TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM UMA FORMAÇÃO OFERTADA AOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Elisangela Rodrigues dos Santos Secretaria de Educação Municipal de Juruena - MT
  • Minéia Cappellari Fagundes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Diego Piasson Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n2.14105

Palavras-chave:

Habilidades, Políticas Educacionais, Formação Docente

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, e tem como objetivo principal compreender como a produção de vídeos contribui para a formação continuada de professores dos anos iniciais no ensino da Matemática, por meio do desenvolvimento de habilidades para a produção de vídeos com o software ActivePresenter. Foi realizado um curso na modalidade online via Plataforma Google sala de aula, Google meet em 2020 para professores dos anos iniciais da Educação Básica. O trabalho tem natureza qualitativa, e para a análise dos dados utilizamos o método de indução analítica. Concluiu-se que a formação continuada voltada para a produção de vídeos possibilita o desenvolvimento de habilidades para utilizar nas práticas docentes as tecnologias digitais que estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar, bem como a contribuição com os professores na utilização das tecnologias digitais em sala de aula.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

SANTOS, Elisangela Rodrigues dos; FAGUNDES, Minéia Cappellari; PIASSON, Diego. TECNOLOGIAS DIGITAIS: PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM UMA FORMAÇÃO OFERTADA AOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 5, n. 2, p. 118–136, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2023v5n2.14105. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14105. Acesso em: 9 abr. 2025.