PSICOLOGIA CULTURAL, AUTOBIOGRAFIA E PESQUISAS EDUCACIONAIS: APLICAÇÕES EM CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

  • Elizabeth Martines
  • Maria Isabel da Silva Leme
  • Suzana Rocha Souza de Azevedo
  • Marcelo Luiz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2019v6n1.11263

Palavras-chave:

Psicologia Cultural, Autobiografia, Pesquisa Aplicada.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir os fundamentos da autobiografia
na Psicologia Cultural proposta por Jerome Bruner e divulgar pesquisas que estão
sendo realizadas em contextos escolares amazônicos apoiadas neste referencial
teórico. Consideramos o tema proposto relevante por ser a Psicologia Cultural
pouco utilizada no Brasil e a adoção na pesquisa nesta perspectiva permitir não
só uma compreensão mais completa do funcionamento psicológico, mas ainda,
a compreensão de processos sociais que diferem em sua natureza do funciona-
mento individual. Os autores representam três gerações de pesquisadores que vêm
utilizando fundamentos e métodos desta abordagem teórico-metodológica em
contextos escolares da Amazônia Legal.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

MARTINES, Elizabeth; DA SILVA LEME, Maria Isabel; SOUZA DE AZEVEDO, Suzana Rocha; DA SILVA, Marcelo Luiz. PSICOLOGIA CULTURAL, AUTOBIOGRAFIA E PESQUISAS EDUCACIONAIS: APLICAÇÕES EM CONTEXTO AMAZÔNICO. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 6, n. 1, p. 34–47, 2019. DOI: 10.36661/2358-0666.2019v6n1.11263. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/11263. Acesso em: 6 abr. 2025.