGS.

Publicado
09-07-2016
Como Citar
MEIRELLES, M.; SCHWENGBER, D.; HOPPE, L.; SPERHACKE, S. RECICLANDO PRÁTICAS E SABERES CONTEMPORÂNEOS: A RECICLAGEM COMO UMA FORMA DE REINSERÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE UMA ECO-CIDADANIA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 3, n. 1, p. 99-118, 9 jul. 2016.