PATERNIDADE E EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA

SUBSÍDIOS INTERGERACIONAIS

  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: paternidade, intergeracional, lazer, educação

Resumo

Os compromissos parentais vão além de prover insumos para as condições adequadas de viver, abarcando, inclusive as estratégias de estímulo ao desenvolvimento saudável de crianças e jovens. Neste sentido, a educação para e pelo lazer, realizada de modo intergeracional, se torna elemento fundamental para esse processo. Entretanto, nem todos os pais estão cientes de como contribuir para a aquisição de hábitos saudáveis envolvendo o lazer.  Este estudo teve por objetivo oferecer proposições de atividades intergeracionais, pautadas na educação para e pelo lazer, subsidiando e complementando os ditames da paternidade atenta, participativa e compromissada. O estudo teve uma natureza qualitativa, de caráter descritivo, com base em relato de experiência sobre a realização de um curso de formação docente em Sinop/MT, no qual foram propostas as atividades intergeracionais referentes a geocaching, construção de brinquedos e atividades esportivas, como slackline, “basquetão” e “vôlei de lençol”, para serem realizadas na escola, reunindo pais e filhos. Os dados reiteram a importância da valorização do lazer como direito social, difundindo a educação para e pelo lazer como formas de minimizar as barreiras sociais do lazer e ressignificar o papel imprescindível da paternidade participativa na criação de hábitos saudáveis.

Publicado
29-02-2024
Como Citar
SILVA, C.; SCHWARTZ, G. PATERNIDADE E EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 10, n. 2, p. 27-43, 29 fev. 2024.
Seção
Artigos - Dossiê