INTERAÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE VETOR EM DOIS AMBIENTES VIRTUAIS
Resumo
Este artigo é oriundo de um projeto de pesquisa voltado ao aprendizado em ambientes virtuais. Ilustram-se e analisam-se resumidamente interações de licenciandos em Matemática (Estudo 1) e estudantes do 7.º ano (Estudo 2) em uma tarefa sobre translação. No Estudo 1 (E1) os sujeitos interagiram em um dispositivo síncrono e integrado ao GeoGebra e, no Estudo 2 (E2) no AVA-Cap. No E1 a análise foi baseada nos registros escritos, nas construções em tela, nas tabelas e nos gráficos – expostos nas Figuras – gerados na plataforma do Virtual Math Team com GeoGebra (VMTcG); e, no E2, nas interações escritas. Destaca-se a forma com que sujeitos construíram o que foi proposto a partir de dúvidas e de ideias emergentes. Ressaltam-se a importância do design de tarefas que aprimore o entendimento de transformação e de relação funcional (E1) e a necessidade de mais análise das formas de entendimento de vetor e da possibilidade de visualizações de representações de translações 2D-3D (E2).
Copyright (c) 2024 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.