Estudos:

os vários ritmos da evolução histórica (modelo didático baseado nas teorias de F. Braudel)

Autores

  • Américo Augusto da Costa Souto Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2011n19.8111

Palavras-chave:

História, Fernand Braudel, ritmo, evolução, ensino de História

Resumo

O artigo discute três dimensões fundamentais da duração, em História, tendo por base as concepções braudelianas e os conceitos de estrutura, conjuntura e fato (évènement). É apresentado um modelo didático dessa discussão, aplicável ao ensino de História no âmbito da graduação, tendo como referência as questões próprias à História Moderna e à História Contemporânea.

Palavras-chave: História, Fernand Braudel, ritmo, evolução, ensino de História.

Downloads

Biografia do Autor

  • Américo Augusto da Costa Souto, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

    Prof. Titular de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

06-06-2018

Edição

Seção

In memoriam Américo Augusto da Costa Souto

Como Citar

SOUTO, Américo Augusto da Costa. Estudos:: os vários ritmos da evolução histórica (modelo didático baseado nas teorias de F. Braudel). Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 19, p. 99–129, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2011n19.8111. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8111. Acesso em: 6 abr. 2025.