A INTERDISCIPLINARIDADE NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE

UMA OBRA CONECTIVA

  • Fabiane Pedrozo Tomassini
  • Silvana Ribeiro
  • Thiago Ingrassia Pereira
Palavras-chave: Interdisciplinaridade., Paulo Freire., Conectividade., Pesquisa., Educação Popular.

Resumo

Este artigo reflete sobre a obra de Paulo Freire dentro da perspectiva interdisciplinar nas ciências humanas, tendo como objetivo explorar a hipótese de que estamos diante de um autor conectivo. Organizado por meio de pesquisa de natureza bibliográfica e um exercício de tipo “estado da arte” nos anais do Grupo de Trabalho (GT) 06 “Educação Popular” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) nas últimas quatro Reuniões Nacionais, o texto se insere no debate da educação popular e discute fundamentos da atualidade do pensamento pedagógico de Freire em relação a temas, teorias e metodologias de produção e circulação do conhecimento. O trabalho investigativo sugere que Freire é autor de uma obra conectiva, interdisciplinar e plural, demonstrando seu vigor teórico e prático em contexto histórico de ataque ao seu legado no Brasil.

Publicado
08-06-2021
Como Citar
TOMASSINI, F.; RIBEIRO, S.; PEREIRA, T. I. A INTERDISCIPLINARIDADE NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 8, n. 1, p. 12-32, 8 jun. 2021.