DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE SABERES SOBRE O TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO

  • Patrícia Tassi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Richit Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Saberes docentes, Docência nos anos iniciais, Trabalho infantil doméstico, Estado do Conhecimento

Resumo

O artigo, que é recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal da Fronteira Sul, apresenta uma pesquisa de Estado do Conhecimento que buscou identificar perspectivas e tendências acerca dos saberes experienciais docentes relacionados ao trabalho infantil doméstico, subjacentes às teses e dissertação produzidas em programas brasileiros de pós-graduação. A busca pelos trabalhos deu-se junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a partir dos descritores saberes experienciais docentes e trabalho infantil doméstico, delimitando sua identificação aos títulos das teses e dissertações publicadas até o ano de 2019. Os documentos encontrados foram analisados, centrando-se na leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, sendo a seguir organizados de acordo com os aspectos evidenciados em relação a dois temas principais, nomeadamente, saberes docentes e trabalho infantil doméstico

Biografia do Autor

Patrícia Tassi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS.

Bacharel em Direito pela UPF.

Publicado
27-10-2023
Como Citar
TASSI, P.; RICHIT, A. DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DE SABERES SOBRE O TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 10, n. 1, p. 98-112, 27 out. 2023.