GLOBALIZAÇÃO E ESPORTE DE AVENTURA DO CONTEXTO DO LAZER NA ESCOLA

O QUE DIZ O CHATGPT?

Palavras-chave: Globalização, Lazer, Esporte, Aventura, Escola

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar o conteúdo expresso no Chat GPT sobre esportes de aventura na escola. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, feita com a inserção das palavras de busca “definição de esportes de aventura”, para compreender o conceito e “esportes de aventura na escola”, explorando essa associação. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e indicam uma versão simplificada e minimizada do conceito, em que as atividades foram associadas apenas ao ambiente ao ar livre, em detrimento de outros ambientes de prática, como o indoor e o virtual. Houve ênfase sobre a vivência de desafios e possíveis riscos físicos e mentais. Foram citados exemplos de atividades de terra, água, ar e gelo e mencionada a importância de treinamento adequado para a prática segura. Sobre a inclusão dos esportes de aventura na escola, houve a menção aos benefícios nos níveis físico, cognitivo e social, além das possibilidades de ampliar as habilidades emocionais, de comunicação, trabalho em equipe, liderança e superação de limites. As informações guardam certa coerência com os estudos da área, porém denotam-se a limitação e a superficialidade dessas informações, ainda que a globalização possa favorecer mais amplitude de informações.

Biografia do Autor

Viviane Kawano Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro/SP (2001), Especialização em Atividade Física e Qualidade de Vida, pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2003), Mestrado em Ciências da Motricidade (2006), na área de Pedagogia da Motricidade Humana e Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, na área de Tecnologias nas dinâmicas culturais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, campus de Rio Claro/SP. É docente do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de Jales (UNIJALES). É docente do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (UNIFUNEC), do curso de Bacharelado em Educação Física.É coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de Jales (UNIJALES). Atualmente é Diretora de Graduação do Centro Universitário de Jales (UNIJALES). É membro pesquisadora do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). 

Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP. Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP. Especialista em Fisiologia do Exercício, Musculação e Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos. Graduada em Educação Física - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (FISMA). Pesquisadora do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer/GERE/UFU, Uberlândia/MG e do LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE/FEF-UnB. 

Gisele Maria Schwartz, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (IPUSP, 1997) e Livre Docência em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2004). Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (UQTR, 2011). Estágio Pós-Doutoral Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (UoB, 2013), Estágio Pós-Doutoral Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (FMH-UL, 2016). Professora Adjunto aposentada na UNESP. Orientou nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Motricidade,e em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Temas de interesse: Psicologia do lazer, Atividades de aventura, Lazer virtual, Inovação e empreendedorismo no Lazer, Gamificação e Educação Física, Atitude e conduta lúdicas, Marketing experiencial, Ética e saúde, Gestão da informação sobre lazer, Criatividade e Audiovisualidades na dança. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer (DEF/IB/UNESP-Rio Claro), Membro do CEDD-NF - Centro de Estudos de Desenvolvimento do Desporto Noronha Feio, na FMH - Universidade de Lisboa, Membro do GPAD/UFSM - Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança.

Publicado
27-10-2023
Como Citar
DIAS, V.; TEODORO, A. P.; SCHWARTZ, G. GLOBALIZAÇÃO E ESPORTE DE AVENTURA DO CONTEXTO DO LAZER NA ESCOLA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 10, n. 1, p. 10-23, 27 out. 2023.