ENTREVISTA: ADEMIR DAMAZIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n1.14555

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Formação de Professores

Resumo

Esta Entrevista foi realizada com o professor Dr. Ademir Damazio por e-mail, na data de 28/02/2024.  Neste diálogo, ocorreu o resgate de informações históricas de sua vida e atuação na Educação e Educação Matemática no estado de Santa Catarina, desde quando ele ingressou na antigo Ginásio Normal, seguido do Curso Normal para constituir-se professor; e, depois, na Licenciatura em Matemática quando decidiu ser realmente professor de Matemática. Depois disso, teve uma vida dedicada à Educação Matemática e, nos últimos tempos tem se voltado aos estudos e pesquisas, cujo objeto tem como centralidade o pensar teoricamente. Isso, traduzido para o contexto curricular escolar, significa se fundamentar na relação essencial de cada conceito matemático que, necessariamente, se relaciona com outros constituintes de um sistema mais amplo. Enfim, nesta entrevista, o Professor Ademir apresenta parte da sua história e trajetória de vida desde a opção pela carreira do magistério para ser professor de Matemática, até a dedicação completa ao ensino, à pesquisa e à formação de professores de Matemática. Caminho seguido, por muitos anos, pela Educação Matemática, ao lado de pesquisadores e professores, por atuar em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Biografia do Autor

  • Ademir Damazio, UNESC/UNIBAVE

    Graduado em Licenciatura em Ciências com habilitação plena em Matemática, pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC); Mestrado e Doutorado em Educação – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Professor aposentado da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e atuou por aproximadamente quarenta anos na UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e por 19 anos no UNIBAVE (Centro Universitário Barriga Verde). Atualmente, atua como pesquisador independente. email:addamazio71@gmail.com;LATTES:http://lattes.cnpq.br/4995772976409473;ORCID:http//orcid.org/0000-0002-6755-3377

  • Nilce Fátima Scheffer, UFFS

    Pós-Doutora em Educação Matemática pela RUTGERS Universidade do Estado de Nova Jersey - EUA; Mestre e Doutora em Educação Matemática – UNESP – Rio Claro SP; Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS: Programas PPGE, e PPGPE, Líder do Grupo de Pesquisa: TIC, Matemática e Educação Matemática-GPTMEM UFFS.

    e-mail:nilce.scheffer@uffs.edu.br;LATTES:https://lattes.cnpq.br/5954694026735663;ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9199-9750

Downloads

Publicado

23-06-2024

Como Citar

DAMAZIO, Ademir; SCHEFFER, Nilce Fátima. ENTREVISTA: ADEMIR DAMAZIO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 6, n. 1, p. 7–20, 2024. DOI: 10.36661/2596-318X.2024v6n1.14555. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14555. Acesso em: 6 abr. 2025.