Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A Revista <strong>Educação Matemática Sem Fronteiras</strong> está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE Campus de Chapecó e PPGPE Campus de Erechim e PROFMAT Campus de Chapecó da UFFS, bem como, a Licenciatura em Matemática e Grupos de Pesquisa com temáticas relacionadas à Educação Matemática.&nbsp;&nbsp;A prioridade deste periódico se dá no sentido de incentivar publicações nessa tendência atual de pesquisa e docência. Assim, considerando a sua ideia original, a revista se constitui em um espaço para divulgação da discussão e reflexão a respeito de temas afetos à Educação Matemática, na forma de trabalhos de pesquisa, análise de experiências e resenhas.</span></span></p> pt-BR nilce.scheffer@uffs.edu.br (Nilce Fatima Scheffer) franciele.cruz@uffs.edu.br (Franciele Scaglioni da Cruz) Qua, 20 Dez 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/https%3A%2F%2Fperiodicos.uffs.edu.br%2Findex.php%2FEMSF%2Fworkflow%2Findex%2F14328%2F5 <p>Editorial</p> Nilce Fátima Scheffer ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/https%3A%2F%2Fperiodicos.uffs.edu.br%2Findex.php%2FEMSF%2Fworkflow%2Findex%2F14328%2F5 Qua, 20 Dez 2023 00:00:00 -0300 ENTREVISTA: SERGIO LORENZATO https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14231 <p>Esta Entrevista foi realizada com o professor Dr. Sergio Lorenzato por e-mail, na data de 14/12/2023.&nbsp; Neste diálogo ocorreu o resgate de informações históricas de sua vida e atuação na Educação e Educação Matemática, desde quando ele ingressou na UNICAMP para ser professor; foi uma vida dedicada à Educação Matemática e à formação de professores que ensinam matemática. Nesta entrevista o Professor Sergio apresenta um pouco da sua história e trajetória de vida desde a opção pela carreira do magistério para ser professor de Matemática, até a dedicação completa ao ensino, à pesquisa e à formação de professores de Matemática. Um caminho que vem seguindo, por muitos anos, pela Educação Matemática deste país, ao lado de muitos pesquisadores e professores que se dedicam a essa causa, por meio da Graduação e Pós-Graduação.</p> Sergio Lorenzato, Nilce Fatima Scheffer ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14231 Qua, 20 Dez 2023 00:00:00 -0300 DESEMPENHO DE ESTUDANTES ANGOLANOS DO ENSINO SUPERIOR EM ESTATÍSTICA DESCRITIVA: SELEÇÃO VERSUS APLICAÇÃO https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13788 <p>Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes angolanos do ensino superior ao selecionar e aplicar ferramentas de Estatística Descritiva, gráficas e numéricas, assim como comparar o desempenho ao selecionar e aplicar essas ferramentas. Participaram no estudo 87 estudantes do ensino superior, que se encontravam a frequentar o 2.º ano dos cursos de Licenciatura em Contabilidade e Gestão e em Zootecnia, de um Instituto Superior Politécnico de Angola. Os estudantes responderam a um questionário sobre a seleção e aplicação de ferramentas de Estatística Descritiva, designadamente, representações tabelares e gráficas, estatísticas de localização e dispersão, simetria e dispersão de uma distribuição e estatísticas de correlação e regressão lineares. Em termos de resultados, destaca-se, em geral, o fraco desempenho dos estudantes tanto na seleção como na aplicação das ferramentas estatísticas e um melhor desempenho na seleção do que na aplicação dessas ferramentas. Estes resultados destacam a necessidade de melhorar o desempenho dos estudantes, pois as ferramentas de Estatística Descritiva são da maior relevância para o emprego, a vida quotidiana e a participação social.</p> José António Fernandes, Nelson Osvaldo Neto ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13788 Qua, 20 Dez 2023 00:00:00 -0300 TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM UMA FORMAÇÃO OFERTADA AOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14105 <p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, e tem como objetivo principal compreender como a produção de vídeos contribui para a formação continuada de professores dos anos iniciais no ensino da Matemática, por meio do desenvolvimento de habilidades para a produção de vídeos com o <em>software ActivePresenter</em>. Foi realizado um curso na modalidade online via Plataforma Google sala de aula, Google meet em 2020 para professores dos anos iniciais da Educação Básica. O trabalho tem natureza qualitativa, e para a análise dos dados utilizamos o método de indução analítica. Concluiu-se que a formação continuada voltada para a produção de vídeos possibilita o desenvolvimento de habilidades para utilizar nas práticas docentes as tecnologias digitais que estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar, bem como a contribuição com os professores na utilização das tecnologias digitais em sala de aula.</p> Elisangela Rodrigues dos Santos, Minéia Cappellari Fagundes, Diego Piasson ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14105 Qua, 20 Dez 2023 12:36:54 -0300 CONTRA A ORTODOXIA ÉPSILON-DELTA: UM MANIFESTO EM DEFESA DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COM INFINITÉSIMOS https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14084 <p>O trabalho que aqui se apresenta pode ser lido como um manifesto em defesa de uma metodologia de ensino do Cálculo Diferencial e Integral que se apoia no emprego deliberado e ostensivo dos elementos infinitesimais, privilegiando as concepções mais intuitivas e espontâneas dos alunos. Nesse sentido, um manifesto em favor da adoção das mais diversas abordagens baseadas, direta ou indiretamente, na <em>análise não-standard</em> desenvolvida por Abraham Robinson no início dos anos 1960, que reabilitou os elementos infinitesimais para a análise. Ademais, o presente trabalho delineia um conjunto de temáticas de pesquisa relevantes para balizar um trabalho de investigação futuro, cuja finalidade última consiste na definição detalhada de estratégias didáticas alternativas, bem como na elaboração de material didático correspondente, capazes de tornar mais exitoso o processo de ensino-aprendizagem, nos cursos superiores, da matéria de Cálculo Diferencial e Integral.</p> Maurício Chiarello ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14084 Qua, 21 Fev 2024 16:04:30 -0300 QUADRILÁTEROS INSCRITÍVEIS E GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14166 <p>Neste trabalho é relatada uma experiência com alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de um Instituto Federal, a qual tinha como tema a aprendizagem de quadriláteros inscritíveis a partir da utilização do software GeoGebra, sendo realizada inteiramente de modo remoto a parir do uso de ferramentas de tecnologias digitais de informação e comunicação. A experiência ocorreu sob a forma de quatro oficinas, as quais abordaram, sequencialmente, os conteúdos de ângulo inscrito e ângulo central correspondente; a condição necessária e suficiente para um quadrilátero ser inscritível a uma circunferência; o teorema de Ptolomeu; e, a fórmula de Brahmagupta. Ao término da aplicação de todas as oficinas, conclui-se que a utilização do GeoGebra contribuiu para a aprendizagem dos estudantes de um conteúdo de Geometria. Porém, ao decorrer das oficinas a respeito do teorema de Ptolomeu e da fórmula de Brahmagupta, o GeoGebra apresentou algumas inconsistências que se referem à exatidão de valores, indicando-se, provavelmente um problema inerente a sua arquitetura computacional e numérica, mas essas inconsistências foram contornadas pelos professores pesquisadores utilizando uma ferramenta do próprio software que permite alterar o número de casas decimais de seus valores, desta forma sem demais prejuízos aos objetivos de aprendizagem.</p> Lucas Morais Melo, Roseana Moreira de Figueiredo Coelho, Silvino Domingos Neto ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14166 Seg, 01 Abr 2024 14:19:56 -0300