INTERAÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE VETOR EM DOIS AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n1.14515

Palavras-chave:

Interações Online, Isometrias, Translação, Vetor

Resumo

Este artigo é oriundo de um projeto de pesquisa voltado ao aprendizado em ambientes virtuais. Ilustram-se e analisam-se resumidamente interações de licenciandos em Matemática (Estudo 1) e estudantes do 7.º ano (Estudo 2) em uma tarefa sobre translação. No Estudo 1 (E1) os sujeitos interagiram em um dispositivo síncrono e integrado ao GeoGebra e, no Estudo 2 (E2) no AVA-Cap. No E1 a análise foi baseada nos registros escritos, nas construções em tela, nas tabelas e nos gráficos – expostos nas Figuras – gerados na plataforma do Virtual Math Team com GeoGebra (VMTcG); e, no E2, nas interações escritas. Destaca-se a forma com que sujeitos construíram o que foi proposto a partir de dúvidas e de ideias emergentes. Ressaltam-se a importância do design de tarefas que aprimore o entendimento de transformação e de relação funcional (E1) e a necessidade de mais análise das formas de entendimento de vetor e da possibilidade de visualizações de representações de translações 2D-3D (E2).

Downloads

Publicado

30-07-2024

Como Citar

BAIRRAL, Marcelo Almeida; IZAR, Soraya Barcellos; SILVANO, Thuane da Silveira. INTERAÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE VETOR EM DOIS AMBIENTES VIRTUAIS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 6, n. 1, p. 100–129, 2024. DOI: 10.36661/2596-318X.2024v6n1.14515. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14515. Acesso em: 2 abr. 2025.