Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A Revista <strong>Educação Matemática Sem Fronteiras</strong> está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE Campus de Chapecó e PPGPE Campus de Erechim e PROFMAT Campus de Chapecó da UFFS, bem como, a Licenciatura em Matemática e Grupos de Pesquisa com temáticas relacionadas à Educação Matemática.&nbsp;&nbsp;A prioridade deste periódico se dá no sentido de incentivar publicações nessa tendência atual de pesquisa e docência. Assim, considerando a sua ideia original, a revista se constitui em um espaço para divulgação da discussão e reflexão a respeito de temas afetos à Educação Matemática, na forma de trabalhos de pesquisa, análise de experiências e resenhas.</span></span></p> pt-BR nilce.scheffer@uffs.edu.br (Nilce Fatima Scheffer) franciele.cruz@uffs.edu.br (Franciele Scaglioni da Cruz) Sex, 06 Dez 2024 16:35:21 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14381 <p>O objetivo deste estudo foi analisar publicações acerca de pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Educação Financeira para os Anos Finais do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a pesquisa analisou o <em>corpus</em>, constituído de 15 artigos oriundos de busca no banco de dados Periódicos Capes, por meio da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, foram geradas 6 categorias emergentes: C1 - ano letivo de aplicação da pesquisa, C2 - educação financeira e tecnologia, C3 - produção de material didático, C4 - rede de aplicação da pesquisa, C5 - finalidades específicas do trabalho, e C6 - trabalho realizado durante a pandemia do COVID-19. Dentre eles, ressalta-se a possibilidade do uso de diversas metodologias para o ensino do conteúdo estudado, a constatação de que o 7º ano foi a fase em que as pesquisas foram menos aplicadas e de que apenas três trabalhos envolveram a tecnologia no ensino do tema investigado, o que nos retrata a carência de tais ferramentas para o desenvolvimento dos alunos no tocante às finanças. Além disso, identificamos a preocupação dos pesquisadores com relação ao entendimento dos aprendizes sobre a Educação Financeira, fato que ficou visível devido a quantidade de artigos com este objetivo.</p> Alefe Alan Cirino dos Santos, Lucas Eduardo Vilas Boas, Ricardo Alécio Barreto, Daniel Trevisan Sanzovo ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14381 Qua, 27 Nov 2024 00:00:00 -0300