Discutindo os protagonismos indígenas na aula de história

diálogos sobre o povo Xukuru do Ororubá em Pesqueira/PE

  • Edson Hely Silva UFP

Resumo

Apresentamos reflexões sobre uma experiência onde buscamos ressaltar os protagonismo indígenas nas aulas de história, evidenciando o povo indígena Xukuru do Ororubá habitante nos municípios de Pesqueira e Poção/PE. Partindo dos diálogos com a participação de representantes do povo indígena em sala de aula, discutindo situações para superação de pré-conceitos expressos pelos discentes em relação aos povos indígenas, desde os estereótipos físicos até questionamentos sobre os acessos dos indígenas as tecnologias. Favorecendo o ensino para além do livro didático, com uma nova abordagem sobre a temática indígena e sobre os citados indígenas, enfatizando suas mobilizações para a conquista e garantias de direitos, especificamente às terras onde habitam, para afirmação da identidade nas relações de convivência com os não índios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Eliene A. de. (Org.). Xucuru, filhos da mãe Natureza: uma história de resistência e luta. 2. ed. Olinda: CCLF/Pesqueira Prefeitura Municipal, 2002.

ALMEIDA, Maria R. C. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro, FGV, 2010.

BONIN, Iara Tatiana. Povos indígenas na rede das temáticas escolares: o que isso nos ensina sobre identidades, diferenças e diversidade? Revista Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, p.73-83, Jan./Jun. 2010.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GOMES, Luana Barth. A temática indígena na escola: ensaios de educação intercultural. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 53-69, Jan./Abr. 2012

BRASIL. Lei nº 11.645/2008. Inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 2008.

DANTAS, Mariana Albuquerque. Identidades indígenas no Nordeste. In: WITTMANN, Luísa Tombini. (Org.). Ensino (d)e história indígena. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 81-115.

GOMES, Luana Barth. Legitimando saberes indígenas na escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

LAMAS, Fernando Gaudereto; VICENTE, Gabriel Braga; MAYRINK, Natasha. Os indígenas nos livros didáticos: uma abordagem crítica. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na Educação Básica, v.2, n.1, p. 124-139, 2016.

LEAL, Caroline; ANDRADE, Lara E. (Orgs.). Guerreiras: a força da mulher indígena. Olinda, Centro Luiz Freire, 2013.

MEDEIROS, M. do C. Igreja e dominação no Brasil escravista: o caso dos Oratorianos de Pernambuco – 1659-1830. João Pessoa, Ideia, 1993.

MEINERZ, Carla Beatriz. Ensino de História, diálogo intercultural e relações étnico-raciais. Educação & Realidade, v. 42, n. 1, p. 59-77, jan./mar. 2017.

MONTEIRO, John Manuel. Armas e armadilhas. In: NOVAES, Adauto. (Org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999, p. 237-249.

NEVES, Rita de Cássia. Dramas e performances: o processo de reelaboração étnica nos rituais, festas e conflitos. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

OLIVEIRA, Kelly Emanuelly de. Construindo redes e relações: estratégias políticas no povo indígena Xukuru (PE). Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol.21(2): 235-264, 2010.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. In: OLIVEIRA, João Pacheco de. (Org.). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004, p. 13-38.

SETTE, Hilton. Pesqueira: aspectos de sua Geografia Urbana e de suas interrelações regionais. Recife, Colégio Estadual de Pernambuco, 1956.

SILVA, Edson. Índios no Nordeste: por uma história socioambiental regional. Cadernos do CEAS, v. 240, p. 117-136, 2017.

SILVA, Edson. História indígena e história socioambiental no Semiárido pernambucano: os Xukuru do Ororubá. In: SILVA, Edson H; SANTOS, Carlos Alberto da S; OLIVEIRA, Edivania Granja da S; COSTA NETO, Erando M. (Orgs.). História Ambiental e história indígena no Semiárido brasileiro. Fera de Santana/BA: UEFS Editora, 2016, p. 13-33.

SILVA, Edson Hely. Xukuru: memórias e História dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1950-1988. Tese (Doutorado em História). Campinas. Universidade Estadual de Campinas, 2008

SILVA, Edson. Povos indígenas e ensino de história: Subsídios para a abordagem da temática indígena em sala de aula. In: História e ensino. Londrina, p. 45-62, 2002.

SILVA, Maria da Penha da. Para além do dia 19 de abril: a temática indígena na escola, entre limites e possibilidades. MÉTIS: história & cultura. v. 17, n. 33, p. 81-102, jan./jun. 2017a.

SILVA, Maria da Penha da. Vozes indígenas Xukuru do Ororubá sobre a aplicação da Lei nº 11.645/2008 nas escolas municipais em Pesqueira/PE. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 08, p. 289-308, 2017b.

Publicado
18-12-2019
Como Citar
SILVA, E. Discutindo os protagonismos indígenas na aula de história. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 34, p. 61-75, 18 dez. 2019.