Estudos:

os vários ritmos da evolução histórica (modelo didático baseado nas teorias de F. Braudel)

  • Américo Augusto da Costa Souto Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
Palavras-chave: História, Fernand Braudel, ritmo, evolução, ensino de História

Resumo

O artigo discute três dimensões fundamentais da duração, em História, tendo por base as concepções braudelianas e os conceitos de estrutura, conjuntura e fato (évènement). É apresentado um modelo didático dessa discussão, aplicável ao ensino de História no âmbito da graduação, tendo como referência as questões próprias à História Moderna e à História Contemporânea.

Palavras-chave: História, Fernand Braudel, ritmo, evolução, ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Augusto da Costa Souto, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Prof. Titular de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Vale do Itajaí.

Publicado
06-06-2018
Como Citar
SOUTO, A. Estudos:. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 19, p. 99-129, 6 jun. 2018.
Seção
In memoriam Américo Augusto da Costa Souto