https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/issue/feed Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática 2024-06-24T14:30:42-03:00 Nilce Fatima Scheffer nilce.scheffer@uffs.edu.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">A Revista <strong>Educação Matemática Sem Fronteiras</strong> está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE Campus de Chapecó e PPGPE Campus de Erechim e PROFMAT Campus de Chapecó da UFFS, bem como, a Licenciatura em Matemática e Grupos de Pesquisa com temáticas relacionadas à Educação Matemática.&nbsp;&nbsp;A prioridade deste periódico se dá no sentido de incentivar publicações nessa tendência atual de pesquisa e docência. Assim, considerando a sua ideia original, a revista se constitui em um espaço para divulgação da discussão e reflexão a respeito de temas afetos à Educação Matemática, na forma de trabalhos de pesquisa, análise de experiências e resenhas.</span></span></p> https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14227 LABORATÓRIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ELEMENTO DE RETROALIMENTAÇÃO DA TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO 2024-06-24T14:10:18-03:00 Maycon Cristian Godoi prof.mayconcg@ifsp.edu.br Cristiane Klöpsch klopsch.c@ifsp.edu.br <p>O Laboratório de Ensino de Matemática é um ambiente físico que favorece o desenvolvimento de materiais e atividades para o ensino e aprendizagem da matemática. Embora já consolidado nos cursos de Licenciatura em Matemática e compondo as grades curriculares de forma implícita ou explícita, sua atuação e relações com atividades fora do contexto das instituições de ensino superior ainda é incipiente. Considerando as consequências das ações desenvolvidas no período pós-pandêmico, o aspecto físico dos laboratórios se tornou um elemento limitador naquele momento, exigindo que alguns cursos precisassem repensar seu formato, incentivando a criação de ambientes virtuais com finalidades e propostas semelhantes. Fundamentando-se metodologicamente nos princípios da pesquisa-ação, a partir da análise de experiências vivenciadas pelos autores que, este artigo busca mostrar que, além dos laboratórios físicos e virtuais terem um potencial de complementaridade, ao serem associados às ações extensionistas, possuem uma possibilidade de fortalecer a aproximação dos mesmos à Educação Básica. Por fim, são realizadas reflexões que indicam que os projetos de extensão envolvendo a comunidade escolar e esses ambientes podem gerar um processo de retroalimentação entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão que fortalecem os princípios das ações desenvolvidas em cursos de Licenciatura em Matemática.&nbsp;&nbsp;</p> 2024-06-18T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14348 A NOÇÃO DE CONJUNTO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA SISTEMÁTICO E ASSISTEMÁTICO: PERSPECTIVAS DIDÁTICAS 2024-06-24T14:25:08-03:00 Méricles Thadeu Moretti mthmoretti@gmail.com <p>O registro é um conjunto de representação semiótica especial, ideia elaborada por Duval, que compreende três polos: a representação propriamente dita que para chegar até nós possui forma perceptível aos sentidos; o objeto representado; e conteúdo dessa representação que pode não ser a mesma do objeto representado. A noção de registro é fundamental uma vez que faz parte da hipótese fundamental de Duval em sua teoria semiocognitiva de aprendizagem intelectual. Discutiu-se, neste texto, a caraterização de diversos conjuntos semióticos com o objetivo de apontar quais deles podem ser classificados simplesmente como conjunto semiótico assistemático, conjunto semiótico sistemático e registro. Percebeu-se possibilidades didáticas dessa classificação.</p> 2024-06-19T17:48:29-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14274 CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS COM MODOS SEMIÓTICOS EM CARTOONS MATEMÁTICOS 2024-06-24T14:30:42-03:00 Izamara Cirqueira Bini izamara.bini@unemat.br Daise Lago Pereira Souto daise@unemat.br <p>Neste artigo será apresentado um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que propôs compreender o significado que os diferentes modos semióticos utilizados, na produção de Cartoons matemáticos, geram em coletivos de atores humanos e não humanos participantes do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Usou-se uma metodologia qualitativa, sendo que os procedimentos e instrumentos de produção de dados foram a seleção dos vídeos do tipo <em>Cartoons </em>finalistas do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática da categoria Ensino Superior (ES) e as entrevistas com os produtores dos vídeos que aconteceram, de maneira on-line, pelo <em>Google Meet </em>e<em> Whatsapp</em>. A análise ocorreu com base nos quesitos do Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias (S-H-C-M), segundo princípio da Teoria da Atividade a Multivocalidade e sobre a lente da Semiótica Social (SS), considerando a abordagem multimodal. Os resultados indicaram que, no contexto dos <em>Cartoons</em> matemáticos, os modos semióticos são utilizados para compartilhar conceitos matemáticos de uma forma descomplicada. Para estudantes, os significados podem estar relacionados à linguagem acessível, engajamento, compreensão de conceitos complexos, contextualização e personalização. Para os professores, os modos semióticos utilizados nesses vídeos podem ajudar a apresentar os conceitos de maneira mais envolvente e atraente.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##