O Sudoeste do Paraná nos arquivos da DOPS/PR (1963-1970):

os Grupos dos Onze

  • Antonio Marcos Myskiw Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Guilherme Luís Adamczyk Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica sobre as origens, atividade e desarticulação dos “Grupos dos Onze” no Sudoeste do Paraná, com ênfase na fronteira com a Argentina, entre os anos 1963 a 1970, a partir da documentação da Delegacia de Ordem e Política Social do Paraná (DOPS/PR). A memória da Ditadura Militar no Sudoeste do Paraná torna-se conhecida. Décadas de silêncio que se descortinam, evidenciando ameaças, prisões, coação, torturas, exílios forçados em território argentino.
Palavras-chave: Sudoeste do Paraná; Grupo dos Onze, DOPS/PR.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Myskiw, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Mestre e Doutor em História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto III na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza/PR. Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH/UFFS), com sede no Campus Chapecó.
Guilherme Luís Adamczyk, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Graduado em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Mestre em História junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH/UFFS), com sede no Campus Chapecó. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Publicado
22-10-2018
Como Citar
MYSKIW, Antonio Marcos; ADAMCZYK, Guilherme Luís. O Sudoeste do Paraná nos arquivos da DOPS/PR (1963-1970):. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S.l.], n. 31, p. 138-158, out. 2018. ISSN 2238-9717. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/10567>. Acesso em: 19 nov. 2018.