Dossiê n. 37 - 2021/01 - Ensino de história em tempos de pandemia

06-12-2020

O dossiê procura abrir um espaço de reflexão sobre o "Ensino de história em tempos de pandemia". A conjuntura pandêmica colocou em xeque sociabilidades e ressaltou formas de desigualdades sociais, sentidos existenciais e modos remotos de ensino-aprendizagem na educação básica. É pertinente, empreender análises sobre o tema a partir das práticas e saberes docentes. Serão bem-vindos trabalhos que problematizem o ensino de história a partir de diversos recortes, fontes históricas e objetos relacionados aos recursos digitais e o ensino remoto, os usos do passado e da história diante dos revisionismos e negacionismos, os documentos curriculares, a profissionalização do historiador (a) professor (a) e as especificidades da prática docente, no cenário da pandemia. 

Proponentes: Cíntia Régia Rodrigues (FURB), Núcia Alexandra Silvia de Oliveira (UDESC) e Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato (UDESC, ANPUH-SC: GT-Ensino de História e Educação)

Encaminhamento de trabalhos: até 28 de março de 2021.

Avaliação pelos/as pareceristas: até 30 de abril de 2021.

Revisão dos trabalhos pelos/as autores/as, com base nos pareceres: até 01 de junho de 2021.

Publicação: julho de 2021.

 Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions