Desenvolvimentismo, Industrialização e Ensino Superior em Chapecó: bases para a criação de um movimento estudantil
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2018n32.10640Resumo
RESUMO: O artigo tem por objetivo apresentar a ligação entre expansão/interiorização do ensino e projeto desenvolvimentista, problematizar os interesses que influenciaram a implementação do ensino superior no município de Chapecó e apontar a formação de um movimento estudantil no CES/Fundeste junto a algumas de suas demandas e lutas. A análise terá como foco as décadas de 1960 e 1970, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Constata-se que a educação foi uma área estratégica para o projeto desenvolvimentista, agindo simultaneamente em duas frentes, uma em favor do capital e outra que busca reduzir problemas socias. Por sua vez, o movimento estudantil do CES/Fundeste, mesmo em estruturação, pôde gerar benefícios para o ensino superior e para o município.
Palavras-Chave: Desenvolvimentismo; CES/Fundeste de Chapecó; Movimento Estudantil.
ABSTRACT: The article aims to present the link between expansion / internalization of teaching and developmentalist project, to problematize the interests that influenced the implementation of higher education in the municipality of Chapecó and to point out the formation of a student movement at CES / Fundeste along some of its demands and fights. The analysis will focus on the 1960s and 1970s, using bibliographical and documentary research. It has been observed that education was a strategic area for the developmentalist project, acting simultaneously on two fronts, one in favor of capital and another that seeks to reduce social problems. In turn, the CES / Fundeste student movement, even in structuring, could generate benefits for higher education and for the municipality.
Keywords: Developmental; CES/Fundeste in Chapecó; Student Movement.