Discutindo os protagonismos indígenas na aula de história

diálogos sobre o povo Xukuru do Ororubá em Pesqueira/PE

  • Edson Hely Silva UFP

Resumo

Apresentamos reflexões sobre uma experiência onde buscamos ressaltar os protagonismo indígenas nas aulas de história, evidenciando o povo indígena Xukuru do Ororubá habitante nos municípios de Pesqueira e Poção/PE. Partindo dos diálogos com a participação de representantes do povo indígena em sala de aula, discutindo situações para superação de pré-conceitos expressos pelos discentes em relação aos povos indígenas, desde os estereótipos físicos até questionamentos sobre os acessos dos indígenas as tecnologias. Favorecendo o ensino para além do livro didático, com uma nova abordagem sobre a temática indígena e sobre os citados indígenas, enfatizando suas mobilizações para a conquista e garantias de direitos, especificamente às terras onde habitam, para afirmação da identidade nas relações de convivência com os não índios.

Publicado
18-12-2019
Como Citar
SILVA, E. Discutindo os protagonismos indígenas na aula de história. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 34, p. 61-75, 18 dez. 2019.