PATERNIDADE E EDUCAÇÃO PARA E PELO LAZER NA ESCOLA
SUBSÍDIOS INTERGERACIONAIS
Resumo
Os compromissos parentais vão além de prover insumos para as condições adequadas de viver, abarcando, inclusive as estratégias de estímulo ao desenvolvimento saudável de crianças e jovens. Neste sentido, a educação para e pelo lazer, realizada de modo intergeracional, se torna elemento fundamental para esse processo. Entretanto, nem todos os pais estão cientes de como contribuir para a aquisição de hábitos saudáveis envolvendo o lazer. Este estudo teve por objetivo oferecer proposições de atividades intergeracionais, pautadas na educação para e pelo lazer, subsidiando e complementando os ditames da paternidade atenta, participativa e compromissada. O estudo teve uma natureza qualitativa, de caráter descritivo, com base em relato de experiência sobre a realização de um curso de formação docente em Sinop/MT, no qual foram propostas as atividades intergeracionais referentes a geocaching, construção de brinquedos e atividades esportivas, como slackline, “basquetão” e “vôlei de lençol”, para serem realizadas na escola, reunindo pais e filhos. Os dados reiteram a importância da valorização do lazer como direito social, difundindo a educação para e pelo lazer como formas de minimizar as barreiras sociais do lazer e ressignificar o papel imprescindível da paternidade participativa na criação de hábitos saudáveis.
Copyright (c) 2024 Cinthia Lopes da Silva, Gisele Maria Schwartz
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