ENTREVISTA: LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n1.13963

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem da Matemática

Resumo

Esta Entrevista foi realizada com a professora Lourdes De La Rosa Onuchic pelo Meet Webex da UFFS, na data de 11/05/2023.  Neste diálogo com a professora Nilce sua ex-aluna, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro SP, houve uma troca salutar de informações históricas de sua vida e atuação na Educação e Educação Matemática, aspectos que se apresentam como experiências de uma vida dedicada principalmente à Educação e a formação de professores que ensinam matemática. Nesta entrevista a Professora Lourdes nos conta a sua trajetória de vida desde a opção pela Matemática até a dedicação ao ensino, a pesquisa e a extensão que realiza até hoje, aos 92 anos, junto ao GTERP – Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas - na Educação Matemática da UNESP.

Biografia do Autor

  • Lourdes de la Rosa Onuchic, Universidade Estadual Paulista

    Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/SP. Mestre em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Doutora em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos-USP. Atualmente é Professora voluntária da Universidade Estadual Paulista- UNESP - Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP Brasil.

  • Nilce Fátima Scheffer, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Pós-Doutora em Educação Matemática Universidade do Estado de Nova Jersey - EUA; Doutora em Educação Matemática– UNESP Rio Claro SP; Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS: Programas PPGE, e PPGPE, Líder do Grupo de Pesquisa: TIC, Matemática e Educação Matemática-GPTMEM UFFS.

Downloads

Publicado

24-09-2023

Como Citar

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; SCHEFFER, Nilce Fátima. ENTREVISTA: LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 5, n. 1, p. 4–12, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2023v5n1.13963. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13963. Acesso em: 10 mar. 2025.